BelezaEditorial BelezaGeral

Conheça os principais cuidados com o cabelo em dias frios

UPbe04

Saiba o que deve ser modificado na rotina de cuidados capilares para manter a saúde e a beleza do cabelo durante o inverno

A imagem mostra uma mulher lavando o cabelo durante o banho.
Em dias frios, é necessário evitar água quente ao lavar o cabelo. /Foto: Unsplash

Com a chegada dos dias frios e a inserção de banhos quentes no cotidiano, é necessário dar uma atenção extra à rotina de cuidados com o cabelo. O clima frio e seco associado a hábitos de cuidado e produtos que não correspondem às necessidade do cabelo na estação são propícios para tornar os fios porosos, opacos, quebradiços e sem definição.

Já estamos acostumadas a adaptar o skincare aos meses frios, inserindo hidratantes mais concentrados e balms à rotina. Mas e o cabelo? Muitas vezes, os fios são vítimas dos dias de inverno devido à falta de adaptação da rotina de cuidados, maior frequência de banhos quentes e uso excessivo de ferramentas de calor, como o secador de cabelo. 

UPbe16

Para fugir de todos esses problemas e preservar um cabelo bonito e saudável, confira 5 dicas essenciais para o cuidado no inverno:

1. Lave o cabelo com água fria

Apesar da aversão à água fria durante o inverno, é essencial tomar um cuidado extra com o cabelo e evitar lavá-lo com água muito quente. A água quente abre as cutículas do cabelo tornando-o opaco e quebradiço, além de promover a produção de oleosidade pelo couro cabeludo.

Como solução, é interessante pensar em uma rotina de lavagem do cabelo à parte dos banhos. Assim, é possível utilizar água fria ou morna para lavar os fios sem danificá-los.

UPbe15

2. Invista em cronogramas capilares

Com a chegada dos dias frios, não é apenas a temperatura que muda, mas também há uma queda na umidade, o que exige um cuidado extra na manutenção da saúde dos fios. Para intensificar a rotina de cuidados, a inclusão de máscaras de tratamento em um cronograma específico para as necessidades do seu cabelo são altamente recomendáveis. 

O desenvolvimento do cronograma segue um teste simples para verificar a porosidade dos fios e as suas principais necessidades. As máscaras de tratamento utilizadas podem ser para reconstrução, hidratação ou nutrição e quando aplicadas de forma adequada, garantem a saúde e beleza do cabelo.

3. Não se esqueça do condicionador

Apesar de ser uma etapa comum na rotina de cuidados, o uso do condicionador torna-se ainda mais importante durante o inverno. Responsável por selar e manter o brilho dos fios, o condicionador deve ser usado em todas as lavagens, seguindo a ordem: shampoo, máscara de tratamento, condicionador.

4. Utilize óleos vegetais 

Conhecida como umectação, a técnica de aplicar óleos vegetais nos cabelos sujos devolve a oleosidade natural dos fios e os mantém saudáveis. O óleo utilizado para a umectação pode ser de argan ou coco e deve ser aplicado em diferentes frequências conforme seu tipo de cabelo:

  • Em cabelos lisos e/ou muito oleosos, aplique quinzenalmente,
  • Em cabelos crespos, cacheados, ondulados, em transição e/ou danificados, aplique semanalmente.

Para que os resultados sejam efetivos, é necessário deixar o óleo nos fios por pelo menos uma hora. E, para garantir melhores resultados, toucas de banho podem ser utilizadas para manter o óleo no cabelo durante uma noite.

5. Adote o uso de protetores térmicos

Durante o inverno, o uso de ferramentas de calor, como secadores e chapinhas, é inevitável e mais constante ao longo da rotina de cuidados. Para que o calor utilizado não agrida os fios, é importante aplicar um bom protetor térmico antes do uso das ferramentas.

É importante lembrar que, mesmo com o uso do protetor térmico, é aconselhável manter o secador em temperatura média ou fria, a fim de proteger os fios e a pele do couro cabeludo.

Agora que você já conhece os passos essenciais para cuidar do cabelo nos dias frios, é importante atentar-se à forma como o seu cabelo reage aos produtos e técnicas aplicadas. De acordo com o tipo e a curvatura do cabelo, alguns cuidados podem ser adaptados para gerar melhores resultados, para conhecer as melhores técnicas para o seu cabelo, consulte um profissional.

Gostou da matéria? Então fique atento(a) ao nosso blog para saber mais sobre cuidados com o cabelo, entre outros assuntos sobre beleza.

Por: Ana Clara Archanjo, Jornal Jr – UNESP Bauru.

Comentários

Comentários

Etiquetas
Mostrar mais
UPbe07

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar