Editorial ModaGeralModa

Acessórios sustentáveis: como juntar os adereços a sustentabilidade

UPbe04

Estilo e sustentabilidade andam de mãos dadas! Aprenda formas de contribuir positivamente com o meio ambiente. 

Imagem representando a moda sustentável, com roupas penduradas no cabide ao lado de dois vasos de plantas e cartaz colado na parede: no centro a imagem do planeta Terra, ao redor ‘’Save our Planet’’ - ‘’Salve nosso planeta’’.
A importância da moda sustentável. Reprodução: Freepik

Você já ouviu falar sobre acessórios sustentáveis? Conhece o termo Moda Sustentável e os impactos desse tipo de ação geram no mundo?

Sabemos que por meio das nossas roupas e acessórios é possível expressar parte de quem somos, nossos gostos pessoais, cores favoritas e mudar de estilo a cada dia! Partindo da alta costura até as comunidades, a moda existe para revelar quem somos.

UPbe16

Desde a inovação do advento das máquinas de costura na Revolução Industrial, a arte de criar roupas, se tornou uma função mais febril e ágil. A moda teve seu avanço por volta dos anos 90 com a chegada da Fast Fashion, termo conhecido popularmente como moda rápida, caracterizado pelo mecanismo de produção excessiva de peças de roupa, a cada nova estação do ano.

O comportamento da Fast Fashion ainda existe, gerando consequências.

Entenda as consequências do Fast Fashion

Em um contexto digital, com influenciadores e grandes lojas do Fast Fashion a todo o vapor, os novos cenários revelam que o consumo excessivo de roupas e acessórios causam efeitos poluente para o meio ambiente. Uma vez que a indústria da moda é uma das que mais poluem, desde as etapas de fabricação dos produtos até o seu descarte final.

UPbe15

De acordo com o site UOL de notícias, 20% da poluição da água no planeta é decorrente de substâncias químicas utilizadas para colorir produtos têxteis. Enquanto na França, a cada ano, 520 quilos de roupas são lavados, representando 12% da água consumida em cada lar.

A mudança

Devido aos prejuízos e agressões nocivas ao meio ambiente, surgiu a necessidade de buscar alternativas para que o setor da moda continuasse suas produções de maneira a reduzir a quantidade danos causados.

A inclusão da sustentabilidade nos valores de grandes marcas incentiva o consumo apenas do necessário, sem excessos e produções com redução maléficas ao meio ambiente. Desde acessórios a tecidos, existem formas de agir como um parceiro na luta a favor da preservação no nosso planeta. 

Alguns materiais e práticas amigos da sustentabilidade são:

  • Fabricação com materiais sustentáveis (Utilização do: fibras como: bananeira, soja, abacaxi, pó de café, algodão);
  • Tingimentos naturais;
  • Reaproveitamento de tecidos descartados;
  • Valorização da mão de obra;
  • Uso de acessórios sustentáveis.

E é por meio dos acessórios que mudamos completamente, aquele look sem vida. Engana-se quem pensa que é necessário ter diversos acessórios para compor um visual mais despojado! 

Na busca pelo engajamento social por materiais amigos do ambiente, os acessórios incluem o time, sendo aliados a boas práticas de consumo.

Imagem representando a moda sustentável, mulher branca de cabelo loiro, colocando um colar de brilho.
Os acessórios compõem um visual mais despojado. Reprodução: Freepik

O reaproveitamento de retalhos, materiais descartados das indústrias, por exemplo, garantem a produção de diversos produtos exclusivos e sem prejuízos ao planeta, como turbantes, colares, anéis, tiaras, pulseiras e muito mais.

Agir de forma a contribuir com o meio ambiente, vai muito além de reutilizar as roupas guardadas no fundo do armário, ou os acessórios de anos atrás! Garantir o consumo saudável envolve a busca por produtores locais, artesãos e ser um agente ativo de mudança. 

Marcas sustentáveis

Conheça uma marca brasileira que produz acessórios sustentáveis:

O atelier produz bolsas, mochilas e acessórios, utilizando tecidos excedentes da indústria e têxteis de modo geral, realizando a gestão dos resíduos gerados.

O objetivo da marca é proporcionar, dentro da moda, uma opção de produto sustentável, com valor ambiental e social, para consumo.

Além disso, realizam  inúmeras ações sociais, como arrecadação de alimentos, incentivo a doação de sangue e repasse de parte do valor das vendas.

Se interessou pelo assunto? Nunca é tarde para muda hábitos e começar a investir na sustentabilidade!

Por: Thais Cristina de Oliveira  – Jornal Jr. – Unesp/Bauru

Acesse todos os nosso conteúdos de Moda clicando aqui

Comentários

Comentários

Mostrar mais
UPbe07

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo