Editorial SaúdeGeralSaúde

Remédios naturais para ansiedade: práticas que ajudam no controle do transtorno

UPbe04

Alguns hábitos e calmantes orgânicos podem auxiliar você a se acalmar e retornar para o momento presente

Imagem representando a ansiedade. Mulher branca sentada em frente ao computador em uma mesa branca, com a mão na cabeça, representando dor de cabeça.
Não é complicado discernir a ansiedade comum, do dia a dia, da ansiedade crônica e patológica. Reprodução: Freepik

A ansiedade é um conceito guarda-chuva que envolve uma série de condições psiquiátricas que manifestam sintomas em comum em quem sofre do transtorno.

O indício mais notório de um transtorno de ansiedade, sem dúvidas, é um sentimento de preocupação extrema e exagerada que impossibilita quem sente de se concentrar no que acontece em seu entorno imediato. 

UPbe16

São considerados transtornos de ansiedade, como o transtorno de ansiedade generalizada (TAG), as fobias (claustrofobia, aracnofobia, coulrofobia, autofobia, etc), a fobia social, a síndrome do pânico, dentre outros.

Nervosismo ou transtorno de ansiedade?

Não é complicado diferenciar a ansiedade comum, do dia a dia, da ansiedade crônica e patológica. 

Cada um de nós experimenta uma sensação de sufoco e nó na garganta quando é submetido a uma situação que envolve altas doses de estresse — como uma entrevista de emprego ou um primeiro encontro, por exemplo. Essa tensão eventual e passageira podemos chamar de nervosismo.

UPbe15

No transtorno de ansiedade o cenário já muda de figura. Quem é acometido pode ter uma crise engatilhada por um acontecimento específico ou sentir uma tensão aguda de uma hora para outra — mesmo sem saber o motivo. A sensação de aflição e agonia inabilita o indivíduo, acarretando sintomas extremos como asfixia, taquicardia, sudorese excessiva, insônia e náuseas.

O indivíduo ansioso pode ser afetado em todas as esferas de sua vida pela condição. Um mau rendimento acadêmico ou profissional e a deterioração das relações sociais são somente dois dos exemplos de como quem padece da ansiedade pode ter a sua qualidade de vida inteiramente mitigada.

Imagem representando a ansiedade. Mulher branca sentada na cama com um travesseiro ao colo. Ela leva sua mão direita à cabeça e expressa preocupação e cansaço. O quarto está escuro, sendo o único foco de luz uma luminária acesa à esquerda. No lado direito da luminária está um copo d'água cheio. No esquerdo, uma garrafa de água vazia.
Em nenhum outro país do mundo a ansiedade atinge uma parcela tão significativa da população como no Brasil: 9,3%, segundo dados da OMS. Reprodução: tirachardz/Freepik

Para tratar o transtorno comumente são recomendados ansiolíticos e antidepressivos — que, como toda droga farmacêutica, podem ter efeitos colaterais a despeito de seus benefícios para o organismo. No caso dos dois citados, fadiga, sonolência, sedação, incoordenação motora e até perda de memória temporária são descritos na bula dos medicamentos como possíveis efeitos adversos.

No entanto, você sabia que também existem práticas do dia a dia e tratamentos totalmente orgânicos para o transtorno de ansiedade? Se você quer descobrir como pode combater a ansiedade por meios mais naturais, fique com a gente até o final deste artigo.

Calmantes naturais

  • Camomila: Panaceia preferida das avós, o chá de camomila atua diretamente no sistema digestivo e nervoso do organismo, produzindo uma sensação de harmonia e diminuindo a hiperatividade. Uma xícara de 250ml já deve ser capaz de fazer com que o indivíduo deguste de um relaxamento completo do corpo e da mente.
  • Canabidiol: Popularmente conhecido como CBD, o derivado medicinal da Cannabis tem imenso potencial terapêutico, analgésico e imunossupressor, uma vez que opera no sistema nervoso central do cérebro. Para tratar de transtornos de ansiedade, costumeiramente é empregado o óleo de canabidiol — que não possui em sua composição o THC, substância da maconha responsável pelos efeitos psicotrópicos. No Brasil, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) criou uma categoria de medicamentos derivados da Cannabis que podem ser comercializados depois da aprovação do órgão regulador.
  • Chá verde: Técnica secreta dos monges orientais, o chá preparado à base da planta Camellia sinensis é rico no aminoácido conhecido como teanina. Estas partículas de proteína catalisam o controle da pressão arterial e estabilizam a frequência cardíaca, ajudando no controle da ansiedade.
  • Suco de maracujá: Alçado pela crença popular ao patamar mais alto como um calmante orgânico universal, o suco de maracujá natural, de fato, possui uma substância conhecida como passiflora — que conta com propriedades sedativas que atuam profundamente no sistema nervoso do cérebro. Ótimo para quem quer relaxar e aliviar a tensão.
Imagem representando um método para controlar a ansiedade. Torso de uma mulher branca com as pernas cruzadas e com a mão direita em mudra, com o dedo polegar unido ao indicador. No fundo, um lago calmo.
Cultivar uma saúde mental consistente pode ser essencial tanto para tratar da ansiedade quanto para prevenir o transtorno. Reprodução: rawpixel.com/Freepik

Práticas e hábitos que ajudam no controle da ansiedade

  • Controle de respiração: Quando frequentou o ensino primário, talvez você tenha aprendido uma técnica imaginativa de controle da respiração que consistia em cheirar uma florzinha e apagar a velinha. O processo nada mais era do que uma respiração profunda — ao encher os pulmões de ar e depois expirar, você volta para o momento presente e consegue tornar a se dedicar às suas atividades de rotina.
  • Meditação: Relacionada com o tópico anterior sobre o controle de respiração e ligada a tradições contemplativas milenares como o Zen Budismo, a meditação é um excelente hábito para trabalhar a saúde mental e o bem-estar. Basta arejar um ambiente calmo, escolher uma postura confortável e focar em sua concentração durante as práticas.
  • Exercícios físicos: Sempre eles! Além de indispensáveis para a melhora do condicionamento do metabolismo, para a redução de medidas e para a prevenção de doenças, hoje é consenso entre os profissionais da psicologia médica que a prática frequente de treinos e séries atenua os sintomas de transtornos da mente como a ansiedade e a depressão, assim como gera bem-estar e aumenta a autoestima.
  • Escrita terapêutica: Amplamente difundida no ramo da psicoterapia como um tratamento eficaz, a escrita terapêutica se resume em, com lápis e papel em mãos, escrever acerca dos seus sentimentos atuais sem se preocupar com com a estrutura do texto (tamanho do dos períodos e dos parágrafos, reiteração de palavras, regras gramaticais, etc). A técnica auxilia a reorganizar os pensamentos e a manifestar emoções.
  • Cuidado com o excesso de redes sociais: Em pesquisa realizada pelo Summit Brasil Saúde 2021 com 1.479 usuários de redes sociais com entre 14 e 24 anos, 70% relataram que se sentem piores com relação à autoimagem depois de navegar por uma rede. Por mais que o Facebook ou o Instagram sejam um ponto de encontro entre amigos e colegas, é necessário que você dose quanto tempo vai passar conectado. Muitas das próprias plataformas disponibilizam um relatório de conexão ao usuário — no qual é bom estar sempre de olho.

Não deixe de consultar um especialista!

Para um diagnóstico personalizado é crucial que você esteja em contato direto com um profissional da psicologia ou da psiquiatria. Muitas vezes pode ser tentador nos deixarmos orientar somente pelo que lemos pela internet — o que, por mais útil que seja, não substitui uma consulta profissional.

O psicólogo ou psiquiatra é o profissional competente para explorar o seu caso em particular e delinear estratégias para enfrentar o transtorno a partir disso. É possível que o desenvolvimento de práticas e hábitos saudáveis e os remédios naturais possam casar com medicamentos farmacêuticos tradicionais para potencializar os resultados do tratamento e manter a ansiedade sob controle.

Acesse todos os nosso conteúdos de Boa Forma  clicando aqui

Por: Sérgio de Toledo – Jornal Jr. – Unesp/Bauru

Comentários

Comentários

Mostrar mais
UPbe07

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo