UPbe04
Editorial SaúdeGeralSaúde

Outubro Rosa: A importância deste mês para a saúde das mulheres

Entenda como a campanha do Outubro Rosa é tão importante na luta pela prevenção do câncer de mama

Durante este mês, o Outubro Rosa entra em evidência, uma campanha mundial, nascida na década de 90 nos Estados Unidos, com a intenção de divulgar informações e conscientizar sobre o câncer de mama, promovendo o diagnóstico precoce e o rastreamento da doença.

Mãos de uma mulher branca segurando um laço rosa na altura do peito, sendo ele o símbolo da campanha outubro rosa.
O laço rosa é um símbolo do Outubro Rosa e da luta contra o câncer de mama (Foto: FreePik)

O câncer é um crescimento desordenado de células, que invadem os tecidos e órgãos. A doença  não têm uma causa única, mas diversos fatores podem estar relacionados, como: condições genéticas hereditárias, envelhecimento, determinantes relacionados à vida reprodutiva da mulher, histórico familiar de câncer de mama, consumo de álcool, excesso de peso, atividade física insuficiente e exposição à radiação ionizante.

UPbe16

Os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são caroços, geralmente endurecidos, fixos e indolores, na região das mamas. Assim como, a pele da mama avermelhada ou parecida com casca de uma laranja, alterações no mamilo e saída de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região das axilas.

No Brasil, o câncer de mama é um incidente crescente entre as mulheres, e em 2021, de acordo com o INCA (Instituto Nacional de Câncer),  foram estimados 66.280 novos casos. Por esse e muitos outros motivos, a campanha do Outubro Rosa se faz tão importante para a prevenção e conversa sobre a saúde da mulher.

AUTOEXAME E CONSULTA MÉDICA: NUNCA SE ESQUEÇA DESSES PASSOS

Mulher branca com câncer de mama em consulta com um médico homem branco.
Nada substitui uma consulta médica, não tire conclusões precipitadas, consulte-se com um especialista (Foto: FreePink)

A boa notícia é que, grande parte dos casos podem ser descobertos na fase inicial e segundo a Fundação do Câncer, 98% dos casos diagnosticados precocemente são curados, e quanto mais cedo o diagnóstico, menos agressivo o tratamento.

UPbe15

Por isso se torna tão importante a mamografia e o autoexame. Este último é aconselhado ser feito por todas as mulheres de forma periódica, olhar, apalpar e sentir as mamas no dia a dia para reconhecer variações naturais e identificar as alterações suspeitas. O autoexame não substitui uma consulta médica, então em caso de alterações, procure um posto de saúde ou consultório médico.

Além do autoexame, a mamografia de rastreamento é recomendada para mulheres entre 50 a 69 anos realizarem a cada dois anos. Ela é uma espécie de raio-X , que examina as mamas para avaliar alterações suspeitas. Mas a confirmação do câncer de mama é feita por uma biópsia, que retira uma parte da lesão para analisá-la.

DICAS DE COMO SE CUIDAR E PREVENIR

Mulher negra vestindo roupas esportivas, e se preparando para praticar atividade física.
Praticar exercícios físicos e manter uma vida saudável ajuda na qualidade de vida e pode reduzir o risco de doenças (Foto: FreePik)

Há fatores que ajudam a reduzir o risco da doença, como manter o peso corporal adequado, praticar atividade física e evitar o consumo de bebidas alcoólicas. A amamentação também é considerada um fator protetor e deve ser estimulada pelo maior tempo possível. 

Cuidar da saúde é um direito de TODOS, e o Estado tem o dever de dar condições possíveis para os tratamentos e suporte às mulheres. E outra dica importante, é tirar um tempo para cuidar de si, muitas mulheres acabam deixando de lado o autocuidado, então, não remedie o zelo pelo seu bem-estar. Ademais, sempre consulte informações de fontes confiáveis, e siga as recomendações dos profissionais e órgãos competentes.

Gostou da matéria? Então fique atento(a) ao nosso blog caso queira ler outros conteúdos sobre saúde.

Por: Luisa Eduarda Dias Rodrigues de Sousa – Jornal Júnior – Unesp/Bauru

Comentários

Comentários

Mostrar mais
UPbe07

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo