Boa FormaEditorial Boa FormaGeral

Crossfit: Saiba mais sobre o treinamento funcional que exercita a resistência e força

Omaxlab

Entenda o que é Crossfit, os tipos de treino e os principais benefícios do treinamento que virou febre nas academias

Surgido nos anos 2000, desenvolvido pelo ex-ginasta Glag Glasman, o Crossfit é febre nas principais academias do Brasil e se trata de um método de treinamento que se baseia em três diferentes eixos: treino de movimento funcional, movimentos com variação constante e movimentos em alta intensidade.

Podendo ser praticado por qualquer pessoa, uma vez que a intensidade pode ser adaptada às necessidades de cada um, o Crossfit se utiliza de cordas, bolas, pneus e elásticos e promete trazer resistência física e condicionamento metabólico para quem não consegue se adaptar a uma rotina monótona de treinos.

O Crossfit também é composto por exercícios originados em outras modalidades como levantamento de peso, ginástica olímpica, remo, ciclismo, corrida, agachamentos, além de exercícios feitos com o próprio peso do praticante.

A imagem traz um homem branco, com cabelo loiro, se preparando para realizar o treinamento de Crossfit, segurando em suas mãos algumas cordas.
O treinamento em Crossfit se utiliza de diversos elementos, estabelecendo uma rotina de treinos estimulantes (Reprodução: FreePik)

QUAIS SÃO OS TIPOS DE TREINO DO CROSSFIT?

A metodologia do Crossfit se baseia nos três pilares de treinamento: exercícios funcionais, exercícios variados e movimentação em alta intensidade

Uma aula de Crossfit geralmente possui em média uma hora de duração e o treino é adaptado de acordo com as necessidades de cada pessoa

O treino de Crossfit é dividido em três partes: aquecimento, alongamento dinâmico – onde os alunos desenvolvem alguns dos exercícios da metodologia – e as técnicas de WOD – Workout Of The Day (treino do dia), onde ocorre exercícios de alongamento de forma mais intensa com intervalos menores. Saiba mais a seguir, sobre alguns tipo de treinos:

Treinamento funcional

Movimentos funcionais são aqueles que podem ser transferidos para o cotidiano, e o treinamento funcional dentro do Crossfit ajuda a um melhor desempenho nas tarefas do dia a dia, e por isso possuem foco nos grupos musculares que utilizamos para tal.

Tarefas  cotidianas como levantar e agachar para pegar objetos, corridas, carregamento de peso, subida e descidas de degraus serão executadas mais facilmente depois dos exercícios propostos pelo crossfit.

Treinamento de alta intensidade

Focado na queima de calorias, o treinamento de alta intensidade proporciona melhora nos níveis de condicionamento físico e na resistência muscular.

Dentro do treinamento de alta intensidade o aluno aprimora sua capacidade cardíaca e respiratória, equilíbrio, velocidade e potência.

Treinamento de variação constante de movimentos
Forma de deixar o treino mais desafiador e intenso, o treinamento de variação constante de movimentos é indicado para quem quer quebrar a monotonia que os treinos de musculação e outras modalidades possuem.

A imagem traz uma mulher branca, com cabelo castanho preso em rabo de cavalo, realizando flexão durante o treinamento de Crossfit.
Com o treinamento de variação de movimentos sua rotina de treinos não será mais a mesma (Reprodução: FreePik)

QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS BENEFÍCIOS?

Os treinos de alta intensidade, variação constante de movimentos e funcional quando combinados visam atingir as 10 capacidades físicas que o crossfit propõe. Sendo elas: 

  • Coordenação;
  • Equilíbrio;
  • Flexibilidade;
  • Agilidade;
  • Velocidade;
  • Potência;
  • Precisão;
  • Força;
  • Resistência Cardiorrespiratória;
  • Resistência físico-muscular;

Também, o crossfit estimula fortemente a queima metabólica de calorias e pode ser um aliado no combate a algumas doenças como colesterol alto e obesidade, que comprovadamente melhoram quando ocorre a prática regular de exercício físico.

Além disso, os treinos proporcionam significativos benefícios, entre eles: a redução do estresse; definição e tonificação muscular; aumento da massa magra; prevenção de lesões; melhora da autoconfiança; proporcionamento de espírito de equipe, entre diversos outros.

O QUE DEVO SABER ANTES DE INICIAR O TREINAMENTO?

Apesar de poder ser praticado por qualquer pessoa e adaptado a qualquer corpo, antes do início da atividade no Crossfit é fortemente recomendado buscar avaliação profissional médica e assistência especializada de profissionais de Educação Física.

É fundamental reconhecer também os limites do seu corpo, e saber que os benefícios são conquistados com tempo, portanto, decida junto aos seus supervisores sobre a necessidade de um período de adaptação à nova rotina de exercícios.

Na maior parte das academias é possível agendar uma aula experimental onde é possível conhecer a dinâmica dos exercícios e dos profissionais envolvidos na atividade.

Pratique sempre atividade física sob supervisão e aconselhamento de profissionais da área.

Gostou da matéria? Então fique atento(a) ao nosso blog caso queira ler outros conteúdos sobre boa forma.

Por: Kelvin Giambelli – Jornal Júnior – Unesp/Bauru

Comentários

Comentários

Mostrar mais
UPbe07

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo