Entenda o que é Crossfit, os tipos de treino e os principais benefícios do treinamento que virou febre nas academias
Surgido nos anos 2000, desenvolvido pelo ex-ginasta Glag Glasman, o Crossfit é febre nas principais academias do Brasil e se trata de um método de treinamento que se baseia em três diferentes eixos: treino de movimento funcional, movimentos com variação constante e movimentos em alta intensidade.
Podendo ser praticado por qualquer pessoa, uma vez que a intensidade pode ser adaptada às necessidades de cada um, o Crossfit se utiliza de cordas, bolas, pneus e elásticos e promete trazer resistência física e condicionamento metabólico para quem não consegue se adaptar a uma rotina monótona de treinos.
O Crossfit também é composto por exercícios originados em outras modalidades como levantamento de peso, ginástica olímpica, remo, ciclismo, corrida, agachamentos, além de exercícios feitos com o próprio peso do praticante.

QUAIS SÃO OS TIPOS DE TREINO DO CROSSFIT?
A metodologia do Crossfit se baseia nos três pilares de treinamento: exercícios funcionais, exercícios variados e movimentação em alta intensidade.
Uma aula de Crossfit geralmente possui em média uma hora de duração e o treino é adaptado de acordo com as necessidades de cada pessoa.
O treino de Crossfit é dividido em três partes: aquecimento, alongamento dinâmico – onde os alunos desenvolvem alguns dos exercícios da metodologia – e as técnicas de WOD – Workout Of The Day (treino do dia), onde ocorre exercícios de alongamento de forma mais intensa com intervalos menores. Saiba mais a seguir, sobre alguns tipo de treinos:
Treinamento funcional
Movimentos funcionais são aqueles que podem ser transferidos para o cotidiano, e o treinamento funcional dentro do Crossfit ajuda a um melhor desempenho nas tarefas do dia a dia, e por isso possuem foco nos grupos musculares que utilizamos para tal.
Tarefas cotidianas como levantar e agachar para pegar objetos, corridas, carregamento de peso, subida e descidas de degraus serão executadas mais facilmente depois dos exercícios propostos pelo crossfit.
Treinamento de alta intensidade
Focado na queima de calorias, o treinamento de alta intensidade proporciona melhora nos níveis de condicionamento físico e na resistência muscular.
Dentro do treinamento de alta intensidade o aluno aprimora sua capacidade cardíaca e respiratória, equilíbrio, velocidade e potência.
Treinamento de variação constante de movimentos
Forma de deixar o treino mais desafiador e intenso, o treinamento de variação constante de movimentos é indicado para quem quer quebrar a monotonia que os treinos de musculação e outras modalidades possuem.

QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS BENEFÍCIOS?
Os treinos de alta intensidade, variação constante de movimentos e funcional quando combinados visam atingir as 10 capacidades físicas que o crossfit propõe. Sendo elas:
- Coordenação;
- Equilíbrio;
- Flexibilidade;
- Agilidade;
- Velocidade;
- Potência;
- Precisão;
- Força;
- Resistência Cardiorrespiratória;
- Resistência físico-muscular;
Também, o crossfit estimula fortemente a queima metabólica de calorias e pode ser um aliado no combate a algumas doenças como colesterol alto e obesidade, que comprovadamente melhoram quando ocorre a prática regular de exercício físico.
Além disso, os treinos proporcionam significativos benefícios, entre eles: a redução do estresse; definição e tonificação muscular; aumento da massa magra; prevenção de lesões; melhora da autoconfiança; proporcionamento de espírito de equipe, entre diversos outros.
O QUE DEVO SABER ANTES DE INICIAR O TREINAMENTO?
Apesar de poder ser praticado por qualquer pessoa e adaptado a qualquer corpo, antes do início da atividade no Crossfit é fortemente recomendado buscar avaliação profissional médica e assistência especializada de profissionais de Educação Física.
É fundamental reconhecer também os limites do seu corpo, e saber que os benefícios são conquistados com tempo, portanto, decida junto aos seus supervisores sobre a necessidade de um período de adaptação à nova rotina de exercícios.
Na maior parte das academias é possível agendar uma aula experimental onde é possível conhecer a dinâmica dos exercícios e dos profissionais envolvidos na atividade.
Pratique sempre atividade física sob supervisão e aconselhamento de profissionais da área.
Gostou da matéria? Então fique atento(a) ao nosso blog caso queira ler outros conteúdos sobre boa forma.
Por: Kelvin Giambelli – Jornal Júnior – Unesp/Bauru