BelezaEditorial BelezaGeral

Cuidados para peles maduras e cabelos grisalhos

Omaxlab

Os tempos mudaram, é hora de assumir e se relacionar bem com suas linhas de expressões e cabelos grisalhos! 

Mulher idosa branca, de cabelos grisalhos lisos e pele madura, sorrindo.
Chegou a hora de assumir e se relacionar bem com duas linhas de expressões e cabelos grisalho (Imagem: FreePik)

Com o passar dos anos, as manchas, rugas e linhas de expressão começam a ganhar espaço, revelando peles maduras, que são reflexos da queda de elasticidade, firmeza e baixos níveis de hidratação da pele.

Vale reforçar que além do fator idade, a pele é reflexo dos cuidados e descuidos ao longo dos anos, principalmente os relacionados com a exposição solar, má alimentação, falta de rotina de exercícios físicos e pouca ingestão de líquidos. 

Peles maduras saudáveis

Se você já chegou aos 60 anos ou mais, preparamos diversas dicas para o cuidado da sua pele, para manter sua saúde e autoestima em dia. 

  • Filtro Solar: O famoso produto recomendado para uso diário é fundamental nessa faixa etária. Além de proteger dos raios solares, queimaduras e envelhecimento precoce, é um grande aliado contra as manchas de pele, muito comuns nessa idade. Em entrevista para o DermaClub a dermatologista Carolina Marçon, afirma: “O dano solar é cumulativo e como estamos vivendo cada vez mais, é importante proteger a pele contra essas agressões com o uso diário do filtro solar”.
  • Uso de produtos específicos: Atualmente, existem produtos faciais específicos tanto para o seu tipo de pele quanto para a faixa etária, que são essenciais para atender as necessidades da pele na terceira idade. De acordo com a dermatologista, a substância mais conhecida e estudada para tratar o envelhecimento é o ácido retinóico, um derivado da vitamina A. “Este ativo promove várias ações na pele, como melhora da troca celular, da irrigação, das manchas e das fibras de colágeno. É considerado remédio. Por isso deve ser prescrito pelo médico”, explica.

Lembre-se, além do uso de produtos que atuam como agentes de proteção na pele, a higienização regrada deve ser um dos primeiros passos na rotina  para garantir melhorias.

Não somente as peles maduras exigem cuidados

Mulher idosa negra, com cabelos grisalhos crespos e pele madura, sorrindo.
Peles maduras e cabelos grisalhos exigem cuidados específicos (Imagem: FreePik)

Não é só de pele bem cuidada e hidratada que vivemos! Autoestima e estética andam por vezes de mãos dadas, por isso, os cuidados com nosso corpo e mente devem ser sempre priorizados. 

Se antigamente o famoso pejorativo discurso de  ‘’cabelo branco é coisa de velho’’, era seguido à risca, a história mudou. Hoje, vemos, cada vez mais, homens e mulheres assumindo os seus cabelos grisalhos. O espaço anteriormente muito dominado pelo público masculino, agora conta com mulheres empoderadas. 

Assim como nossas linhas de expressão, nossos cabelos contam nossas histórias e trajetórias. O famoso cabelo grisalho charmoso para os homens, está em alta para as mulheres, sendo instrumento de autoestima para muitas. Desde jovens tingindo os cabelos para alcançar o famoso tom de cabelos brancos, até a terceira idade se aventurando em cuidar das madeixas.

Cuidados com cabelos grisalhos

Tudo que é lindo demanda cuidados! O mesmo acontece com nossos fios, com variedades únicas e diversas texturas: crespos, cacheados, ondulados ou lisos.

O cabelo branco possui características essenciais, tais como a cutícula aberta em excesso, que apresenta grande perda de nutrientes, aparência de opacidade e maiores chances amarelamento devido a oxidação.

Para manter a rotina de cuidados com você, além da sua pele, é importante saber cuidar bem das suas madeixas, garantindo hidratação e cuidados com o tom. Para isso, existem diversas linhas especializadas.

Algumas dicas de ouro:

  • Utilização de matizadores: Se o problema são os fios em tons amarelados, não se preocupe! O matizador atua contra esse processo, além de auxiliar na hidratação. 
  • Cronograma capilar: O cronograma capilar tem a função de cuidar dos seus fios de dentro para fora, atuando em 3 etapas: nutrição; hidratação e reconstrução, processos que garantem o crescimento e dão força aos fios.
  • Shampoos adequados: Em diversas perfumarias e estabelecimentos, existem produtos e linha específica para a manutenção do tom.

Além das nossas dicas, lembre-se que consultar um dermatologista de confiança e um cabeleireiro profissional é essencial para validação e maior segurança no momento de escolher quais produtos vão fazer parte do seu dia a dia.  

Gostou das dicas para peles maduras e cabelos grisalhos? Então fique atento(a) ao nosso blog para saber mais sobre cuidados de beleza.

Por: Thais Cristina de Oliveira  – Jornal Jr. – Unesp/Bauru

Comentários

Comentários

Mostrar mais
UPbe07

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo