UPbe04
Boa FormaEditorial Boa FormaGeral

Como os exercícios físicos aumentam o desempenho em outras áreas da vida

Você já se sentiu leve como uma pena depois de se exercitar? Pois saiba que não foi à toa

UPbe05
Exercícios físicos também são sobre manter uma boa forma — mas vão muito além disso (Reprodução: katemangostar)

Em um primeiro momento, é automático vincular atividades e exercícios físicos exclusivamente à melhora do condicionamento do metabolismo ou ao desejo de emagrecer. 

No entanto, em muitas das vezes passa batido que cultivar uma rotina saudável também pode impactar positivamente em outras esferas da vida.

UPbe16

Você sabia, por exemplo, que separar uma hora do dia para se exercitar pode ser crucial para estudantes em fase de vestibular ou para funcionários sob alta carga de pressão e estresse? 

Se você nunca parou para imaginar este leque de vantagens que uma vida mais ativa proporciona, continue até o final deste artigo para descobrir.

Atividade física ou exercício físico?

Embora ocasionalmente empregados como sinônimos, atividade e exercício físico não são a mesma coisa — e para dar início à nossa conversa, é indispensável definir os dois termos. O segredo dessa diferenciação está em uma palavra: planejamento.

UPbe15

Façamos um exercício imaginativo. Suponhamos que, em seu trabalho, você precise atravessar todo o escritório carregando uma caixa pesada cheia de arquivos. 

E mais tarde, depois do fim do expediente, você vai até a academia e faz uma série de flexões de braço orientado por um personal trainner. Ambas as atividades fortalecem os músculos do tríceps. Mas você consegue identificar a diferença?

É exatamente o que você está pensando — enquanto as atividades físicas estão relacionadas com ações do cotidiano que exigem o vigor do corpo, os exercícios são programados em séries e repetições e preferencialmente conduzidos por um profissional da área.

Embora ambos tragam benefícios para a saúde, os exercícios físicos são amplamente mais eficazes — uma vez que são direcionados para um dado fim mediante um planejamento prévio.

Exercícios físicos e as outras áreas da sua vida

Que os exercícios físicos são essenciais para definir o corpo você já ouve quase todos os dias. Agora seguem outros âmbitos da sua vida que também são potencializados quando você se exercita.

Prevenção de doenças: Doenças cardiovasculares, respiratórias, psicológicas e até o câncer. A variedade de problemas de saúde que podem ser precavidos quando você pratica exercícios físicos regularmente é vasta.

Autoestima: Hoje não existem mais dúvidas no campo da psicologia médica que se exercitar contribui para um melhor humor, aumento do controle emocional e no combate à transtornos como a ansiedade e a depressão. 

Em seu canal no YouTube, o renomado médico Drauzio Varella deixa o seu relato pessoal: “O que eu acho o máximo da atividade física é que ela faz bem para o espírito. Quando você acaba de correr, de pedalar ou de nadar você é invadido por uma sensação de paz e de calma”.

Vida acadêmica: Melhora na concentração, acréscimo na capacidade cognitiva e no raciocínio, garantia de uma boa noite de sono, aperfeiçoamento na memória e alívio do estresse. Todos estes benefícios listados, ocasionados pelo exercício físico, podem fazer toda diferença em seu rendimento na escola ou na universidade.

Vida profissional: Aqui a ideia é parecida com a melhora na performance escolar ou acadêmica. Boa memória, concentração e criatividade são boas qualidades para qualquer profissional — e as práticas saudáveis ajudam a potencializá-las. Existem empresas, inclusive, que incorporam exercícios físicos como parte de seu horário útil.

A maioria dos praticantes de exercícios físicos relata sentir tranquilidade e satisfação depois de encerrar uma série (Reprodução: pressfoto)

E por onde eu começo?

Se você quer deixar para trás uma rotina sedentária e adotar uma prática de exercícios físicos periódica, ficar de olho em certos aspectos é fundamental.

O sedentarismo e a procrastinação estão frontalmente relacionados e atuam em simbiose. Talvez há semanas você esteja prometendo que vai começar aquela série de exercícios que viu em uma rede social e sempre acaba deixando para o dia seguinte.

Por esta razão, movimentar-se sempre que possível e realizar atividades domésticas pode te ajudar com o pontapé inicial — como um método para começar gradualmente.

Além do mais, você deve se preocupar menos com a intensidade dos exercícios e mais com estabelecer, de fato, uma rotina. A chave para o sucesso é a continuidade. Para isso, também pode ser adequado começar com exercícios curtos, de poucos minutos, e ir aumentando aos poucos.

Por fim, não se esqueça: divirta-se. Faça com que a prática saudável se torne prazerosa e um momento do seu cotidiano pelo qual você anseia. 

Por: Sérgio Toledo – Jornal Júnior – Unesp/Bauru

Acesse todos os nosso conteúdos de Boa Forma

Comentários

Comentários

Mostrar mais
UPbe07

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo