Editorial SaúdeGeralSaúde

Novembro Azul: A importância deste mês para a saúde dos homens

Entenda como a campanha do Novembro Azul é tão importante na luta pela prevenção do câncer de próstata

Durante este mês, o Novembro Azul entra em evidência, uma campanha mundial que tem como objetivo promover a conscientização sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata, que somente neste de 2021, tiveram aproximadamente 66 mil novos casos no Brasil, segundo o Inca (Instituto Nacional do Câncer).

Para além da propagação de informações seguras sobre o câncer de próstata, o Novembro Azul também aborda a importância dos cuidados da saúde dos homens, e busca desconstruir os tabus envolta do autocuidado masculino por conta de problemáticas geradas pelo machismo. Então para saber mais do assunto, siga conosco nessa leitura!

A imagem mostra um homem negro segurando uma fita azul com uma das mãos.
O diagnóstico precoce do câncer de próstata é muito importante para o possível tratamento, mas para isso é preciso estar sempre atento ao seu corpo já que na maioria dos casos a doença demora para apresentar sinais. (Reprodução: Freepik)

QUAL A IMPORTÂNCIA DE REALIZAR OS EXAMES?

O câncer de próstata é comum aparecer após os 50 anos, por isso é fundamental a partir desta idade os homens começarem a passar por avaliações médicas sob a orientação de um Urologista ou Proctologista. Somente um especialista saberá quais as melhores formas de diagnóstico e exames a serem realizados para cada caso. Mas, lembrando que o exame de toque e o PSA (Antígeno Prostático Específico) são os métodos mais eficientes para um diagnóstico precoce, por isso desconstrua a ideia errônea e machista em torno disso, sua saúde vale muito mais.

Outro detalhe que é preciso ficar atento, é para quem tem um histórico de casos de câncer na família. Nesse quadro, é preciso começar a fazer esse check-up antes, aos 45 anos é a idade ideal, e voltar ao consultório uma vez por ano para continuar o acompanhamento. Com maiores probabilidades de se descobrir tumores de forma precoce, será importante para que um possível tratamento preventivo seja feito antes de qualquer agravamento que venha ocorrer.

A imagem mostra um homem branco idoso apontando para o lado.
Quando se no histórico familiar, o caso do pai ou irmão que foi diagnosticado antes dos 60 anos com câncer de próstata, o risco de você também ter o problema é de três a dez vezes maior (Reprodução: Freepik)

DEIXE O TABU DE LADO E SE CUIDE!

O movimento Novembro Azul teve origem em 2003, na Austrália, com o objetivo de chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças que atingem a população masculina. Não somente alertando sobre os riscos, a campanha enfrenta uma batalha contra concepções machistas que foram construídas de forma totalmente prejudicial sobre a saúde e autocuidado masculino.

Segundo artigo publicado pela Isto É, o crescente número de casos anualmente chocou a mentalidade dos homens em todo o mundo, fazendo com que refletissem sobre a real importância de cuidarem do seu corpo e saúde. Nos Estados Unidos, essa mudança fez os números de morte pela doença caírem. Segundo a American Cancer Society, de 1991 a 1995 a taxa de mortalidade no país diminuiu à razão de 1,6% ao ano. E assim, essa transformação de ideias traz consigo uma maior possibilidade de cura e a diminuição da mortalidade devido ao câncer, e até mesmo de outras doenças que podem afetar os homens.

Agora que você já sabe a importância da conscientização em volta da prevenção e diagnóstico do câncer de próstata, chegou a hora de se cuidar e consultar seu médico urologista ou proctologista. Realizar consultas regularmente é o primeiro passo para colocar o autocuidado em prática. E assim, cuidar cada vez mais da sua saúde e estilo de vida.

Gostou da matéria? Então fique atento(a) ao nosso blog para saber mais sobre saúde e comportamento.

Por: Gabriel Brito de Souza, Jornal Jr – UNESP Bauru.

Comentários

Comentários

Mostrar mais

Jornal Jr. Unesp

Como graduandos em comunicação, estamos diariamente em contato com a área e buscamos inovar, baseados nas tendências desse mercado. Contamos com a mentoria e o apoio dos professores da universidade, que possuem ampla experiência na área da comunicação, um dos fatores que garantem a qualidade de nossos serviços.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo