
A vitamina D é fundamental para o bom funcionamento do corpo humano. Assim como por exemplo precisamos de água, e cálcio, precisamos diariamente de vitamina D.
Devido ao isolamento social causado pela pandemia da COVID-19, a exposição ao sol, que é a principal forma do nosso corpo conseguir essa vitamina tão importante para o organismo, ficou prejudicada.
Essa vitamina está associada com a defesa do organismo. De acordo com o coordenador da Sociedade Brasileira de Dermatologia(SBD), Helio Milot em entrevista dada ao portal IG, estão sendo observados taxas baixas de vitamina D na população.
Milot também aponta que mais de 90% da produção é feita pela própria pele e acontece pela exposição solar habitual, ou seja, estender uma roupa no varal, caminhar um pouco já é o suficiente. Não é preciso passar horas se bronzeando para que o corpo consiga sintetizar a vitamina, a exposição moderada já basta.
BENEFÍCIOS DA VITAMINA D:
A vitamina D é essencial, mas quais são os benefícios que ela traz? Como ela atua no organismo?
Primeiramente, ela ajuda o humor auxiliando na produção de endorfina. Além disso, estimula a transformação de melatonina em serotonina, o famoso hormônio da felicidade.
Juntamente com o estímulo à transformação da melatonina, a vitamina D também trabalha sincronizando o relógio biológico. Ou seja, ao anoitecer, o organismo começa a produzir melatonina, que é responsável por induzir o cérebro ao sono.
Ela também ajuda na absorção do cálcio, portanto tem seu papel no fortalecimento dos ossos. Assim, contribui na prevenção de doenças como a osteoporose.
Por fim, ela também ajuda o sistema imunológico a proteger contra infecções, e a doenças de pele relacionadas à imunidade.

CUIDADOS PARA SE TOMAR EM RALAÇÃO AO SOL
Como já dito, a exposição moderada ao sol já basta. E, além disso, existem certos cuidados a serem tomados.
O primeiro desses cuidados é o de usar protetor solar. De acordo com um estudo da SBD, o uso desse produto não compromete a síntese da vitamina. É aconselhado que pessoas de pele branca fiquem expostas no mínimo entre 15 a 20 minutos, pessoas de pele negra até um hora, enquanto quem tiver um tom de pele intermediário cerca de 30 a 40 minutos.
É bom lembrar que a exposição não pode acontecer por detrás de vidros, já que neste caso não acontece a síntese da vitamina.
Além disso, existem os melhores horários para o banho de sol. Apesar de muitas vezes médicos avisarem contra tomar sol entre as 10h e 15h, esse é o horário ideal por conta de ser o momento em que a incidência de raios UV atinge seu pico. No entanto, durante o verão, e acima dos 30ºC o melhor a se fazer é evitar o sol de 12h por ser perigoso devido a sua intensidade.
Outro ponto é o de que não devem ser feitas “compensações”, ou seja, tomar sol em apenas um dia e não nos outros. Afinal, a síntese e o efeito da vitamina são diários.
Por fim, caso surjam queimaduras, manchas ou qualquer outro tipo de anormalidade em sua pele, procure um dermatologista.
Gostou do texto? Então fique de olho e confira os outros textos no nosso Editorial de Beleza.
Por: Frederico Tapia, Jornal Jr – UNESP Bauru.