Editorial NutriçãoGeralNutrição

Como aproveitar cascas, sementes e talos dos alimentos?

Você está desperdiçando dinheiro e alimentos; confira dicas para incluir talos, cascas e sementes em suas receitas

Fundo azulado com textura parecida com a comum em pedras de pia. Centralizado, vê-se um saco plástico branco servindo de lixo para cascas de ovo e várias partes descartadas de vegetais e frutas sobrepostas, como um limão com a polpa espremida, um morango, cascas de banana e cascas de mexerica
Partes extremamente nutritivas dos alimentos são diariamente jogadas fora pela população. Reprodução FreePik

Não há dúvidas de que se tem algo ao qual grande parte da população concordou nesta jornada da pandemia da Covid-19 é que experimentar receitas novas foi uma forma de se manter ativo. E que tal explorar receitas que aproveitam as cascas, sementes e talos dos alimentos?

Pensando nisso, este texto aborda um tema muito importante: o desperdício de nutrientes causado pelo descarte de partes de alimentos. Venha se educar sobre um tema que engloba sustentabilidade, economia e nutrição!

Top 10 países desperdiçando alimentos

Segundo a Organização de Alimentos e Agricultura das Nações Unidas (FAO, 2015), o Brasil é um dos 10 países que mais desperdiçam alimentos no mundo.

Você, provavelmente, já viu aquela fatídica cena na cozinha: um vegetal sendo preparado e o lixinho logo ao lado recebendo talos, cascas e folhas. Este é um hábito comum, porém não devia ser, sabe por quê?

Todos já ouviram que “a parte mais rica dos legumes está na casca” e isso não está errado. Segundo a ex-nutricionista do Ministério da Saúde Maria Penha Ferrer, a casca de laranja, por exemplo, tem 40 vezes mais cálcio do que a polpa.

Algo similar acontece com as cascas da maçã e da mexerica, que têm o dobro de vitamina C encontrado na polpa. Essas informações nos levam a pensar em uma coisa: ideais geniais para fazer geléias!

Outras partes como talos e folhas têm alto teor de fibras e podem ser recheios de tortas ou panquecas. Enquanto sementes secas contém variadas gorduras boas, podendo ser trituradas e usadas como farinha em bolos.

Receitas simples com cascas, sementes e talos

Um fundo de uma cozinha bem organizada. A parede à esquerda é branca e contém uma janela aberta, é de dia e pode-se ver alguns prédios. A parede ao fundo tem a metade inferior branca e a superior cinza escura, e na divisão entre as duas cores há, à esquerda, um armário branco preso a uma prateleira marrom que apoia um forno microondas preto. Na parte inferior da parede, ainda ao fundo, há um balcão com um forninho elétrico branco e um fogão embutido. No centro temos duas pessoas negras de frente, uma do sexo feminino à esquerda e outra do sexo masculino à direita, ambas com cabelos crespos estilo black power. A pessoa à esquerda usa uma camisa preta e segura um celular, onde mostra algo para a pessoa à direita, que usa uma camisa laranja e um avental listrado branco e preto, que aponta um dedo esquerdo para a tela do aparelho; neste braço esquerdo há um relógio preto. À frente deles em primeiro plano há um balcão branco com uma tigela de misturas com uma colher dentro, uma faca de cozinha e um tomate, um pepino, um pimentão verde e um vermelho, todas as plantas estão inteiras.
Utilizar partes geralmente descartadas de alimentos pode ser saboroso e ter efeitos positivos no corpo e no meio ambiente. Reprodução FreePik 

Quer ideias de como aproveitar as partes usualmente descartadas dos alimentos? Separamos duas receitas simples e saborosas para você experimentar, confira:

Chips tira-gosto assado de casca de batata inglesa ou doce

A batata é um dos tubérculos mais consumidos no mundo, por conta da sua versatilidade. Quando for utilizar para fazer algum prato, não jogue fora as cascas! Para essa receita você precisará de:

  • 4 batatas (ou quantas for utilizar em outro prato);
  • azeite;
  • sal;
  • pimenta;
  • forno.

Modo de preparo: com as cascas bem lavadas e secas, espalhe um pouco de azeite por uma forma e coloque as cascas por cima (dica: quanto mais separadas, mais crocantes!). Adicione mais um fio de azeite, também o sal e pimenta a gosto, e leve ao forno em temperatura média por 20 minutos. E pronto, você pode consumir assim ou com algum molho de sua preferência!

Cascas de batata no lixo nunca mais!

Suco de casca de abacaxi com capim cidreira

Preparou aquele suco natural de abacaxi usando a polpa? Ótimo, não jogue a casca fora ainda! Aqui vem uma receita de suco refrescante, natural e sustentável! Os ingredientes são:

  • cascas de abacaxi;
  • 1 xícara de chá de capim cidreira;
  • 1 litro de água;
  • açúcar/ mel/ adoçante a gosto (opcional).

Modo de preparo: lave bem as cascas de abacaxi e bata no liquidificar junto da água e da erva-cidreira. Coe bem, se preferir, adicione seu adoçante de preferência, e já pode servir!

Esse suco é super indicado para a imunidade, já que o abacaxi contém muita vitamina C. Você pode saber mais sobre outros alimentos que vão fortalecer sua imunidade aqui

Além dessas, existem diversas outras receitas simples e saborosas que fazem bem para o seu corpo, bolso e meio ambiente. Quanto mais receitas sustentáveis você inserir no seu dia a dia, melhor você aproveitará suas frutas, legumes e vegetais.

Importante: lembre-se de pesquisar por receitas e informações antes de utilizar qualquer pedaço não convencional de um vegetal, fruta ou verdura, pois algumas dessas partes são impróprias para consumo, como o talo da mandioca, que é tóxico.

Por: Júlia Secolo  – Jornal Jr. – Unesp/Bauru

Comentários

Comentários

Mostrar mais

Jornal Jr. Unesp

Como graduandos em comunicação, estamos diariamente em contato com a área e buscamos inovar, baseados nas tendências desse mercado. Contamos com a mentoria e o apoio dos professores da universidade, que possuem ampla experiência na área da comunicação, um dos fatores que garantem a qualidade de nossos serviços.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo