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5 dicas para deixar o sedentarismo de lado

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Entenda a importância do combate ao sedentarismo e saiba como mudar seus hábitos e incluir atividades físicas na rotina

O desenho em vetores mostra três figuras masculinas em situações diferentes, todas de pele branca e cabelos castanhos, com um fundo azul. A primeira retrata o homem sobre uma balança, e a segunda mostra o mesmo sentado em um sofá vermelho, comendo pizza com duas outras caixas de comida ao seu lado, e um refrigerante. A última figura mostra o homem fazendo exercício, agachando com um joelho em um tapete branco segurando dois halteres. Todas as imagens representam o sedentarismo.
O estilo de vida sedentário, sem a prática de exercícios físicos, é comum para muitos brasileiros. (Reprodução: macrovector / Freepik)

Por definição, o sedentarismo é a situação de falta de exercício físico necessário, podendo levar a diversas consequências negativas à saúde do indivíduo, como diabetes, hipertensão e obesidade. Segundo um estudo sueco do Departamento de Biologia Molecular e Medicina Clínica da Universidade de Gotemburgo, o impacto da inatividade física sobre a mortalidade é menor apenas que o fumo

Essa condição é um dos principais mal-estares da sociedade moderna, e com a pandemia do coronavírus e a necessidade de isolamento social, agravou-se ainda mais. É difícil encontrar tempo para fazer exercícios com o difícil ritmo da rotina corrida, porém é de extrema importância que façamos nossa parte em impedir que o sedentarismo se torne uma nova pandemia.

Indicações da OMS e os benefícios do exercício físico

A Organização Mundial da Saúde (OMS) tem como objetivo a pesquisa e o desenvolvimento de esforços para proteger a saúde da população mundial, e, com isso, possui diretrizes sobre atividade física e comportamento sedentário. Neste documento, são indicados entre 150 e 300 minutos de exercícios físicos semanais para adultos, e 60 minutos para crianças e adolescentes. 

A atividade física não só é necessária para manter-se em forma, como também traz múltiplos benefícios. Além de qualquer questão estética e de manutenção de níveis saudáveis, exercitar-se pode: 

5 práticas para combater o sedentarismo

O desenho em vetores mostra cinco figuras praticando atividades físicas para combater o sedentarismo. Da esquerda para a direita, estão representados um homem negro alongando-se, uma mulher negra segurando dois halteres sobre a cabeça, uma mulher de pele clara pulando corda, um homem negro correndo e outra mulher de pele clara, flexionando o braço direito com um halter enquanto segurando outro no esquerdo
A prática de atividade física, independentemente de intensidade ou frequência, já é um passo na direção correta na luta contra o sedentarismo. (Reprodução: katemangostar / FreePik)

Para deixar o hábito do sedentarismo é necessário praticar atividades físicas, como discutido anteriormente. Indica-se também uma consulta médica para identificar se há alguma impossibilidade de praticar determinadas atividades físicas, além de determinar em qual intensidade e frequência são melhores para o seu condicionamento.

Tendo em vista isso, seguem algumas dicas que podem ajudar a inserir exercícios na sua rotina:

  • Comece com coisas pequenas: Qualquer prática ajuda, desde subir as escadas em vez de pegar o elevador até varrer a casa com mais frequência. 
  • Aumente a intensidade gradativamente: A mudança no condicionamento físico acontece aos poucos, e forçar-se demais pode causar lesões. Ache o seu ritmo, e acelere apenas quando já estiver acostumado.
  • Encontre um esporte que você gosta: Tornar o exercício algo relacionado ao lazer, e não em uma obrigação, ajudará com que você mantenha foco e dedicação.
  • Alimente-se bem: Uma dieta balanceada é essencial para ajudar o seu corpo a manter-se saudável. Lembre também de não fazer exercícios de jejum!
  • Cuidado com imprevistos: É difícil estabelecer uma rotina de exercícios, porém a regularidade de atividades físicas é essencial para a saúde. Tente sempre encaixar alguns minutos para a prática na sua semana.

Quer saber mais como adotar uma vida saudável? Acesse nossa editorial sobre saúde e boa forma e mude seus hábitos!

Por: Larissa Mateus  – Jornal Jr. – Unesp/Bauru

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