Entenda a importância do combate ao sedentarismo e saiba como mudar seus hábitos e incluir atividades físicas na rotina

Por definição, o sedentarismo é a situação de falta de exercício físico necessário, podendo levar a diversas consequências negativas à saúde do indivíduo, como diabetes, hipertensão e obesidade. Segundo um estudo sueco do Departamento de Biologia Molecular e Medicina Clínica da Universidade de Gotemburgo, o impacto da inatividade física sobre a mortalidade é menor apenas que o fumo
Essa condição é um dos principais mal-estares da sociedade moderna, e com a pandemia do coronavírus e a necessidade de isolamento social, agravou-se ainda mais. É difícil encontrar tempo para fazer exercícios com o difícil ritmo da rotina corrida, porém é de extrema importância que façamos nossa parte em impedir que o sedentarismo se torne uma nova pandemia.
Indicações da OMS e os benefícios do exercício físico
A Organização Mundial da Saúde (OMS) tem como objetivo a pesquisa e o desenvolvimento de esforços para proteger a saúde da população mundial, e, com isso, possui diretrizes sobre atividade física e comportamento sedentário. Neste documento, são indicados entre 150 e 300 minutos de exercícios físicos semanais para adultos, e 60 minutos para crianças e adolescentes.
A atividade física não só é necessária para manter-se em forma, como também traz múltiplos benefícios. Além de qualquer questão estética e de manutenção de níveis saudáveis, exercitar-se pode:
- Auxiliar na manutenção da saúde mental, como em quadros de depressão e ansiedade,
- Fortalecer a memória, inclusive combatendo ou retardando o Alzheimer
- Diminuir as chances de desenvolver diversos tipos de câncer, principalmente quando associado à alimentação saudável.
5 práticas para combater o sedentarismo

Para deixar o hábito do sedentarismo é necessário praticar atividades físicas, como discutido anteriormente. Indica-se também uma consulta médica para identificar se há alguma impossibilidade de praticar determinadas atividades físicas, além de determinar em qual intensidade e frequência são melhores para o seu condicionamento.
Tendo em vista isso, seguem algumas dicas que podem ajudar a inserir exercícios na sua rotina:
- Comece com coisas pequenas: Qualquer prática ajuda, desde subir as escadas em vez de pegar o elevador até varrer a casa com mais frequência.
- Aumente a intensidade gradativamente: A mudança no condicionamento físico acontece aos poucos, e forçar-se demais pode causar lesões. Ache o seu ritmo, e acelere apenas quando já estiver acostumado.
- Encontre um esporte que você gosta: Tornar o exercício algo relacionado ao lazer, e não em uma obrigação, ajudará com que você mantenha foco e dedicação.
- Alimente-se bem: Uma dieta balanceada é essencial para ajudar o seu corpo a manter-se saudável. Lembre também de não fazer exercícios de jejum!
- Cuidado com imprevistos: É difícil estabelecer uma rotina de exercícios, porém a regularidade de atividades físicas é essencial para a saúde. Tente sempre encaixar alguns minutos para a prática na sua semana.
Quer saber mais como adotar uma vida saudável? Acesse nossa editorial sobre saúde e boa forma e mude seus hábitos!
Por: Larissa Mateus – Jornal Jr. – Unesp/Bauru