Editorial ModaGeralModa

Looks para trabalho: Aprenda como combinar cores

O ambiente de trabalho exige uma postura autêntica, forte, de responsabilidade e competência e, a moda ajuda muito nesse aspecto. O que você veste transparece o que você é, sua personalidade e passa confiança. Mas, para isso, é necessário o look certo.

É importante você usar o que gosta e o que se sente bem, mas que ao mesmo tempo esteja em um bom tom e elegante. Não é difícil, não se assuste.. Basta conferir este texto que ficará por dentro do mundo fashion, afinal, a moda pode também passar pelo ambiente de trabalho, quem disse que não?

Características pessoais

Antes de passar para seu lado profissional, é necessário construir seu lado pessoal. O que cai bem em você As suas particularidades que vão dizer o que você deve vestir. Fatores como cor da pele, dos olhos e do cabelo contribuem para que determinadas cores e tons fiquem melhor em algumas pessoas do que em outras.

Ambiente profissional e suas combinações

Mulher branca loira de camisa social azul claro e calça preta apontando para uma mesa cheia de papéis ao lado de um homem branco, cabelo e barba pretos de blusa verde água e calça cinza. Na mesa marrom, além dos papéis com fotos tem um notebook branco e uma impressora preta que está imprimindo as gravuras. Sobre a impressora se encontra um pote com utensílios coloridos e, ao seu lado, um bloco de notas. Ao fundo, se encontra uma sala com várias gravuras, uma lanterna, poltrona e luzes. A parede é marrom e verde.
É possível fazer combinações interessantes com as cores. (foto: freepik)

Em entrevista para a revista Claudia, Suelen Arrigo, personal stylist e influenciadora, afirma que as cores podem ser usadas em mix ou em looks monocromáticos . Conheça algumas cores e seus significados:

  • Azul cor da sabedoria e da verdade. É também calmante e está ligada ao intelectual, além de ser a cor mais estável, sendo uma ótima alternativa para dias estressantes e de crise.
  • Preto transmite mistério e seriedade. Também é considerada elegante e “emagrece”. Se quer ser tratado com respeito, a combinação de preto com azul ou verde ajuda.
  • Amarelo é considerada a cor mais feliz de todas e normalmente estimula a alegria. No entanto, também é tida como instável e pode fazer com que quem a veste seja visto como fraco.
  • Cinza implica passividade e falta de energia. É bom utilizá-lo com uma cor mais brilhante, como o azul, para neutralizar o seu efeito negativo.
  • Vermelho é a cor da agressividade e da paixão – ótimo para um primeiro encontro, mas não tão bom para o ambiente de trabalho. Pode ser visto como hostil no escritório.
  • Branco está associado a limpeza e perfeição. É sempre uma boa escolha para uma camisa ou um echarpe, mas denota timidez e esterilidade – características inapropriadas para relações no ambiente de trabalho.

Cores para cada situação profissional

Mulher asiática sorridente de cabelo preto longo e macacão rosa claro em pé segurando um notebook cinza em um fundo amarelo.
Momentos diferentes exigem cores diferentes. (foto:freepik)

Assim como cada pessoa tem as cores que lhe favorece, cada situação exige uma cor que possa passar o sentimento que ela procura. Por exemplo:

  • Apresentações em público exigem confiança e que a pessoa chame atenção, por isso, cores mais vibrantes, como azul, verde ou roxo são o ideal. No entanto, você também pode optar por turquesa ou verde esmeralda.
  • Projetos em grupo ou reuniões exigem que se passe uma mensagem, não o destaque. Por isso, nada de cores vibrantes.
  • Nas entrevistas de emprego, entenda a empresa, se ela é mais liberal e criativa, use tons mais claros, caso ela for em um ambiente mais sério, prefira cores mais sóbrias, como cinza e azul marinho, que passam ideias de seriedade e confiança. No entanto, você pode dar seu toque pessoal que faça o recrutador lembrar de você, como o uso de uma peça que se destaque.
  • Reuniões de feedback pedem o branco, pois esta cor faz te parecer otimista, além de ser um tom neutro em um ambiente em que soa a informalidade mas que ainda possui um pé no lado formal.

Use e abuse da sua criatividade para obter elegância e sofisticação no teor certo! Não esqueça de sempre manter na sua aparência a sua essência utilizando a moda a seu favor.

Gostou do artigo? Então continue acompanhando nosso Blog! 

Por: Lucas Lima Fonseca – Jornal Júnior – Unesp/Bauru

Comentários

Comentários

Mostrar mais

Jornal Jr. Unesp

Como graduandos em comunicação, estamos diariamente em contato com a área e buscamos inovar, baseados nas tendências desse mercado. Contamos com a mentoria e o apoio dos professores da universidade, que possuem ampla experiência na área da comunicação, um dos fatores que garantem a qualidade de nossos serviços.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo