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Pilates na juventude: conheça os benefícios dessa atividade

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Conhecido como uma prática leve, saudável e prazerosa, o Pilates é uma das atividades mais exercidas pelo público adulto. Simbolizado, principalmente, pelo equilíbrio corporal e mental. O exercício vem ganhando força também entre os jovens em virtude dos benefícios que ele pode oferecer.  Quer saber mais sobre esses benefícios? Então vem com a gente!

As atividades sempre são realizadas com o acompanhamento de um instrutor credenciado (Foto/Reprodução: Freepik)

Conhecendo mais sobre o Pilates

Criado por Joseph Pilates (1883-1967), o exercício consiste no condicionamento físico e mental através de movimentos que utilizassem majoritariamente a própria força corporal. Isto é, cargas elevadas de pesos externos não são elementos essenciais dessa prática de definição e hipertrofia, como a musculação em academias.

Nos primeiros momentos, os adeptos da atividade foram atletas e bailarinos. Porém, ao passo que os praticantes expuseram que as dores no corpo, estresse e cansaço haviam diminuído, o pilates ganhou maior reconhecimento e se tornou um dos exercícios mais famosos na contemporaneidade.

Assim, o público, outrora restrito a uma pequena parcela populacional, atualmente se vê cada vez mais diversificado e abrangente, tendo em vista que mesmo possuindo maior alcance aos idosos, adultos e gestantes, atualmente também faz parte da rotina dos adolescentes. 

Benefícios do pilates para os jovens:

Correção da postura

A sequência de exercícios realizada durante a aula de pilates atua como uma forma de corrigir o alinhamento postural do corpo. Com metodologias específicas e cautelosas, o poder de correção da postura é um dos principais benefícios dessa prática para os jovens.

Sem dúvida alguma, durante a pandemia, com as aulas em formato remoto, os jovens passaram a estudar dentro de casa e na maioria das vezes sem ter acesso a cadeiras e equipamentos ergonômicos. Dessa forma, dores nas costas, ombros, pescoço e coluna se tornaram recorrentes na vida dos adolescentes e é no alívio dessas dores que o pilates pode ajudar.

Diminuição das tensões corporais 

Os movimentos do método pilates atuam nas regiões musculares de uma forma menos incisiva que a musculação. Logo, a sensação de tensão no corpo, presente no dia a dia da população juvenil, é atenuada.

Emagrecimento

Embora seja popularmente conhecido como o exercício do relaxamento e da flexibilidade, o método desenvolvido por Joseph também ajuda na perda de peso, o que também contribui para a diminuição de doenças como obesidade, hipertensão e colesterol.

Auxilia a respiração diafragmática

Além das sequências físicas, o instrutor de pilates aplica treinos que elevam a respiração diafragmática.

Esse tipo de respiração fornece maiores índices de oxigenação, diminui a ansiedade, melhora o funcionamento do sistema imunológico e contribui para a manutenção da massa corpórea dos jovens.

Aumenta a resistência muscular

Outro benefício proporcionado é o fortalecimento das articulações e da resistência muscular na juventude. Isso porque, o conjunto de exercícios ministrados pelo profissional credenciado favorece a tonificação dos músculos e o estímulo das articulações.

Reduz o estresse

Unindo as técnicas dos exercícios físicos com a respiração diafragmática controlada, o pilates exerce um efeito relaxante, diminuindo o estresse e a liberação de hormônios como cortisol e adrenalina. Ademais, é válido ressaltar que o pilates também pode prevenir a ansiedade.

Aumenta a flexibilidade

Embasado também em alongamentos e sequências que promovem a contração muscular, os exercícios presentes nas sessões aumentam a flexibilidade dos jovens de uma forma dinâmica e prazerosa, pois trabalham na extensibilidade dos tendões, músculos e articulações.

Cheio de benefícios, o pilates é um exercício que você deveria incluir na sua vida (Foto/Reprodução: Freepik)

Portanto, é nítido que a prática do pilates desde a adolescência pode oferecer inúmeros benefícios, não só em questões físicas e corporais, como também em condições psicoemocionais. 

Caso tenha cogitado incluir o exercício em sua rotina de atividades físicas, procure um centro de pilates que tenha um profissional credenciado e qualificado para te ajudar a conquistar todos esses benefícios e alcançar uma qualidade de vida melhor

Gostou dessa matéria? Então fique atento(a) ao nosso blog e confira mais informações e conteúdos sobre boa forma.

Felipe Nunes – Jornal Jr – Unesp Bauru

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