Editorial ModaModa

O crochê está voltando com tudo na moda

Omaxlab

O momento que vivemos no mundo, com o isolamento social e a pandemia, tem refletido em muitos aspectos da vida e da sociedade, e um dos que não escapou dessa tendência é a moda. Na busca por artigos mais confortáveis, artesanais e criativos, o crochê começou a crescer como uma tendência neste mercado e é a cara do verão 2022.

Assim, tudo aquilo que é manual se transformou no auge das macrotendências da moda, se tornando uma das estéticas mais valorizadas da indústria. Essa tendência também caminha lado a lado com as pautas de uso consciente de roupas, pois a aposta no crochê leva em conta o reuso de materiais já existentes, a diminuição do lixo e do consumo de roupas descartáveis feitas em grandes escalas.

Os looks com crochê fogem do comum e ganham um ar nostálgico e divertido, visto que seus tons coloridos e vibrantes combinam perfeitamente com as peças veranis, como vestidos, biquínis, saias e por aí vai. Além de fazer parte de uma proposta diferenciada para o seu guarda-roupa, com diferentes tipos de texturas, fios e pontos, o crochê pode dar aquele estilo boho e um toque handcraft para o seu look. 

O crochê vem ganhando o coração de muitos fashionistas, marcas de luxo e celebridades, de Harry Styles a Jade Picon. Entre as peças mais usadas, estão os queridinhos cropped, cardigans e o beachwear.

Combinações para você montar seu look

Rolos de fio de dispersas cores para crochê dentro de um cesto marrom, ao lado está um rolo de linha cinza e logo à frente uma tesoura preta e agulhas. Tudo em cima de uma mesa cor marfim.
Com o crochê, nada é impossível para estar fashion (Foto: Reprodução/Freepik)

Há muita diversidade e possibilidades para uma peça de crochê, mas sem dúvidas a que está na boca do povo são os croppeds, pois são divertidos, coloridos e combinam com shorts ou uma wide leg. Além disso, se você quiser um look mais clássico, os croppeds se adaptam perfeitamente a um terninho e é uma ótima maneira de sair do óbvio. A moda do crochê também traz opções para quem gosta de um look monocromático ou ton sur ton: os croppeds com saia tenista e tamancos tem tudo para dar super certo. 

Também está bombando o beachwear de crochê, formando conjuntos incríveis com biquíni no seu dia a dia. Uma minissaia ou um short de crochê são perfeitos para compor looks de praia ou piscina, principalmente com uma padronagem e cartela cromática divertida e saturada. Para aplicar essa tendência no cotidiano, você pode combinar o biquíni com uma calça mom ou usar uma sobreposição com um cardigan de ponto aberto.

Mulher no fundo desfocada em segundo plano fazendo crochê com uma linha cinza e na frente um cesto marrom com rolos de fio de diversas cores.
Da praia à rua, o beachwear tem arrebatado corações (Foto: Reprodução/Freepik)

Falando em cardigans, depois que o Harry Styles usou um exemplar, eles viraram queridinhos entre os jovens como uma trend de DIY – o famoso “faça você mesmo”. E essa peça voltou com tudo na composição de looks incríveis.

Os vestidos de crochê também voltaram com tudo direto do guarda roupa dos anos 2000 e têm se tornado indispensáveis para fashion icons. Além deles, os vestidos longos com mangas bufantes ganham aplicação de crochê e se tornam uma ótima maneira para fugir do calor e ainda apostar na tendência favorita da estação. 

Como toda boa tendência, não poderia faltar um acessório: os favoritos são os bucket hats. Até a Dua Lipa não resistiu e se entregou a esse acessório, tendência do verão 2022, além das bolsas, que prometem chegar com tudo nessa temporada. 

Faça você mesmo

O melhor da moda crochê é que se você é uma daquelas pessoas que amam pôr a mão na massa, essa é a sua hora. Crochê não é um tipo de tecido, mas sim o tipo de trabalho que se faz com uma agulha que conta com um gancho na ponta e permite fazer o ponto no tecido e formar uma trama.

Mão segurando linha e agulha fazendo uma trama de crochê da cor bege, e espalhado por uma mesa de madeira verde tem uma renda de crochê amarelo um rolo de linha branco.
O crochê foi a maneira que muitas pessoas encontraram de aliviar a ansiedade durante o isolamento social (Foto: Reprodução/Freepik)

Podem ser feitos pontos mais fechados ou mais abertos e as tramas vão formando as rendas do crochê. Além disso, diversos tipos de linhas podem ser usados: sintéticos, naturais ou algodão. Por isso o crochê é tão diverso e pode dar diversas possibilidades para seu look.

Por ser uma tradição secular, é possível aprender a arte do crochê com pessoas mais velhas, mas também existem cursos presenciais e online que ensinam do mais básico ao mais complexo do crochê.

Seja montando looks ou fazendo sua própria peça, se divirta nesse mundo do crochê e mergulhe nessa tendência. Gostou do que leu? Então fique atento ao nosso blog para ficar por dentro do mundo da moda!

Comentários

Comentários

Mostrar mais
UPbe07

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo