Boa FormaEditorial Boa Forma

Como a reeducação alimentar afeta o corpo humano?

A alimentação impacta diretamente no funcionamento do corpo humano

A alimentação influencia diretamente o corpo humano. Não é atoa que há o ditado popular “você é o que você come”; é exatamente isso que acontece, a alimentação saudável e equilibrada é fundamental para manter o corpo em ótimo funcionamento, a forma com a qual devemos nos alimentar é de extrema importância para nosso organismo. 

Uma mesa branca com uma toalha marrom por cima. Em cima da toalha tem dois potes grandes brancos com inúmeras verduras, legumes e folhas verdes. E mais ao lado, pimentas, frutas e azeite. Todo o cenário é muito colorido com predomínio de verde em todos os seus tons e cores amarelas e vermelhas.
Mesa repleta de alimentos considerados saudáveis | (Reprodução: Freepik)

SOBRE A REEDUCAÇÃO ALIMENTAR E O PORQUE DELA

O que é a reeducação alimentar? Basicamente, é uma mudança na sua alimentação, envolvendo não somente a mudança de hábitos envolvendo alimentos, mas também é uma maneira de afirmar que as pessoas foram educadas e ensinadas a comerem de forma errada e não saudável.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, o Brasil é o segundo colocado entre os países com maior índice de obesidade, isso confirma que, retirando questões sobre distúrbios alimentares, a população não se dá conta de seus péssimos hábitos.

A população brasileira vive uma situação preocupante quando o assunto é obesidade e doenças crônicas, já que a alimentação feita de forma errada aliada ao sedentarismo é uma das principais causas das doenças citadas.

Em geral, a população brasileira tem péssimos hábitos alimentares, consequentemente é necessário uma reeducação alimentar. E ela não se trata apenas de uma simples consulta ao nutricionista, é um processo completo e inovador que modifica a maneira de se alimentar e viver.

MUDANÇAS CAUSADAS PELA REEDUCAÇÃO ALIMENTAR

A partir do momento em que inicia a sua própria reeducação alimentar, você consegue ver melhorias não só estéticas e externas, mas também, melhorias internas e até mesmo mentais. Tudo isso acontece porque a alimentação está diretamente ligada ao corpo e a mente.

Podemos relacionar a falta de sono com muitas doenças sérias que incluem o aumento de peso e a obesidade. O estresse e a falta de uma boa noite de sono aumentam o apetite por alimentos doces e salgados, causado por um aumento nos níveis de cortisol – estes altos níveis que gastam as reservas de glicose e causam os desejos alimentares.

Uma mulher de pele clara e cabelos castanho claro e com uma camisa branca está de olhos fechado, deitada em uma cama com o travesseiro e o cobertor na cor cinza claro.
Dormir é uma das melhorias que devem ser feitas para aprimorar a reeducação alimentar | (Reprodução: Freepik)

Com o aumento das doenças mentais, tais como ansiedade, depressão e estresse, a alimentação é um importante herói para essas pessoas, pois ajudam elas a manter uma mente mais saudável e estável. Introduzir novos hábitos alimentares serve para minimizar esses sintomas e consequências.

Afinal, a reeducação alimentar trará somente benefícios para você. Ela é capaz de gerar uma maior produtividade em seu trabalho e atividades físicas, fazendo com que você se torne mais apto a suas atividades diárias. Ocorrerá também um fortalecimento do sistema imunológico e até mesmo aumento de motivação e ânimo.

O QUE CADA ALIMENTO PODE ME PROPORCIONAR?

a fotografia da mesa repleta de alimentos e com uma mulher de cabelos castanho e blusa jeans azul foi tirada na perspectiva de cima. Além do mais, na mesa é possível ver frutas, verduras, legumes e até mesmo peixe assado em um prato. Tem também um suco roxo. As cores são bem vibrantes com predomínio do laranja, amarelo e verde.
Mesa com alimentos que proporcionam uma vida melhor | (Reprodução: Freepik)

Bom, como já sabemos tudo pode ser mudado pelo o que comemos durante nossa vida, já que muitas doenças estão ligadas aos maus hábitos. Então, decidimos colocar para verem como os alimentos podem ajudar o seu organismo:

  • alimentos de cor verde-escura, como couve, rúcula e os laticínios, são ricos em cálcio que, em quantidades adequadas na dieta, protege o sistema lesões;
  • alimentos ricos em proteínas, como ovo, carnes e laticínios, devem ser incluídos na dieta para ajudar a musculatura a se manter forte;
  • a vitamina E encontrada em peixes e óleos vegetais, como o azeite; 
  • a vitamina C encontrada nas frutas cítricas;
  •  a vitamina A, que pode ser obtida em leite, carnes, ovos e alimentos de cor alaranjada;

Todas as vitaminas citadas acima têm ação antioxidante importante para o sistema imunológico e para a prevenção de envelhecimento celular precoce, além de terem ação anticancerígena. Assim fica mais claro como uma alimentação saudável pode diferenciar 

Percebeu todos os benefícios que a reeducação alimentar pode trazer para nosso corpo? Então vamos começar e começar rapidamente para você ter uma vida mais saudável e disposta para poder curtir e trabalhar melhor.

Por: Pedro Goés – Jornal Júnior – Unesp/Bauru

Comentários

Comentários

Mostrar mais

Jornal Jr. Unesp

Como graduandos em comunicação, estamos diariamente em contato com a área e buscamos inovar, baseados nas tendências desse mercado. Contamos com a mentoria e o apoio dos professores da universidade, que possuem ampla experiência na área da comunicação, um dos fatores que garantem a qualidade de nossos serviços.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo