Editorial ModaGeralModa

Combinações de cores: aprenda a harmonizar seu look

Omaxlab

Quando pensamos em combinações de cores, pode vir à memória o tema da consultoria de imagem, que ganhou destaque nas redes sociais nos últimos tempos.

Mas além de recorrermos a um profissional da área para mudarmos o estilo, podemos pesquisar sobre questões básicas e testar looks para experimentar coisas novas. Nesta edição, você vai saber como fazer isso!

Círculo cromático: Ponto de partida

Primeiramente, para facilitar o entendimento, vamos explicar alguns pontos básicos sobre o círculo de cores e colocar imagens com indicações.

três cores primárias: vermelho, azul e amarelo. A partir da junção de duas delas, temos as cores secundárias, que são o verde, laranja e violeta. A mistura das três cores primárias produz a cor que chamamos de terciária.

Por fim, as cores complementares são os tons que se contrastam em um conjunto de cores conhecido como círculo cromático, ou seja, são opostas.

No centro da imagem, há dois círculos com divisões de várias cores. Há ao lado do círculo de baixo explicações sobre o que saõ cores quentes e frias
O círculo cromático é o ponto de partida para o entendimento da combinação de cores (reprodução: internet)

Como fazer a combinação

O círculo cromático facilita a combinação de cores, pois organiza as cores lado a lado de acordo com sua tonalidade. A partir dele, é possível visualizar quais as cores que melhor se harmonizam e criam combinações análogas, complementares ou monocromáticas.

Além disso, O círculo se divide em cores quentes e frias. A parte de cima mostra as tonalidades de verde, azul e roxo, ou seja, as cores frias. Já as tonalidades de rosa, vermelho, laranja e amarelo são as cores quentes.

O branco, preto e cinza são cores neutras que podem servir de base para diversas combinações.

  • Combinação análoga: essa combinação é resultado da junção entre cores vizinhas. Porém, não é recomendado misturar cores quentes e frias.

Dica: As cores neutras podem ser usadas nos acessórios ou como base da combinação.

Mulher ao centro da imagem com uma camisa rosa e uma calça vermelha. Está com colares no pescoço, óculos de sol e tem uma mão no bolso e e a outra carregando uma bolsa.
As combinaçãoes análogas dão um toque elegante no look (reprodução: freepick)
  • Combinação complementar: o arranjo de cores que estão opostas no círculo criam looks incríveis! Ocorre a mistura de cores frias e quentes, ou seja, tons vibrantes e sóbrios.
Mulher sorrindo com uma bolsa azul nas mãos está vestindo uma blusa de magnas bufantes laranja e uma calça verde
As combinações complementares podem deixar o look chamativo e ousado (reprdodução: internet)
  • Combinação monocromática: um look monocromático é o resultado de diferentes tonalidades da mesma cor ou a cor em si. Pode-se utilizar peças neutras, como branco, preto ou cinza, para incrementar na combinação.
Mulher anadando na rua com roupa monocromática rosa: calça, camiseta e blazzer. Usa um óculos de sol e está com as duas mãos no bolso
As roupas monocromáticas, mesmo que pareçam mais básicas, trazem muito estilo ( reprodução: internet)

Dessa forma, agora você já conhece o círculo cromático e pode criar looks diferentes e harmônicos!

Então abra o seu guarda roupa e teste combinações maravilhosas. Caso queira mais dicas, confira este vídeo no youtube: clique aqui.

Aproveite para conferir outros textos que temos em nosso blog sobre dicas de moda!

Por: Giovanna Santana Mota Moreto/ Jornal Jr

Comentários

Comentários

Mostrar mais
UPbe07

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo