Boa FormaEditorial Boa Forma

Atividades físicas na infância: Porque é tão importante para o desenvolvimento psicológico da criança

Prática tem tudo a ver com desenvolvimento emocional dos filhos

Omaxlab

É exaustivo saber o tanto de vantagens que a prática de atividades físicas diárias trazem para o corpo humano. No entanto, assim como ninguém pode ir a uma academia unicamente com o propósito estético, é abominável que quem pratique esportes faço-o com intenções unicamente vaidosas e veja a rotina como uma obrigação. 

As aulas de Educação física foram introduzidas no Brasil no século XIX, mas precisamente no ano de 1851, quando a Reforma Couto Ferraz foi outorgada. Mas por que todo esse discurso a respeito das atividades físicas e porque ela é importante até no meio acadêmico, principalmente para as crianças? 

Crianças no Parque (Foto: FreePik)

O desenvolvimento infantil é muito influenciado pela confiança com a qual a criança cresce. Isto é, a prática de esporte desperta o desenvolvimento tanto físico como psicológico infantil e traz vantagens para que os jovenzinhos amadureçam e evitem traumas acusados pelo sedentarismo. Além disso, quando introduzido logo nos 5 primeiros anos de vida, o esporte pode impactar o resto da história do então pequeno ser humano, além de evitar a obesidade infantil. 

Meninas em um time de futebol
Meninas em um time de futebol

Por fim, voltando ao desenvolvimento psicológico, as atividades esportivas devem fazer com que o ambiente familiar ajude os filhos a conseguirem fazer amizades com mais facilidades, mais uma vez, evitando com que traumas infantis ocorram e dificultem a futura vida adulta. 

Por isso, é fundamental que a introdução aos exercícios físicos sejam feitas primeiramente pelos pais enquanto ainda tem o filho em casa. A consequência é a simplificação do processo de amadurecimento e independência do mesmo na futura adolescência/vida adulta.

Por: Bruno Barrena- Jornal Jr

Comentários

Comentários

Mostrar mais
UPbe07

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo