Editorial ModaGeralModa

Moda de outono: o que esperar em 2022

Mulher branca com cabelo castanho, usando óculos escuro e segurando sacolas na rua.
Todos os anos a principais tendências começam na Semana de Moda de Paris (Foto: Reprodução/ FreePik)

O outono começou no final de março e, com uma nova estação, novas tendências na moda surgem no mundo da moda. Conseguimos saber previamente o que vai bombar na estação observando as semanas de moda, como a de Paris, Nova York e São Paulo. Ou até mesmo acompanhando o que fashionistas estão usando.

No ano passado o forte foi uma estética kidcore, uma onda de nostalgia das décadas de 90 e 2000. Mas aos poucos ela foi dando espaço para uma vibe moderna e sexy, com transparências, estampas diferentes e tons saturados, que foi acompanhado pelas passarelas das marcas de grife.

Para 2022, não podemos esperar menos do que sofisticação e modernidade com uma pegada de romantismo. As peças variam desde luvas, botas longas até um clássico jeans ou uma peça de alfaiataria. A seguir, fique por dentro da moda de outono!

Mãos cobertas

Primeiramente, as luvas além de virarem queridinhas de marcas de grife durante a semana de moda em Paris, também se tornaram um sucesso entre fashionistas. O acessório, famoso na vestimenta da elite do século 18, promete ser uma das maiores tendências nesse outono e inverno.

Elas, ora curtas, ora longas e de diferentes materiais, como renda, veludo e couro, trazem uma dramaticidade que o romantismo da estação pede. E, uma vez que, o item se tornou mainstream, estando no clipe de Olivia Rodrigo e presente em looks disruptivos no TikTok, é só esperar para pegar entre os brasileiros.

Mulher negra sorridente mexendo em arara de roupas.
Você pode entrar nas tendências apenas cavando o fundo do seu baú (Foto: Reprodução/ FreePik)

Estampas diferentonas 

Para esta estação, estampas não são uma grande novidade, mas a promessa da vez é o trompe l’oeil, estampa com efeito de ilusão de ótica. Além disso estará em alta o animal print, estampas que lembram as padronagens da pele de algum animal.

Usando essas estampas você pode produzir um look preppy, desafiando as normas do “certinho” e adotando uma produção mais rebelde e despojada, usando elas como um elemento inusitado no seu look.

Transparências

Não é de hoje que as transparências fazem sucesso, mas para esse outono elas são uma grande aposta. Essa é uma tendência que pode ser trabalhada em muitos estilos, desde uma pegada mais ousada com seios à mostra, até uma peça mais sofisticada com pedrarias.

Na semana de moda de Paris, a transparência foi uma aposta de grifes como Isabel Marant, Ludovic de Saint Sernin, Coperni e Saint Laurent. Nas passarelas cada uma trabalhou um estilo diferente: tricô, tule e brilhos.

Gosta de cano longo?

As botas over the knee são uma tendência que tem ganhado mais espaço a cada ano, e em 2022 ela chega com força. Esse calçado ganhou as passarelas em diferentes silhuetas e materiais.

Além dessa popularidade, essas botas se encaixam perfeitamente na estética que promete ser tendência nesse ano, dando um tom dramático, moderno e sexy aos looks. O calçado é uma escolha estilosa e versátil, funciona com vestidos de diferentes comprimentos e até com calças.

Alfaiataria

Aquilo que todos dizem “no outono e inverno o estilo fica mais sofisticado”, esse é o momento de usar uma calça de alfaiataria guardada no seu armário, e até um blazer. Com peças elegantes, cortes refinados e bem alinhados, a alfaiataria traz um estilo glam impecável. 

Mas você está enganado se acha que não é possível montar um look moderno com a alfaiataria, você pode quebrar a seriedade dele misturando estilos de roupas ou colocando um tênis. Nesse outono, a aposta é no “maior é melhor” e produzir looks mais oversized.

Mulher branca usando uma roupa de alfaiataria, no fundo a rua com motos estacionadas.
Mesmo usando alfaiataria é possível montar um look descontraído e sofisticado (Foto: Reprodução/ FreePik) 

Paleta da moda de outono

Normalmente é esperado tons mais pastéis e terrosos nessa estação, mas cores vibrantes e saturadas farão bastante sucesso. As cores mais fortes dão vida para o look e o deixam mais divertido.

Porém, caso você prefira cores mais neutras, ainda é uma tendência apostar em looks com tons terrosos, cores que podem ser associadas à terra e a natureza, como o marrom, caramelo, terracota, areia, rosa queimado, verde-oliva etc. Também é uma possibilidade mesclar as cores mais vibrantes com eles.

Três mulheres, a primeira negra, a segunda branca e loira e a terceira branca e morena. Estão usando roupas rosas e laranjas posando em um fundo rosa.
Tons vibrantes são famosos no verão, mas você também pode aproveitá-los no outono (Foto: Reprodução/ FreePik)

O clássico: xadrez

O xadrez é o caso de mais um clássico voltando, na semana da moda de Paris, com uma influência clara do punk, ele apareceu na passarela de Marine Serre e foi a padronagem principal da Dior.

Dá para apostar no xadrez em várias peças diferentes, como em vestidos, macacões, blusas, saias e calças. Assim, é possível criar vários looks com a peça para essa estação.

Outros destaques na moda de outono

Provavelmente você vai ouvir falar muito em peças como corset, mini saias, botas tratoradas e roupas com plumas. Essas são algumas outras tendências que já estão na boca do povo há algum tempo.

Além disso, se transformaram em queridinhas por fashionistas e celebridades em geral, são uma aposta moderna, sofisticada e dramática, tudo que o outono pede. Além disso, você pode usá-las como coringa, pois elas se adaptam em diversos looks.

Por fim, você está preparado para abrir seu guarda-roupa e escolher as peças que são tendências nesse outono para usar?

Gostou do texto? Aproveite também e confira outros textos que temos em nosso blog sobre dicas de moda!

Por: Luisa Sousa, Jornal Jr – UNESP Bauru.

Comentários

Comentários

Mostrar mais

Jornal Jr. Unesp

Como graduandos em comunicação, estamos diariamente em contato com a área e buscamos inovar, baseados nas tendências desse mercado. Contamos com a mentoria e o apoio dos professores da universidade, que possuem ampla experiência na área da comunicação, um dos fatores que garantem a qualidade de nossos serviços.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo