GeralSérie Bem-estar AnimalUP Enfoque

Up Enfoque – Série Bem-estar animal – Contextualização

Omaxlab

Bem-estar animal é um tema multidisciplinar que integra diversas áreas de conhecimento: a área científica, ética, econômica, cultural e política (OIE, 2008). Em 1986, Donald Broom,  pesquisador inglês e professor emérito de bem-estar animal na Universidade de Cambridge definiu bem-estar animal como “estado do organismo durante suas tentativas de se ajustar ao seu ambiente”. Sendo assim, no que se refere a qualidade de vida, o bem-estar, envolve todas as situações do animal, desde aquela que coloca o animal em risco até aquela que o animal está em harmonia com seu ambiente.

Cobertura completa em nosso canal do Youtube e áudio completo no Spotify.

 Estar bem não é sinônimo de bem-estar, estar bem é apenas um dos estados de bem-estar, adicionalmente, entende-se que mal-estar também é um dos estados de bem-estar. Sob essa perspectiva, podemos compreender o motivo de não sermos capazes de fornecer o bem-estar aos animais, uma vez que se trata de uma característica intrínseca do animal. No entanto, podemos fornecer recursos para que o animal seja capaz de expressar seu comportamento natural. 

O bem-estar dos animais é considerado ruim quando ele tem dificuldades de manter o controle de suas funções orgânicas e deve ser mensurado de forma científica, independente de condições morais ou religiosas. A senciência animal é a ciência que reporta que os animais são seres sencientes e têm condições de ”sentir sensações e sentimentos de forma consciente”. Uma das formas de avaliar o bem-estar animal é por meio do modelo de avaliação de bem-estar animal dos “Cinco Domínios” que integra domínios de estado físico (Ambiente, Nutrição, Saúde e Comportamento) e o domínio psicológico (estado afetivo ou mental), proposto por Mellor e Reid em 1994.

A série Bem-estar animal integra múltiplas perspectivas nessa temática. Tais perspectivas variam desde a avaliação de bem-estar de animais mantidos em cativeiros para fins de alimentação humana e outros subprodutos, avaliação de bem-estar animal de animais silvestres, domesticados e domesticáveis, até a avaliação de bem-estar e enriquecimento ambiental de animais destinados à pesquisa. Além disso, vale ressaltar a importância da obtenção de certificações de bem-estar animal para uma maior confiabilidade das empresas e escolha de alimentos pelos consumidores. A adoção do conceito de “um bem-estar” reconhece a necessidade de se ter um equilíbrio de três dimensões: o bem-estar humano,  bem-estar animal e o equilíbrio ambiental.

Camila Vieira Curti

Doutora em Ecologia Evolutiva e Comportamental e Professora temporaria na USP, campus Pirassununga. Experiência em ecologia, comportamento e bem-estar animal

Siga nossas redes sociais, acompanhe todo o conteúdo no Portal Up Cuesta Bem-estar.

Site: upcuesta.com.br

Instagran: @upcuestabemestar

Canal UP Cuesta Bem-estar no Youtube

Canal UP Enfoque no Spotify

Aqui no portal Up Cuesta na Categoria Up Enfoque

Comentários

Comentários

Mostrar mais
UPbe07

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo