Editorial SaúdeGeralSaúde

Veja hábitos que podem se prejudiciais à visão

Cuidados podem ser mais fáceis do que parecem e começam com atitudes simples do dia a dia.

Omaxlab

Ter um cuidado extra com a visão pode ser muito benéfico a longo prazo, afinal a visão é um dos sentidos mais utilizados durante o dia a dia. No entanto, engana-se quem pensa que apenas atividades que envolvem luz afetam nossos olhos no final do dia. 

Vale a pena ainda, que preservemos nossa visão através daquilo que é sabido e explicado por todas as avós do Brasil: Evitar ficar muito perto de telas e outros tipos de coisas que emitam luz. No entanto, há outras práticas que podem prejudicar a famosa ´vista´. Confira abaixo algumas delas: 

Foto: Pixabay

Ler no escuro

Esta prática é muito comum para muitas pessoas. Isso porque com a correria do dia-a-dia, o momento antes de dormir talvez seja uma válvula de escape para quem ama ler. Mas uma regra é clara, quanto menos luz presente mais esforço para o olho e consequentemente aumenta o cansaço deste. Os sintomas da fadiga podem aparecer logo em seguida, através de dor de cabeça, coceira e/ou lacrimejar. 

A longo prazo, com este tipo de comportamento, até quem não tem predisposição para problemas oculares pode sofrer com as patologias. Síndrome do olho seco e glaucoma são os principais problemas que, caso não sejam tratadas, podem levar à cegueira no futuro. 

Foto: Freepik

Coçar os olhos

Ficar coçando os olhos com frequência é extremamente danoso. No ato, as veias ao redor dos olhos podem se romper e causar uma hemorragia. Além disso, pode ser um modo de se contaminar com doenças infecciosas, no caso da visão, com algum tipo de conjuntivite.

Se não bastasse já tamanha surpresa, ainda existe uma doença da córnea chamada “ceratocone”, que afeta a qualidade da visão e em casos graves pode precisar de um transplante de côrnea. 

Não usar óculos de sol

Ir a algum lugar e deixar os olhos expostos à luz solar sem nenhum tipo de proteção pode ser extremamente perigoso. Os raios ultravioletas podem causar o envelhecimento precoce da córnea ou até mesmo a sensação de calor e queimação no olho.  Existem três tipos de radiação solar: 

  • Radiação ultravioleta (UV): Eles são responsáveis ​​por alterações na córnea, envelhecimento precoce do olho e danos à conjuntiva.
  • Radiação infravermelha: são aquelas que  têm a capacidade de queimar e dar uma sensação de calor na córnea 
  •  Radiação visível: Luz natural recebida, mas que sem proteção pode ser danosa.
Foto: Freepik

Não consultar um oftalmologista

Assim como em qualquer outra área da saúde, é importante se consultar com um profissional especializado que esteja disposto a estudar seu caso. Então, caso tenha qualquer problema ou desconforto com a visão ou o olho, consulte um oftalmologista de confiança.

Por: Bruno Barrena-Jornal Jr

Comentários

Comentários

Mostrar mais
UPbe07

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo