Você já parou para pensar porque ginastas e atletas olímpicos muitas vezes tem uma baixa estatura? Isso porque os atletas praticam desde a infância, por várias horas por dia, as famosas e chaves ‘atividades de impacto´. O esporte em si jamais faria mal ao desenvolvimento da criança, na verdade ele ajuda na maioria das vezes no crescimento, no equilíbrio e até mesmo na confiança do mirim.

O que acontece com os ginastas é que, na maioria das vezes, os mesmo iniciam suas atividades ainda quando crianças e de forma diária e muito presente na vida de cada um. Desta forma, são afetadas os locomotores, assim prejudicando o crescimento do pequeno atleta.
O impacto das atividades- Daí o nome Atividade de impacto- de fato afeta o crescimento dos atletas através da interferência que causam no fechamento dos ossos. Vale lembrar que isso é uma possibilidade e não uma regra já que mais uma vez, o esporte libera o Gh e pode ajudar a criança a crescer.

Por fim, é fato que os ginastas são menores, mas não necessariamente porque praticam o esporte mas também porque o tamanho menor pode ajudar no desempenho.
Por: Bruno Barrena-Jornal Jr