GeralSérie Bem-estar AnimalUP Enfoque

Up Enfoque – Série Bem-estar animal – Cleide Falcone

Cleide Falcone, a entrevista de hoje, nos traz uma grande compreensão de como é possível melhorar a qualidade de vida de animais mantidos em laboratório para fins comerciais ou para fins científicos com baixo investimento de recursos. Cleide nos explica como podemos consultar e nos orientar sobre todos os processos de cuidados e manejo pré e pós-operatórios, desenho experimental e implementação dos 3Rs para a espécie de animal em estudo. Cleide explica passo a passo quais são as normas e procedimentos para submissão de projetos que envolvam a utilização de animais para  aprovação do Comitê de Ética. A entrevistada pontua os procedimentos necessário para o envio de  projetos para Comissão de Ética no Uso de Animais – CEUA, bem como, a necessidade de credenciamento junto ao CONCEA que consiste no Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações responsável por regulamentar o uso de utilização de animais em  pesquisa no Brasil.

Cobertura completa em nosso canal do Youtube e áudio completo no Spotify.

A entrevistada também reporta como podemos investigar os fatores que possam diminuir stress e desconforto de animais de laboratório incluindo os seguintes temas: identificação de sinais de dor e desconforto e ocorrência de comportamentos anormais que possam interferir nos resultados de experimentos, introdução de enriquecimento ambiental e melhoria de técnicas dos procedimentos que envolvam animais nas pesquisas. Cleide destaca a importância do enriquecimento ambiental como um método que resulta em um melhor desempenho e melhor aptidão reprodutiva dos animais presentes em biotérios. Ela também nos explica quais são os tipos de enriquecimento que podemos fazer em animais em gaiolas com poucos objetos e nos demonstra fazer esses enriquecimentos. Os tipos de enriquecimento são: enriquecimento alimentar, enriquecimento físico, enriquecimento social, enriquecimento cognitivo e enriquecimento sensorial.

Com o intuito de melhorar a qualidade dos dados das pesquisas médicas e a qualidade de vida dos animais de laboratório, é extremamente fundamental que os trabalhos sejam baseados em políticas de comportamento e bem-estar de animais de experimentação, atendendo às diretrizes mais recentes dos centros mundiais de referência em ciência de animais de laboratório. Pesquisas que se preocupam com o bem-estar animal apresentam maior confiabilidade de seus resultados.

Camila Vieira Curti

Doutora em Ecologia Evolutiva e Comportamental e Professora temporaria na USP, campus Pirassununga. Experiência em ecologia, comportamento e bem-estar animal

Siga nossas redes sociais, acompanhe todo o conteúdo no Portal Up Cuesta Bem-estar.

Site: upcuesta.com.br

Instagram: @upcuestabemestar

Canal Up Cuesta Bem-estar no Youtube

Canal Up Enfoque no Spotify

Aqui no portal Up Cuesta na Categoria Up Enfoque

Comentários

Comentários

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo