Editorial ModaGeralModa

Athleisure: a tendência que leva as roupas da academia para as ruas

A imagem apresenta quatro amigas abraçadas e sorrindo com roupas de academia, que representam a tendência Athleisure. O cenário ao fundo apresenta uma montanha.
Conforto e estilo, as palavras chave do Athleisure (Reprodução: FreePik)

Athleisure é a junção das palavras athletic e leisure, atlético e lazer em português, respectivamente. Em primeiro lugar, a tendência tem como objetivo transformar o que é esporte, o popular fitness, em combinações fashion e casuais para a rotina. Sendo assim, são peças práticas, confortáveis e estilosas, que buscam enaltecer a personalidade.

O estilo funciona muito bem no dia-a-dia, transitando facilmente entre ocasiões descontraídas e algo mais sério. Dessa forma, situações distintas como almoçar junto das amigas e sair para trabalhar, por exemplo, podem acompanhar peças do Athleisure.

A foto mostra uma mulher negra com roupa de academia, da tendência Athleisure. Ela está fazendo um exercício de alongamento. O cenário apresenta prédios ao fundo.
Athleisure traz estilo atlético e fashion (Reprodução: FreePik)

Origem e popularização

O sucesso do estilo é recente, porém, a origem do Athleisure é de 1970, quando o condicionamento físico se tornou popular. Em 1980, a rainha da tendência fitness foi a atriz Jane Fonda.

Como muitas pessoas passaram a usar roupas de exercício de forma mais casual, as marcas esportivas começaram a improvisar peças adequadas para atividades físicas. Nesse sentido, melhorias atingiram a produção a partir de inovações feitas nos materiais, como elastano, poliéster, poliamida, viscose, nylon e outros tecidos de fibra sintética e natural.

Atualmente, no mundo pós pandêmico, é comum que nossas escolhas se tornem mais confortáveis e práticas. Eventualmente, o universo da moda é um grande reflexo social, onde, mais cedo ou mais tarde, a realidade é transmitida através de tendências.

No Brasil, o Athleisure tem um grande potencial de crescimento, já que a otimização de tempo sem perder o estilo é um fator buscado com cada vez mais frequência. O mais curioso é observar que marcas nacionais e internacionais – como Farm, Prada e Dior – estão lançando collabs ao lado de grandes selos esportivos -como Adidas e Nike. Assim, juntas, diferentes empresas constroem coleções que seguem o estilo.

A tendência, inclusive, já conquistou o coração de muitas celebridades mundo afora. É o caso de Bruna Marquezine, Gigi Hadid, Hailey Bieber, Olivia Palermo e das Kardashians.

Montagem de cinco fotos que apresenta celebridades com roupas Athleisure: Bruna Marquezine, Gigi Hadid, Hailey Bieber, Olivia Palermo e Kylie Jenner
Bruna Marquezine, Gigi Hadid, Hailey Bieber, Olivia Palermo e Kylie Jenner com roupas Athleisure (Reprodução: Pinterest)

Como aderir ao Athleisure

Ficou interessado pelo estilo e não sabe por onde começar? Então, confira as dicas que separamos:

  • Abuse da calça legging

Proporcionando conforto e liberdade de movimento, é a peça queridinha e chave para não errar. Portanto, invista nas mais neutras, que podem ter detalhes como bolsos, um recorte diferenciado, um brilho ou até ser de cirrê, imitando o couro.

  • Adote os sneakers ou tênis fitness

Hoje, temos uma infinidade de opções de tênis, disponíveis para todos os gostos e estilos. Nesse sentido, os calçados funcionam muito bem com a versatilidade de calças jogger, legging e jeans.

  • Aposte nos acessórios esportivos

De fato, eles darão um up na sua produção. Peças neutras, como as do Athleisure, pedem acessórios de destaque para balancear a composição.

A imagem apresenta uma mulher sentada no chão apoiando os braços nas pernas. Ela é loira e usa roupas de academia.
O sucesso da moda Athleisure é inegável (Reprodução: FreePik)
  • Jogue-se nas calças

Elas, que antes eram só para academia, ganham forma e força em nossa rotina. Calças de moletom, jogger, com tecidos mais maleáveis e encorpados valorizam ainda mais a silhueta e garantem sofisticação. Aposte também nas com bolso, com recortes em tule, com tela ou zíper. Por fim, aproveite as cores e as combine com o que você já tem no guarda-roupa.

  • Use tops e croppeds

Atualmente mais trabalhados, eles podem ter cores neutras ou as da estação. Assim, abuse das estampas e recortes criados para valorizar os seios e as curvas de cada corpo.

  • Não esqueça dos shorts e das bermudas

As bermudas ciclistas e os shorts têm ajudado muitas mulheres a saírem de casa mais confortáveis e lindas. Então, invista na comodidade e facilidade. Combinar uma parte de baixo neutra e realizar uma composição mais elaborada na parte de cima, além de acrescentar acessórios, faz toda a diferença.

  • Escolha moletons

Usá-los deixou de ser comparado a desleixo. Acima de tudo, ele traz mais estilo ao casual e mantém o ar despojado. Use-o com tênis, salto alto e não se esqueça de escolher peças imponentes. Misturar as peças e casar com um calçado mais “chique” também traz mais sofisticação ao look.

Athleisure: comodidade e elegância (Reprodução: FreePik)

Conclusão

Agora que você já conhece o Athleisure, não tenha medo de apostar nele. Além do conforto e da qualidade em poder se locomover sem incômodos, essa moda reforçará a sua identidade e destacará a sua paixão por se vestir bem.

Dessa forma, escolha peças que valorizem o seu biotipo e não fuja do seu estilo. O casual e o esportivo caminham juntos. Assim, as sobreposições serão a peça chave para um look certeiro. Lembre-se de apostar nos acessórios e construir um estilo mais refinado e democrático.

Gostou da matéria? Então fique atento(a) ao nosso blog para conhecer mais conteúdos sobre moda.

Por: Giovanna Santana, Jornal Jr – UNESP Bauru.

Comentários

Comentários

Mostrar mais

Jornal Jr. Unesp

Como graduandos em comunicação, estamos diariamente em contato com a área e buscamos inovar, baseados nas tendências desse mercado. Contamos com a mentoria e o apoio dos professores da universidade, que possuem ampla experiência na área da comunicação, um dos fatores que garantem a qualidade de nossos serviços.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo