Editorial NutriçãoGeralNutrição

Cereais integrais: o poder deste alimento

O consumo desse tipo de cereais integrais traz grandes benefícios à saúde

Os cereais integrais são aqueles que os grãos são mantidos por completo ou não são moídos em forma de farinha. Esse alimento não passa por um processo de refinamento, ou seja, não passa por processos industriais. Sendo assim, é preciso que ele esteja com suas três partes inteiras: o farelo, o endosperma e o gérmen.

Esses grãos são alimentos de alta qualidade nutricional e uma fonte principal de carboidratos complexos, sendo imprescindíveis para toda alimentação balanceada.

Além disso, são excelentes mesmo para aqueles que possuem dificuldades em se alimentar de uma forma mais saudável, visto que existem inúmeras formas de combiná-los e consumi-los no dia a dia.

Grão "Quinoa Real" em saco plástico transparente e com fundo totalmente branco.
Grão “Quinoa Real”/ Reprodução: Freepik

Os benefícios dos cereais integrais

Os cereais integrais são alimentos que promovem o bem-estar geral, visto que sua alta qualidade nutricional traz benefícios para a saúde e peso corporal.

Com teores de carboidratos que ajudam a manter um bom nível de energia e que aprimoram a regulação da glicose no corpo, eles podem ser um grande aliado das diferentes dietas existentes, pois são imprescindíveis em todo plano de alimentação balanceado.

Os cereais integrais:

  1. Representam uma boa fonte de energia
  2. São melhores assimilados no organismo
  3. Facilitam a digestão
  4. Evitam altos picos de açúcar no sangue
  5. Tem uma prolongada sensação de saciedade

Portanto, esses alimentos acabam sendo fundamentais para aqueles que buscam uma maior qualidade de vida. E isso independe da dieta do consumidor, tanto no inverno, quanto no verão.

Três ótimos tipos de cereal integral

Desenho, com fundo branco, de cereais em diferentes formatos.
Os cereais integrais são excelentes para dietas/ Reprodução: freepick

Flocos de aveia

Com mais proteínas do que as outras variedades e sendo uma fonte de fibra alimentar, minerais e ácidos graxos ‘bons’, a aveia é um dos grãos mais nutritivos. É um alimento energético que melhora o desempenho físico e mental.

Cevada

Grande aliada no controle de elevados níveis de colesterol, a cevada também ajuda no controle da constipação e na digestão devido à sua contribuição de fibra solúvel.

Flocos de milho

São carboidratos de absorção lenta, que aumentam o gasto energético e regulam os níveis de glicose. Além disso, possuem proteínas de alta qualidade que melhoram a saúde muscular e cardíaca.

Dicas para implementar na rotina de alimentação

Mulher jovem com tigela de frutas e cereais em mãos.
Existem inúmeras combinações para os cereais integrais. Fonte: Freepik

Embora alguns optem pelos fast-foods, outros escolhem melhor. Podemos introduzir, facilmente, os cereais integrais na alimentação diária de todos. Isso porque são alimentos versáteis e seu sabor é suave, combinando com outros ingredientes. Além do fato de que, ao ingeri-los, a sensação de saciedade no corpo prolonga e isso faz com que os famosos ‘beliscos’ ao longo do dia sejam evitados.

De início, consumir esses alimentos em refeições que precisam ser mais rápidas pode ser uma boa opção. E, além disso, misturas com cereais podem ser incríveis. Você pode, por exemplo, colocar em um pote uma grande variedade deles com iogurte e frutas, fica uma delícia!

A criatividade pode e deve ser usada ao seu favor.

Por fim, como você costuma integrar esses alimentos nas suas refeições?

Por: Gustavo Amaral/ Jornal Jr- Unesp Bauru

Comentários

Comentários

Mostrar mais

Jornal Jr. Unesp

Como graduandos em comunicação, estamos diariamente em contato com a área e buscamos inovar, baseados nas tendências desse mercado. Contamos com a mentoria e o apoio dos professores da universidade, que possuem ampla experiência na área da comunicação, um dos fatores que garantem a qualidade de nossos serviços.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo