Boa FormaEditorial Boa FormaGeral

Como evitar lesões ao praticar exercícios

Omaxlab
A prática de atividades físicas de forma incorreta pode causar lesões musculares (Foto: Freepik)

A prática regular de exercícios físicos ajudam a fortalecer os músculos, diminuindo assim as lesões e dores. Além disso, esse hábito não faz só bem para o corpo, mas também para mente, visto que praticar atividades físicas de maneira regular libera o hormônio da endorfina. Esse hormônio é responsável por estimular uma sensação de bem-estar e alegria. 

Os efeitos positivos para o corpo são diversos, como a diminuição do estresse, sensação de felicidade, maior equilíbrio do corpo, menor chance de desenvolver problemas como a hipertensão ou obesidade. Entretanto, na prática de exercícios é necessário tomar alguns cuidados na hora de executar qualquer atividade física, porque a prática errada e a sobrecarga de um determinado exercício pode causar lesões graves que podem comprometer o músculo. 

Para praticar os exercícios é necessário entender como funcionam as modalidades. Por exemplo, a natação exige muito dos ombros e lombar, por isso é necessário ao realizar esse esporte ter uma atenção especial nessa área para não causar lesões. Na musculação, se exige muito dos músculos, dessa forma é necessário compreender que o aumento do peso deve ser gradativo para não sobrecarregá-los.

Entender a necessidade e o limite do seu corpo é essencial para conseguir praticar esportes (Foto: Freepik)

Ao iniciar a prática de qualquer esporte é necessário passar por uma avaliação física para saber se seu corpo está apto ou não a desempenhar a função desejada. Essa é uma das formas de evitar uma futura lesão, e entender a forma que seu corpo funciona. Além disso, é necessário comprar equipamentos necessários para cada tipo de exercício, como por exemplo, se você deseja realizar corridas, será necessário investir em um tênis feito para isso. 

Outrossim, é necessário respeitar a periodicidade do treino, dado que, não se pode treinar todos os dias porque é necessário que o músculo possa descansar para se recuperar. Além disso, fazer o alongamento para aquecer os músculos é fundamental para  preparar o corpo para receber o impacto. 

Ter um profissional que direcione seu treino, para que você realize de forma correta e eficaz o seu objetivo é crucial. Sem um profissional que possa te orientar, abre mais possibilidades de você executar um exercício errado e acabar se lesionando.

Se alongar e fazer aquecimento é primordial para preparar seu músculo para qualquer atividade física que você irá executar (Foto: Freepik)

De acordo com o esportista Douglas Rompa, para evitar lesões musculares durante o exercício é preciso: “1: Alongar e fazer um aquecimento antes de começar. Ter um treino personalizado, executar os exercícios de maneira correta e descansar”. Todas essas etapas são fundamentais para evitar uma lesão, e ter um treino proveitoso. 

Por Lívia Figueiredo, Jornal Jr- Unesp Bauru

Acesse todos os nosso conteúdos de Boa Forma clicando aqui

Comentários

Comentários

Mostrar mais
UPbe07

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo