Muito além de tomar água, a exposição a temperaturas elevadas exige muitos cuidados com a alimentação para nosso bem estar.
Tempo de nos refrescarmos e preservar nossa saúde, os dias quentes exigem muito do nosso organismo e a alimentação é a chave para nos mantermos bem e cheios de energia.
Apesar da inibição da fome, causada pelo calor abundante, é essencial manter uma alimentação frequente e de qualidade. Nossa disposição e bem-estar dependem dos nossos hábitos alimentares e no verão devemos adaptá-los às temperaturas elevadas.
Por meio da alimentação, conseguimos prevenir os efeitos do calor intenso. Confira 5 dicas de ouro para hábitos alimentares saudáveis no verão:
- Priorize alimentos leves
O verão pede refeições mais leves; evitar alimentações muito gordurosas e condimentadas é o indicado. Alimentos com alta densidade energética têm digestão mais lenta e causam cansaço, pois demandam maior esforço do organismo. Além de não serem suficientes para repor a quantidade de líquido e sais minerais perdidos diariamente.
Opte por refeições leves e mais frequentes. Se decidir pelo consumo de carne, prefira as magras, brancas e de melhor digestão. Estes tipos de carne agregam mais proteínas ao organismo e são a combinação perfeita para saladas.
Experimente pratos simples e super refrescantes, a salada ceasar e o ceviche de tilápia são ótimas combinações entre carnes brancas e legumes e vegetais. Mas se sua praia não é a carne e você se interessou pelas dicas, cai bem opção do ceviche de banana da terra e da salada ceasar vegana.
- Mantenha-se bem hidratado
Hidratar-se é de extrema importância e, em dias de temperaturas quentes, esse cuidado deve ser redobrado: “As temperaturas altas do verão nos fazem suar mais, para adequar nossa temperatura corporal. Consequentemente, precisamos nos hidratar mais.”, afirma a nutricionista Renata Candido.
Água, água de coco, sucos de frutas e chás gelados sem adição de açúcar são opções saudáveis e refrescantes que farão o trabalho da hidratação. Outra opção é dar um sabor saudável à sua bebida, adicionando pedaços de frutas (limão, laranja), hortícolas (pepino), especiarias (canela) ou ervas aromáticas (hortelã).
As frutas são ótimas para ajudar na hidratação. Frutas como melancia, melão, laranja e abacaxi são ricos em água. Salada de fruta natural são receitas saudáveis para sair da mesmice.
- Consuma verduras, frutas e legumes e prefira grãos integrais
Verduras, frutas e legumes são os melhores amigos do verão. Esses alimentos fornecem vitaminas e minerais – nutrientes que mais perdemos pela transpiração quando sujeitos à altas temperaturas, além de ajudar na hidratação.
Pratos coloridos são sempre os que mais agregam ao nosso organismo. Combinar alimentos de diferentes cores nas saladas significa agrupar nutrientes variados e necessários ao organismo.
Em relação aos grãos, estes são ricos em fibras e contribuem para uma maior saciedade e bom funcionamento intestinal.
- Use o sal com moderação
“O sal em excesso ajuda a reter líquidos, auxiliando no inchaço das mãos, braços e pernas, que são mais comuns com temperaturas mais altas. Evite uso de temperos prontos e industrializados, prefira sempre os naturais e pouco sal.”
Assim como afirma a nutricionista Renata, é muito importante maneirar no sal. Ao consumir alimentos muito salgados, ingerimos uma quantidade maior de água que não é eliminada.
- Evite bebidas alcóolicas, muito açucaradas ou com cafeína
O álcool atrapalha a hidratação, seu efeito diurético acelera a perda de água pelo corpo, inibindo o hormônio antidiurético. Intercalar o consumo de álcool com o de água ajuda na hidratação e eliminação das toxinas do organismo.
“Bebidas açucaradas trazem calorias vazias ao nosso corpo. O ideal é tomar o suco mais natural possível sem adoçar com açúcar ou adoçante.”, afirma Renata.Já a cafeína estimula a geração de calor no corpo e acelera o metabolismo. A nutricionista afirma que as bebidas cafeinadas podem deixar alguns agitados. Um cuidado que ela alerta é o excesso de café, chá preto e chá mate.