Professor de educação física e personal trainer, Everson de Paula diz perceber uma pressão, principalmente através das mídias sociais, em busca de um “corpo de verão” ou um “corpo perfeito”. “Hoje a procura é maior por que elas veem influencers com um corpo bonito e elas se sentem na obrigação de estar como eles. Vejo pessoas que querem em pouco tempo estar com o corpo ideal, pessoas com um grau alto de ansiedade por causa de estar fora do padrão corporal”, conta.
Everson de Paula dá quatro dicas importantes para se exercitar e pessoa estar pronta para o verão. “Busque uma academia onde tenha bons profissionais, que te auxilie, que faça uma boa avaliação física e que te dê todo o suporte para você atingir seus resultados. Dieta. Caso consiga, procure um nutricionista, onde você terá uma dieta alinhada a você e ao seu dia a dia. Dieta é a chave principal para seu resultado. Caso não consiga passar por um nutricionista, diminua as quantidades de comida nos pratos, opte por fontes saudáveis de alimentos como proteínas como carnes, ovos, frango e peixes, saladas, legumes. Evite excesso de alimentos com alto teor de açúcar, gordura e sódio. Só de você diminuir ou cortar esses alimentos você já vai sentir uma boa diferença em seu corpo. Faça exercícios aeróbico. Exercícios aeróbicos são fundamentais para perder gordura. Mas vá com calma para evitar lesões. Comece na primeira semana com 15 minutos de caminhada, na segunda semana aumente para 20 minutos, terceira 30 até você estar com uma resistência e consiga fazer 1 hora de caminhada. Acredite no processo e tenha calma para chegar nos objetivos. Mantenha constância e não queira perder peso da noite para o dia, leva se um tempo para isso e mantenha-se focada todos os dias”.
Para o professor, é importante cuidar do corpo, mas também é fundamental tomar alguns cuidados. “Minha opinião é que devemos sim cuidar do corpo, ter um corpo que esteja cumprindo com suas funções para que você seja produtivo e saudável. Mas tome cuidado com o famoso corpo ideal. Mais uma vez falo que a mídia está aí e não devemos nos espelhar em pessoas que vivem do corpo, de influencers que falam que você precisa ser assim ou tomar isso ou aquilo. Cada pessoa tem um perfil de vida e uma estrutura corporal. Então, às vezes, vamos se frustrar por não chegar no corpo ideal e consequentemente nossa autoestima vai cada vez piorando. Corpo ideal está relacionado a vários fatores e cada pessoa tem um ritmo de vida. Mas sim. Você consegue atingir bons patamares ideais ao seu corpo, desde que você de o primeiro passo”, argumenta Everson.
As dicas de Everson para uma vida saudável incluem “se exercitar, ter uma alimentação saudável, fazer exercícios cardiovasculares, fazer musculação, ter um trabalho de mobilidade e alongamento, descansar e dormir bem”.
Além disso, o professor completa: “(Outra) dica é se aceitar. E entender que às vezes ter um corpo ideal não quer dizer ter saúde. Mude seus hábitos que estão te impedindo de você ser uma pessoa saudável. Não se compare com outras pessoas, cada um tem um estilo de vida diferente, idades diferentes, objetivos diferentes. Coloque a saúde em primeiro lugar, os resultados serão consequência da sua mudança”.
Pressão social pelo corpo do verão preocupa professora
Segundo a professora Erika Victoria, a Keka, referência principalmente em aulas de spinning, a “pressão social pelo corpo do verão, trincado e perfeito é uma guerra silenciosa que os bons profissionais vêm enfrentando diariamente para tirar da cabeça dos clientes que buscam respostas imediatas para ter resultados de um corpo perfeito. Os bons profissionais sabem que isso leva um tempo para ser construído, que a prática de atividade física deve estar associada a uma boa dieta e exames períodos com médicos sérios. Infelizmente lutamos contra a prescrição de produtos que prometem milagres e que prejudicam a saúde das pessoas”.
Para a professora, ainda dá tempo de se tornar saudável até o verão. “Basta adicionar a sua rotina diária, exercícios físicos com boa orientação e uma alimentação saudável. Certamente você vai perceber em 3 meses os benefícios da mudança de hábito”.
Mudar hábitos e encontrar motivações, defende Keka, é de grande importância. “A mente tem um importante papel quando falamos de mudança de hábitos, ela tenta boicotar, muitas vezes, as mudanças que fazemos para um estilo de vida melhor, pois ao longo do tempo, a única coisa que fomos treinados a fazer é sobreviver por mais tempo, porém, hoje , pensamos muito na qualidade desse tempo e quando instituímos alguma mudança precisamos pensar em como motivar as pessoas a continuarem no processo, isso é muito individual, precisamos saber quais são as maiores dificuldades que o indivíduo possui para trabalhar o ser humano por completo. Existem várias ferramentas motivacionais, certamente um profissional experiente saberá usá-las para te ajudar”.
“A maior ilusão que existe é achar que um corpo musculoso e super definido, com percentual de gordura muito baixo, é mais saudável que um corpo sem essa aparência. Cada indivíduo possui características próprias, que devem ser respeitadas, toda mudança radical leva tempo e precisa ser cautelosamente elaborada. Hoje no auge dos meus 52 anos e para todos os alunos que passam por mim eu digo: ‘Se preocupem mais com o conteúdo do que com a forma’”, diz ainda a professora Keka.
O exercício físico, explica Keka, vai além do aspecto físico, pois quando praticado com consciência e consistência, ele promove aumentos significativos de hormônios que nos trazem um bem-estar incrível. “A melhor terapia que você pode fazer é, sem dúvida nenhuma, praticar uma atividade física. Além disso, exercícios coletivos trazem a sensação que você não está sozinho nessa jornada e ajuda demais na continuidade da prática, ali você vai encontrar pessoas que lutam, vivem e pensam como você e isso é libertador”, comenta.
Uma boa alimentação deve estar aliada aos exercícios, reforça a professora Keka. “Começando pela alimentação, comer comida de verdade, planta e bicho (risos), é uma boa opção saudável e sustentável. Evitar alimentos ultra processados, descascar mais do que desembalar. Falando de exercícios, acho fundamental procurar um bom profissional, que, através de uma boa anamnese possa definir as melhores estratégias, fazer isso sem auxílio é possível, mas você pode se perder no caminho e desanimar. Para uma relação mais positiva com seu corpo, comece se conhecendo, saber quais são as dificuldades que você tem em se alimentar direito e se exercitar mais, mude, lembre-se que q vida é feita de ciclos e somente pode ser o regente da sua vida, faça por você e pra você, assim todos que estarão ao seu redor também serão influenciados, conviva com pessoas que tem o mesmo interesse que você, se você quer rezar vá a uma igreja, se quiser se movimentar procure uma academia ou um grupo que faça isso ao ar livre, mas vá, não espere o momento certo, faça acontecer”.
1 comentário em “A busca pelo corpo ideal para o verão”
Professora Keka é maravilhosa!!!