Com mais demandas a cada dia, fica difícil manter a energia e concentração constantes. Mas você sabia que a prática de Yoga pode ajudar nesses momentos? Nesse conteúdo, vamos mostrar como isso é possível.
A Yoga tornou-se parte do dia a dia de milhões de pessoas ao redor do mundo. Criada na Índia há dois milhões de anos, essa filosofia milenar, certamente, ajuda na saúde física, mental e concentração dos que não podem encaixar outros exercícios ou academias em suas rotinas.
Principalmente, agora que a pandemia colocou muitos trabalhadores em sistema home office e as demandas da empresa e do lar se misturaram e aumentaram.
Nunca antes a falta de concentração, o estresse e a ansiedade estiveram tão presentes em nossas vidas como nesse período de isolamento social. Por isso, cada vez mais pessoas têm procurado apoio nas práticas de Yoga.
Práticas e benefícios da Yoga
Esse aumento na procura pela Yoga deve-se principalmente aos benefícios da prática e ao fato de poder praticá-la em casa. Os exercícios consistem na união e equilíbrio entre respiração consciente, meditação e execução das poses.
A prática correta de cada uma dessas três bases, permite que você se torne mais consciente do seu corpo e do ambiente que o cerca. Diminuindo, assim, o estresse, a ansiedade e a falta de concentração.
A melhora na concentração deve-se ao pilar da respiração consciente. Segundo a professora de yoga Maria Teresa de Moraes, em entrevista para uma matéria na seção cotidiano do A Cidade On, ter consciência da sua respiração e funcionamento do corpo o traz para o momento presente e o impede de se distrair com pensamentos aleatórios. O mais interessante é que esse efeito dura mesmo depois de terminar o exercício.
Por onde começar: Algumas posições da Yoga
Dentro do Yoga há diferentes posições e exercícios, cada uma com um objetivo. Consequentemente, há algumas especificamente voltadas para melhorar sua concentração, e vamos te ensinar algumas delas aqui:
Postura do Guerreiro I
Abra as pernas e deixe os pés bem firmes sobre o chão, distribuindo bem o peso do corpo nos dois pés. Depois disso, leve o joelho direito para frente flexionando-o sem deixar passar do calcanhar e abra as mãos com a coluna ereta.
Levante as palmas das mãos para cima e junte o seu dedo indicador com o polegar. Foque a sua atenção no seu dedo médio a sua frente e mantenha a respiração profunda, soltando os ombros e relaxando o corpo. Faça o mesmo do outro lado.
Postura relaxamento final
Para essa postura, deite-se de barriga para cima sobre o chão ou qualquer outra superfície que se sinta à vontade. Mantenha as pernas e os braços esticados ao lado do corpo, feche os olhos e mentalize cada parte dele.
Fique parado até você se sentir completamente relaxado. Depois, retorne lentamente os movimentos das mãos, braços, pés e pernas.
Postura da Árvore
Fique em pé, apoiando-se em apenas uma perna. Posicione o pé que não está em contato com o chão na sua coxa. Eleve os braços acima da cabeça, junte as palmas das mãos ou coloque-as unidas em frente ao peito.
Acima de tudo, a prática de Yoga como um todo traz muitos benefícios e pode mudar sua rotina para melhor. Vale a pena dar uma chance e ver os resultados, o que acha?
Por: Anna Clara Leandro Candido – Jornal Júnior – Unesp/Bauru