Imagine que Deus queira lhe oferecer algo muito bom, talvez o melhor chocolate do mundo…
Existem alguns momentos que ficamos sem entender por que as coisas acontecem. Porém, Deus tem diversas formas de falar conosco. Em meus momentos de devaneio e para meu próprio entendimento vou escrever de forma metafórica. Imagine que Deus queira lhe oferecer algo muito bom, talvez o melhor chocolate do mundo, o que irá atender seu paladar de maneira que nada no mundo irá te complementar mais. Porém em toda a sua sabedoria ele lhe dá uma semente para que possa plantar a melhor árvore de cacau que possa existir, você quer muito apreciar aquele chocolate e aí você deve fazer a primeira escolha, entre muitas que terá que fazer. Você precisa escolher ter tolerância, paciência e plantar a sua semente ou simplesmente deixar isso de lado. Assim você planta, porque você quer muito aquele chocolate.
O tempo passa e a plantinha vai crescendo e você imagina aquele chocolate delicioso. Você cuida da plantinha todos os dias, mas sua paciência vai se esgotando. Você já pensou em pegar um chocolatinho da Nestlé mesmo, ou até um chocolate suíço. Esta é sua segunda escolha. É quando muitas pessoas desistem por não querer esperar ou ter que cuidar da sua plantinha, pois tem chuva com ventos fortes, alguma animal pode pisar em sua plantinha e o pior de tudo, todos aqueles que não receberam aquele presente de Deus vão lhe desmotivar, vão dizer que é uma besteira ficar cuidando de algo assim, pois existem muitos tipos de chocolate, que são bons também e não há razão para ficar esperando tanto tempo “só” por um chocolate. Existem pessoas que não sabem o que é ter um presente de Deus, um dom, um talento a mais e assim elas não querem que você tenha este privilégio e tentam a todo custo mostrar para você que você deve ser igual a elas, deve comer um chocolate que já está no mercado. Este é o seu segundo momento de escolha. Você poderá aceitar que você é igual a todo mundo e partir para outro chocolate, ou não! Você pode acreditar no seu presente, cuidar da sua planta que irá crescer com vigor e se transformar em uma árvore de raízes fortes.
Assim você o faz! Cuida todo dia da sua árvore, mesmo naqueles dias em que você está sem paciência, cansado, intolerante. E por ter feito essas escolhas você tem algo que ninguém mais tem, o momento da colheita. Quando você olha para trás percebe que tudo passou mais rápido do que imaginava e que fez as escolhas corretas e assim pode provar o mais doce chocolate, aquele que se encaixa de uma maneira divina no seu paladar. Neste momento você percebe que Deus lhe deu muito mais que um simples chocolate para saciar sua vontade e seu prazer. Ele lhe deu uma árvore, uma vida. Ele te fez uma pessoa mais serena que sabe esperar a sua vontade, a sua sabedoria. Alguns ainda não entendem como é ter este prazer, esse contato com o divino, irão lhe dizer que você é bobo por esperar tanto tempo por um simples chocolate. Mas assim é a vida, quem se contenta com o imediato não está perdendo somente o chocolate e essas pessoas nunca irão entender o que você realmente ganhou do pai celestial.