Não são todas as tendências que combinam com seu estilo e nem sempre é uma boa ideia investir em todas elas, já que a grande maioria é passageira. No entanto, algumas valem um espaço no seu armário, como as peças atemporais e clássicas, que são um coringa no dia a dia.
A prova disso é: você tem uma t-shirt, uma camisa branca ou jeans no armário? Provavelmente a resposta será sim. E existe um conceito exclusivo para as tendências que permanecem relevantes mesmo após longos anos: moda atemporal.
O que é moda atemporal?
A moda é influenciada por macrotendências, as modificações do comportamento de consumo das pessoas por causa da cultura, aspectos econômicos ou transformações sociais.
Mas esse fenômeno não se aplica à moda atemporal, já que ela é mais do que uma tendência. Assim, as peças atemporais simplesmente nunca saem de moda, independente da temporada, estação do ano ou surgimento de novos estilos e comportamentos de consumo.
Sabe aquela peça que veio diretamente dos anos 60, 70 ou 80, mas que mesmo assim pode tranquilamente ser usada nos dias de hoje? Essa é a essência desse estilo.
Benefícios da moda atemporal
Que a moda atemporal nunca sai de moda e sobreviveu a todas as trocas de tendências, já entendemos. Mas outro fator que faz o estilo ganhar cada vez mais espaço é a nova relação do consumidor com a moda, que vem mudando com o passar do tempo.
Está cada vez mais comum que os clientes queiram saber sobre os processos de produção, sobre as matérias-primas e os conceitos dos lançamentos. Além da busca por alternativas sustentáveis se tornando mais uma tarefa coletiva e indispensável.
Desse modo, o fato da moda atemporal não ser passageira reduz o descarte excessivo e precoce de roupas. Além disso, não ser tão facilmente descartável, já que alguns produtos atemporais são feitos com tecidos e materiais duráveis, o que torna esse estilo muito mais procurado.
Assim, o investimento em peças atemporais se torna uma escolha consciente, responsável e inteligente.
Relação com o “armário cápsula”Na década de 70, a estilista Susie Faux criou esse conceito do armário cápsula, que, em sua base, traz a ideia de um guarda-roupa construído apenas com itens que sejam essenciais e atemporais.
Ele seria resultante de uma coleção cápsula que, ao invés de ser composta apenas pelas tendências da temporada ou da estação, seria feita por peças básicas e atemporais que nunca saem de moda, estão sempre atuais e não sofrem os efeitos do tempo.
O armário seria feito com um número razoável e reduzido de roupas, mas que fossem úteis, que combinem entre si e concedam ao seu usuário a possibilidade de criar vários looks, com múltiplas possibilidades.
Mas quais são as peças atemporais?
A criatividade na hora de montar as combinações e o jeito de se vestir são formas de expressar a liberdade, as opiniões e os sentimentos por meio da moda. Por isso a moda atemporal ganha espaço no mercado e nos armários. Veja algumas peças:
- Calça de alfaiataria
Desde o século XIX essa modelagem faz parte das produções ao redor mundo.
Com caimento e elegância no corte, a peça cai super bem tanto num dia de trabalho quanto em um jantar.
Com as calças de alfaiataria, o segredo está em experimentar combinações com camisetas básicas ou casuais, conjuntinhos e até sobreposições com outras peças de alfaiataria — como o blazer — são alguns exemplos.
- Calças Jeans
A Calça jeans é uma das primeiras opções da lista já que as possibilidades entre o skinny, a wide leg e o jeans reto, podem facilitar a combinação com outras peças do guarda-roupa, rendendo inúmeras composições estilosas.
- Bolsa minimalista
Bolsas básicas são mais um daqueles acessórios curinga. Sem ter grandes recortes ou modelagens, esse tipo de bolsa pode combinar com quase todos os looks.
- Blazer oversized e trench coats
Peças com visuais amplos e com um ar mais streetwear são febre no mundo da moda. E com blazer oversized é possível garantir produções modernas e elegantes, além da liberdade e conforto. Com modelagens femininas, masculinas, de alfaiataria, as combinações são muitas e o look adere a diferentes eventos do dia.
Já os trench coats foram uma das maiores tendências de moda do último inverno, afinal esse casaco é elegante, versátil e o melhor de tudo: é realmente capaz de te proteger nos dias mais frios. Independente do seu estilo, é bem fácil de ser combinada com outras peças.
- Jaquetas
Das clássicas jaquetas jeans até as de couro, são mais uma opção de terceira peça para o seu look. Versátil, estilosa e indispensável no “armário cápsula”, as jaquetas elevam o visual quase que imediatamente, além de caírem bem com qualquer outra roupa, como calça jeans com camiseta ou vestidos.
- T-shirts
As t-shirts, famosas camisetas básicas, sem estampas ou qualquer outro tipo de adorno, costumam ser a salvação na hora de montar um look em meio a correria da rotina.
As possibilidades são imensas: combinar com jeans e jaqueta ou calça de alfaiataria, além de acessórios, que agregam mais personalidade. A escolha dos sapatos também é importante, já que o salto traz um toque de elegância; enquanto tênis, sapatilhas e rasteirinhas vem com a pegada mais despojada.
- Camisa branca
Do formal ao mais básico, a camisa branca dá um toque sofisticado ao look, o que é seu diferencial. Essa peça também pode ser objeto de várias combinações em estilos e ocasiões diferentes, independente do gênero.
Conclusão
Essa moda traz um ar de contemporaneidade. E ainda que possuam características minimalistas, essas peças continuam tendo um toque interessante e realçam as combinações de roupas.
Gostou da matéria? Então fique atento(a) ao nosso blog para conhecer mais conteúdos sobre moda.