Boa FormaEditorial Boa Forma

Erros comuns que você precisa evitar ao fazer uma dieta

Mulher magra, branca. Aparece apenas da cintura aos ombros. De perfil. Usa cropped preto e branco. Short preto. Relógio preto e branco no braço esquerdo. A mão direita segura uma fita métrica amarela que está rodeando a barriga para marcar quantos cm ela possui. Fundo branco.
O sonho do emagrecimento precisa de pequenos cuidados (Foto: Freepik)

Que todos queremos ter aquele corpo bonito ninguém pode negar, não é mesmo?  Mas se você faz parte daquela parcela que luta para perder uns quilinhos apelando até para uma dieta milagrosa mas não obtém resultado, saiba que pode estar cometendo erros comuns que podem ser evitados.

Para te ajudar, listamos aqui algumas dicas do que não fazer. Parece bobagem, mas erros banais quando somados, podem definir o sucesso ou fracasso da sua dieta. Acompanhe o texto e saiba mais!

Não possuir acompanhamento profissional

Um dos erros mais comuns é seguir dietas ditas serem boas por amigos, familiares ou, até mesmo, vistas na internet sem um acompanhamento de um nutricionista. De fato, as dietas podem até funcionar, mas talvez não se encaixem para a sua realidade.

Cada pessoa possui um organismo, um metabolismo e uma rotina diferente. Portanto, as dietas devem ser prescritas de acordo com as individualidades de cada um. Até mesmo a quantidade de cada alimento varia de acordo com a pessoa. Quem sabe fazer isso é o nutricionista de formação.

Seguir dietas de influencers

Com o mundo digital, é comum gostarmos de várias personalidades famosas e acreditarmos no que elas dizem, mas não devemos nos enganar. Tais dietas, geralmente, são radicais e dizem possuir efeito rápido, como os famosos jejuns intermitentes. 

Esse rápido emagrecimento pode, além de não funcionar, prejudicar o corpo reduzindo o metabolismo com a perda súbita de massa e água. Além disso, cometer esse erro pode abrir margem para compulsões alimentares e problemas psicológicos, caso não acompanhado por um profissional adequado.

Não ingerir carboidratos

Uma balança branca no centro da foto/esquerdo. Ao lado direito da balança, tomates, kiwis, abacates, cenouras e folhas verdes. Uma fita métrica azul ondulada reta na diagonal passando em cima dos legumes e da balança. tudo em cima de uma mesa branca.
Erros na dieta são comuns, por isso, atenção sempre (Foto: Freepik)

Depois de ser amplamente difundido como inimigo do emagrecimento, o carboidrato foi sendo deixado de lado. Mas não podemos nos esquecer: carboidratos são essenciais para o nosso organismo!

Carboidratos saudáveis como frutas, raízes, tubérculos e cereais possuem a capacidade de gerar energia, promover a saciedade e evitar a queimação da massa muscular. Basta saber escolher e ingerir a quantidade correta. Pois a falta deles faz com que o organismo peça para que seja suprido a falta de energia, recuperando a perda de peso. Um erro muito comum.

Por fim, retomando o essencial: Tenha sempre em mente a necessidade de um acompanhamento médico para o sucesso da sua dieta! Assim, você evita erros comuns e possui uma evolução tranquila e saudável!

Gostou do conteúdo? Então fique confira a nossa editoria de Boa Forma!

Por: Lucas Lima – Jornal Júnior – Unesp/Bauru

Comentários

Comentários

Mostrar mais

Jornal Jr. Unesp

Como graduandos em comunicação, estamos diariamente em contato com a área e buscamos inovar, baseados nas tendências desse mercado. Contamos com a mentoria e o apoio dos professores da universidade, que possuem ampla experiência na área da comunicação, um dos fatores que garantem a qualidade de nossos serviços.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo