Editorial SaúdeGeralSaúde

Medicina Personalizada: tudo sobre a saúde do seu filho

Medicina Personalizada e os Avanços na Medicina

Os avanços da medicina nos trouxeram inúmeros conhecimentos sobre os cuidados com a saúde de crianças e adultos. Isso tem nos permitido cuidar cada vez melhor dos nossos filhos e de toda a família.

Isso acontece, dentre outros motivos, porque vivemos em uma sociedade que cuida das pessoas de forma única: vemos classes com quantidades cada vez menores de alunos; aulas particulares de idiomas, de instrumentos musicais e de outras áreas; personal trainer, personal travel e diversos outros tipos de serviços personalizados, e por aí vai.

E a área da saúde não ficou por fora disso – a medicina personalizada tem crescido de forma impressionante e já permite a realização de exames como a Análise Genômica, que analisa o DNA de cada um e traz o conhecimento ideal para direcioná-lo em relação às características que podem ser estimuladas ou evitadas para o seu bem estar.

O que é Análise Genômica e como ela contribui para a saúde do seu filho

A análise genômica é um exame que, a partir do DNA de cada indivíduo, é capaz de identificar predisposições genéticas em diferentes quesitos, por isso, ela é considerada o ponto alto da medicina personalizada.

Como isso é possível?

A análise genômica é um exame capaz de identificar informações individuais codificadas no material genético (DNA) que são diferentes em cada um – é isso que torna cada pessoa única. Os resultados incríveis desse exame permitem mudar a vida de cada membro da sua família. Veja como:

Predisposições para habilidades atléticas naturais

A partir da análise genômica, pode-se identificar características como: capacidade cardíaca e pulmonar, recuperação e reparo muscular, sensibilidade à insulina, resposta do colesterol HDL à prática de exercícios, predisposição ao desenvolvimento de inflamações de ligamentos e tendões, entre outros.

Isso permite que você ajuste os exercícios físicos de cada membro da sua família de forma única, aproveitando o máximo benefício em cada atividade e obtendo respostas sempre positivas do organismo.

Conhecimento do seu perfil genético x alimentação saudável

Quantas vezes você já ouviu pessoas dizerem “coma frutas”, “coma bastante verdura”, “evite frituras e refrigerantes”, entre outras dicas de alimentação? E se você pudesse ditar as regras de alimentação de forma personalizada? Com a análise genômica, o desafio da boa nutrição se torna uma possibilidade incrível!

Levando em consideração predisposições genéticas, podemos identificar deficiências na absorção de vitaminas B12 (que podem resultar em anemia), evitar possíveis problemas vasculares devido à deficiência de absorção de ômega 3 e coletar informações sobre valores de colesterol LDL, triacilgliceróis e açúcar no sangue (glicemia).

Com esse exame, é possível entender melhor o metabolismo de nutrientes pelo organismo e, a partir disso, direcionar a alimentação de forma personalizada.

Utilize os melhores medicamentos, na medida certa!

Cada organismo metaboliza os medicamentos em uma velocidade diferente, fazendo com que as dosagens padronizadas possam ser muito altas ou baixas. A análise genômica é capaz de estimar a eficácia ou a toxicidade de um medicamento para cada pessoa, evitando possíveis problemas de saúde.

Muitas vezes, o que parece ser intolerância pode ser simplesmente resultado de uma posologia inadequada, e o conhecimento do perfil genético é fundamental para evitar esse tipo de problema.

Evite o desenvolvimento de doenças

Com a análise genômica, identificamos predisposições genéticas a doenças mais “comuns” na sociedade, como baixa densidade mineral óssea, obesidade e doenças vasculares. Esse conhecimento permite que você adote hábitos saudáveis, capazes de evitar problemas de saúde e mudar completamente a sua qualidade de vida.

Comentários

Comentários

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo