Editorial NutriçãoGeralNutrição

Nutrigenética: Saiba mais sobre a nutrição baseada no seu DNA

Entenda mais sobre a nutrigenética e saiba como seus genes podem influenciar na sua alimentação

A alimentação tem um papel fundamental na nossa vida. Quem nunca pensou em procurar um nutricionista ou seguir formatos prontos da internet para tentar melhorar a saúde? Hoje, com o avanço da tecnologia, sabemos de formas mais eficazes de entender o que nosso corpo precisa. Deixe de lado a ideia de ‘tentativa-e-erro’ e venha conhecer a Nutrigenética.

O termo Nutrigenética surgiu em 1975 no livro “Nutrigenetics: new concepts for relieving hypoglycemia” (Nutrigenética: novos conceitos para amenizar a hipoglicemia) escrito pelos Doutores Brennan e Mulligan. Porém, o termo ganhou destaque após as pesquisas do Projeto Genoma Humano, responsável por sequenciar e mapear todos os genes dos seres humanos.

A imagem mostra uma mulher negra, com roupas e instrumentos científicos analisando um recipiente com morangos dentro.
O Projeto Genoma Humano, iniciado em 1990, foi responsável por trazer grandes avanços na área biomédica e, atualmente, vem revolucionando a forma de se pensar na alimentação (Reprodução: Freepik)

MAS O QUE É A NUTRIGENÉTICA?

Como sabemos, cada indivíduo possui um DNA próprio, com seus polimorfismos (variações genéticas como predisposição a diabetes, pressão alta etc) únicos que necessitam de esforços, nutrientes e alimentações específicas.

Nos últimos anos, pesquisas descobriram que os genes e a alimentação estão mais ligados do que se imaginava. A ciência da Nutrigenética vem realizando estudos para entender como o DNA e os polimorfismos interagem com a alimentação específica de cada pessoa. Com isso, a ideia de se realizar testes preditivos para mapear o gene e entender exatamente o que seu corpo precisa se tornou mais real do que nunca. Ou seja, com os testes genéticos fez-se possível descobrir se uma pessoa tem predisposição a certas doenças e, de forma conciliada a um nutricionista, realizar uma dieta específica para o que seu corpo necessita.

QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DA NUTRIGENÉTICA?

A possibilidade de realizar uma dieta personalizada para a sua própria necessidade genética é o maior benefício que vemos logo de cara, porém, como isso se dá de forma prática? Um exemplo claro que podemos usar é a dieta com lactose. Enquanto uma pessoa pode se adaptar sem nenhum problema aos alimentos, outra, pode sofrer com muitos desconfortos com a mesma dieta.

Além de especificar o que você pode evitar, também pode auxiliar no que você necessita mais. Por exemplo, uma dieta com ferro ou vitamina D para reforçar suas carências, prevenir doenças e garantir nutrientes que seu corpo tenha maior facilidade de absorver.

Basicamente, estamos falando sobre como evitar doenças crônicas e auxiliar para que seu corpo exerça as funções com alimentos que o favorecem, evitando que você passe por várias dietas “desnecessárias” ou melhor, diminuindo a ideia “comum” de ‘tentativa-e-erro’.

A imagem exibe uma mesa com diversos tipos de alimentos associados a alimentação saudável.
O tratamento nutrigenético deve ser feito com acompanhamento de um profissional nutricionista para melhores resultados (Reprodução: Freepik)

POR ONDE COMEÇAR?

Antes de tudo recomendamos você começar procurando um nutricionista ou algum especialista da área, somente eles vão ter o conhecimento necessário para te indicar qual tratamento é o mais indicado para o seu organismo.

Junto ao seu nutricionista você pode pesquisar o tratamento nutrigenético. O tratamento é oferecido por diversos laboratórios especializados, como o Centro de Genoma, GenePlanet e o ConectGene que contam com diversos testes.

Por fim, vale salientar que o tratamento nutrigenético é visto como a melhor forma de nutrição para o futuro, sendo assim,  não deixe de consultar seu nutricionista e cuidar da sua saúde!

Gostou da matéria? Então fique atento(a) ao nosso portal caso queira ler outros conteúdos sobre nutrição.

Por: Marcos Lourenço – Jornal Júnior – Unesp/Bauru

Comentários

Comentários

Mostrar mais

Jornal Jr. Unesp

Como graduandos em comunicação, estamos diariamente em contato com a área e buscamos inovar, baseados nas tendências desse mercado. Contamos com a mentoria e o apoio dos professores da universidade, que possuem ampla experiência na área da comunicação, um dos fatores que garantem a qualidade de nossos serviços.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo