UPbe04
Editorial ModaModa

Entenda o dress code masculino exigido pelas empresas no mercado de trabalho

UPbe05

Entenda como a forma de se vestir contribui para a sua imagem na empresa

Vestir-se de forma adequada é algo muito relevante para sua imagem, principalmente no meio corporativo. Mas com tantas novidades no mundo da moda, os códigos vêm mudando.

Estilos masculinos
Conhecido como Dress Code Business, esse é o mais recomendado para quem trabalha em corporações. Reprodução: Pinterest

Pra quem não sabe, Dress Code é um código de vestimenta que orienta qual a maneira mais adequada para se vestir em determinadas ocasiões. Seja para o dia-a-dia de trabalho na empresa ou algum evento social, o objetivo ao seguir o dress code é proporcionar conformidade entre as pessoas, e assim, criar um visual harmonioso.

UPbe16

Mesmo que isso facilite nossa vida na hora de escolher o que vestir, por vezes o fato de ter que seguir essas normas causam críticas por desvalorizar os estilos pessoais, ainda mais no ambiente empresarial onde o código deve ser seguido à risca. Contudo, nos tempos atuais coisas novas surgiram e o mundo mudou, e com ele a moda foi se reinventando. Mas será que hoje as regras são outras?

Novos tempos, Novas tendências

Das antigas empresas com máquinas de escrever e calculadoras, para os recentes computadores e seus programas, a forma como se vestir também passou por transformações. Se antes o terno e gravata com o nó bem feito eram a tendência nos escritórios, nos últimos tempos foi perdendo espaço para a combinação básica da calça e uma boa camisa sem gravata, e o ocasional uso do blazer nas reuniões de negócios.

UPbe15

Com as novas tendências, o dress code atual leva em consideração não apenas a imagem da empresa, mas também os valores e variam de acordo com a área de atuação. Segundo uma publicação no blog da GQ, Mark Zuckerberg, proprietário do grupo Facebook, costuma ir trabalhar de moletom, enquanto o advogado Augusto Arruda Botelho, prefere o terno e gravata de alfaiataria fina. A forma de se vestir mudou e traz consigo o zelo pela identidade pessoal de cada um.

Cada código segue um estilo próprio recomendado para diferentes ocasiões, por isso o importante é sempre verificar quais sua empresa permite. Reprodução: Pinterest.

As roupas são as peças que formam a sua imagem

Cada empresa tem diferentes objetivos e o dress code inevitavelmente influencia na imagem dela. Por isso, seguir o código recomendado é tão importante, não apenas pelo visual coletivo, mas também pela construção da sua própria imagem dentro da empresa. Se deseja transmitir seriedade, organização e compromisso é preciso também vestir-se de modo que tudo isso seja visto em você.

Em um ambiente de trabalho a forma como você se veste mostra sua personalidade e impacta diretamente na forma como os outros percebem sua presença e desempenho profissional. Mesmo que não seja certo julgar o livro pela capa, devemos lembrar que a primeira impressão é a que fica. A vestimenta é uma forma de comunicação, você não apenas irá transmitir os valores da organização, como também será o espelho dela no mercado.

O equilíbrio entre estilo e elegância é o que resulta na combinação perfeita para escolher o que vestir. Reprodução: Pinterest. v

Combine o traje adequado ao seu perfil

Com ou sem gravata? Quando usar terno? Qual sapato devo usar? Já sabemos que isso irá variar de acordo com a empresa. Mas independente disso, existem dicas que valem para todos. Então fique atento, escolha seu estilo e assim você estará preparado para qualquer ocasião.

  • Peças Coringa:

Peça Coringa é um termo muito comum no mundo da moda, que significa que uma mesma roupa pode ser facilmente combinada em diferentes looks. Algumas dicas de peças indispensáveis para o seu guarda-roupa são, a básica camisa branca, preferencialmente de algodão, um par de calças de tons distintos e pelo menos um terno ou blazer que combine com a maioria das suas peças e com um corte adequado ao seu corpo.

  • O que vai nos pés também importa:

Seja do tradicional Mocassim aos elegantes Oxford, a importância de calçar um bom par de sapatos é que tudo combina no traje final . Uma dica é investir em modelos que sejam confortáveis e deem um destaque, por exemplo sapatos de cor marrom ou preta com sola de borracha são uma boa escolha.

  • O acessório é o toque final :

O uso de acessórios é um toque especial na hora de compor seu look. Como sabemos o relógio de pulso é uma marca registrada de quem trabalha no meio corporativo, por isso incluí-lo na combinação dos seus trajes trará um visual mais elegante.

Além do dress code, é importante que mantenha sua roupa bem alinhada, assim como, manter cabelos, barba e unhas aparadas e limpas, e é claro, nunca se esqueça de um bom perfume. Preocupar-se com a sua imagem não deve ser apenas pela empresa, mas principalmente pelo cuidado pessoal.

Por: Gabriel Brito de Souza – Jornal Junior – Unesp/Bauru

Acesse todos os nosso conteúdos de Moda clicando aqui

Comentários

Comentários

Etiquetas
Mostrar mais
UPbe07
Botão Voltar ao topo
Fechar