UPbe04
Editorial SaúdeGeralSaúde

Testes Preditivos: Como eles podem ajudar você na prevenção de doenças?

Saiba o que são os Testes Preditivos e conheça as vantagens de realizá-lo

Os constantes avanços tecnológicos das ciências biomédicas têm proporcionado a medicina realizar diagnósticos cada vez mais completos e precoces, e os testes preditivos são um desses métodos. A utilização das novas técnicas de testagem genética permite desvendar detalhes e analisar o DNA de cada indivíduo, possibilitando ter um prognóstico de certas enfermidades, e assim buscar os tratamentos adequados e zelar pela sua saúde.

Para entender sobre como os testes preditivos podem ajudar você na prevenção de doenças, entrevistamos o Dr. Lázaro Medeiros (CRN 6 17057), Nutricionista clínico e especialista em Genômica Nutricional do Instituto Assaly. Então para saber mais do assunto, siga conosco na leitura deste artigo!

UPbe16
A imagem mostra as mãos de um profissional da saúde reservando em um tubo de ensaio a coleta de um exame de DNA.
Os avanços nas áreas da biologia molecular têm sido tão rápidos e concisos que o número de testes genéticos disponíveis no mercado está aumentando cada vez mais (Reprodução: Jusbrasil)

O que são Testes Preditivos?

Os nossos corpos são feitos de milhões de células, e a maior parte delas contém um conjunto completo de genes. E seguindo uma sequência de códigos, os genes atuam como um conjunto de instruções, que controlam o crescimento e funcionamento do nosso corpo. Além disso, esse sequenciamento genético é responsável por definir muitas das nossas características, tais como a cor dos olhos, altura e o grupo sanguíneo.

Os testes preditivos são um exame genético que fornece um detalhamento completo dos genes de cada pessoa, podendo também detectar, em indivíduos saudáveis, o possível desenvolvimento de alguma enfermidade, ou, a predisposição de manifestar algum problema de saúde.

Segundo o Dr. Lázaro Medeiros, testes preditivos são ferramentas muito importantes para a construção da saúde do paciente. Esses testes fornecem informações sobre a vulnerabilidade que o indivíduo tem em desenvolver determinadas alterações no metabolismo, bem como outras características, por exemplo: qual a melhor modalidade esportiva para se praticar de acordo com seu organismos, ou, quais vitaminas precisamos ter mais atenção em nossa nutrição.

UPbe15

Qual a importância desses testes na prevenção e tratamento de doenças?

Uma preocupação para muitas pessoas é sobre ter ou não uma doença genética. Há quem saiba do histórico da ocorrência de casos na família, mas ficam na dúvida se herdaram tal alteração no gene, ou, apresentam alguma tendência para desenvolver. Então é aqui que entram os testes preditivos. Com a realização do teste, doenças podem ser evitadas ou tratadas de forma precoce e eficaz. Além disso, ter conhecimento do seu código genético irá ajudá-lo a cuidar com maior cautela da sua saúde e traçar planos futuros, como por exemplo na tomada de decisão de ter filhos ou não.

Em entrevista, o Dr. Lázaro ressaltou a importância de realizar o teste preditivo: “Uma vez que entendemos a nossa vulnerabilidade genética e temos conhecimento das nossas predisposições, é muito mais fácil criar estratégias que previnem ou retardam o aparecimento de determinadas doenças. Fazer o teste preditivo é possibilitar a criação de uma rota que visa mais saúde e menos adoecimento.”

A imagem exibe uma mulher negra e um homem branco, ambos são profissionais da saúde, e estão em um laboratório analisando a coleta de exames médicos em um microscópio.
O teste é geralmente realizado a partir de uma amostra de sangue ou mucosa bucal, que é analisada em laboratório para verificar se existem alterações em genes particulares ou genes associados a doenças (Reprodução: Freepik)

Quais as recomendações para se realizar um Teste Genético?

Por se tratarem de um mapeamento do genoma humano, que permite desvendar detalhes da constituição genética de cada indivíduo e possibilitando a previsão médica de certas enfermidades, a realização dos testes preditivos não costumam ter contra-indicações. Uma vez que o dado em análise é o DNA, a realização do teste pode ser feita em qualquer etapa do ciclo de vida, ou seja, do recém nascido ao idoso, todos serão beneficiados com os resultados dos testes preditivos.

Porém, por envolver informações pessoais de grande valor, uma recomendação importante na hora de realizar um teste preditivo é consultar os regulamentos do laboratório e da empresa fornecedora do teste. Consulte um médico geneticista, e busque saber se haverá um aconselhamento genético e segurança de dados durante todo o processo.

O Dr. Lázaro nos recomendou e contou um pouco sobre a GenePlanet, umas das fornecedoras líder no mundo em testes genéticos preventivos, que nos últimos anos vem trazendo soluções inovadoras para a saúde e estilo de vida das pessoas com base nos testes genéticos. Conhecida por sua excelência, a GenePlanet segue todas as normas internacionais de análise, garantindo a segurança dos dados do paciente. A análise só é realizada quando o paciente consente o armazenamento e análise dos dados.

Por que eu deveria realizar um Teste Preditivo?

As informações descritas ao longo da matéria já dizem muito sobre as vantagens que a realização do teste preditivo traz para sua saúde. Não somente para seu autoconhecimento e prevenção de doenças, mas também como um indicativo para buscar melhoras no seu estilo de vida. E até mesmo, sendo uma forma de alerta para seus familiares e parentes ficarem atentos sobre seus quadros de saúde também.

Em uma conclusão, o Dr. Lázaro comentou: “O principal benefício é criar uma estratégia tão única quanto a pessoa que faz o teste. E isso aumenta a assertividade no resultado e nas escolhas que cada pessoa faz depois de fazer um teste genético. Outro ponto muito importante, é que a partir desses resultados podemos cuidar da pessoa antes do adoecimento chegar. Usando esses dados fica muito mais fácil conversar sobre possíveis mudanças no estilo de vida, como melhores exercícios para serem praticados, investir mais na qualidade do sono, dentre outros fatores em nossas rotinas.”

Agora que você já sabe as vantagens de se investir na realização de um teste preditivo, chegou a hora de você consultar seu médico e escolher uma opção de teste que se encaixe de acordo com o que está buscando. E assim, cuidar cada vez mais da sua saúde e estilo de vida.

Gostou da matéria? Então fique atento(a) ao nosso blog para saber mais sobre saúde e bem-estar.

Por: Gabriel Brito de Souza – Jornal Junior – Unesp/Bauru

Comentários

Comentários

Etiquetas
Mostrar mais
UPbe07

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar