Editorial NutriçãoGeralNutrição

Você sabe o que são PANC?

 Conheça os que são as PANCs e como ela pode melhorar se entrar na sua alimentação

Todos buscam diversificar e equilibrar sua alimentação para um modo mais saudável e, com isso, sempre buscam novos alimentos que componham sua refeição. As PANC entram nessa nova categoria de alimentos saudáveis auxiliando uma refeição mais nutritiva e sadia.

Mesa de madeira na cor marrom na base e em cima inúmeros produtos, sendo legumes, flores, frutos, hortaliças e com inúmeras cores. Predominando a cor verde mas com grande destaque as cores laranja e amarelo mais ao centro da imagem. Ao fundo duas jarras com azeite e tempero e alguns utensílios comuns na cozinha.
Mesa repleta de alimentos naturais e saudáveis capazes de mudar uma refeição /Reprodução: Freepik

Mas o que são as PANC?

PANC são plantas alimentícias não convencionais, ou seja, aquelas plantinhas que nem imaginamos que poderíamos comer, aquele “matinho” que nasce em seu quintal ou no terreno baldio ao lado, mas claro que pode ser frutas, flores e legumes que não são consumidas tradicionalmente. Esse termo foi criado pelo biólogo Valdely Kinupp que teve um papel importantíssimo para o amadurecimento da ideia das PANC no Brasil.

Sua vantagem é que se reproduzem com muito mais facilidade e em qualquer adversidade apresentada e, assim, dispensando qualquer tipo de agrotóxicos. Mas cuidado ao pensar que possa ingerir qualquer “matinho” da rua, já que a sua procedência não será a melhor.

Cuidados ao pensar em ingerir

Não vá pensando que pode comer qualquer planta que ver na rua. É necessário ter cuidados em relação a elas. Apesar de serem muito benéficas à saúde, elas podem estar contaminadas com sujeira, poluição e bactérias.

Ao fundo uma parede cinza e no canto inferior uma mesa de madeira. Ao centro e em destaque uma beterraba com suas folhas verdes, sua raiz bem roxa e a beterraba em si com sua casca em uma tonalidade bege.
Beterraba pronta para ser consumida e destaque para suas folhas ricas em vitaminas /Reprodução: Freepik

Com isso é indicado que lave-as bem e coloque-as em água fervente, ou apenas recolha sementes e mudas e plante em sua própria residência.  Algumas PANC podem ter apenas algumas partes comestíveis, sendo os frutos comestíveis e as folhas tóxicas, ou que as raízes necessitam de um preparo maior.

Sendo assim, certifique-se de que não é uma planta tóxica ou maléfica à sua saúde. É preciso aprender a reconhecê-las, na dúvida, o melhor a se fazer é não consumir. Não é necessário colocar sua vida em risco, né?

Quais plantas são PANC e como identificá-las?

Você sabe que algumas plantas não podem ser consumidas, mas quais podem? Abaixo terá uma lista curta de algumas PANC que podem ser consumidas e alguns modos de consumo:

Peixinho da Horta (Stachys Byzantina):

Fonte de fibras e minerais (potássio, cálcio e ferro). As suas folhas suculentas podem variar desde suco, refogados até massas, lasanhas. E ainda pode ser preparada à milanesa e seu sabor assemelha-se ao de peixe. 

Ora-pro-nóbis (Pereskia Aculeata):

A principal PANC em solo brasileiro, rica em proteínas e super versátil em modos de preparo e diferentes receitas, desde salgados a doces. Seus frutos são ricos em betacaroteno e podem ainda ser utilizados em geléias, sucos e licores.

Folhas de Beterraba:

A parte esquecida da beterraba é rica em vitaminas e minerais e é recomendada para ser consumida juntamente com outras saladas e em refogados.

Tansagem (Plantago Major):

As sementes desta podem substituir o gergelim em pães. Suas folhas podem ser usadas em chá ou como complementos de pratos.

Major-gomes (Talinum Paniculatum):

Tem alto valor protéico e pode ser consumidas de todas as formas e modos de preparo.

Essas 5 espécies de PANC podem ser consumidas e aproveitadas em muitas receitas e modos de preparo, elas já começam a estarem presentes até mesmo em restaurantes chiques e modernos. O modo de identificação pode ser a parte mais difícil do processo todo, já que por ser pouquíssimo falado, mal conseguimos reconhecer quais são ou não. 

Gostou do conteúdo? Então fique atento(a) ao nosso blog para saber mais dicas sobre nutrição.

Por: Pedro Goes – Jornal Júnior – Unesp/Bauru

Comentários

Comentários

Mostrar mais

Jornal Jr. Unesp

Como graduandos em comunicação, estamos diariamente em contato com a área e buscamos inovar, baseados nas tendências desse mercado. Contamos com a mentoria e o apoio dos professores da universidade, que possuem ampla experiência na área da comunicação, um dos fatores que garantem a qualidade de nossos serviços.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo