Conheça os que são as PANCs e como ela pode melhorar se entrar na sua alimentação
Todos buscam diversificar e equilibrar sua alimentação para um modo mais saudável e, com isso, sempre buscam novos alimentos que componham sua refeição. As PANC entram nessa nova categoria de alimentos saudáveis auxiliando uma refeição mais nutritiva e sadia.

Mas o que são as PANC?
PANC são plantas alimentícias não convencionais, ou seja, aquelas plantinhas que nem imaginamos que poderíamos comer, aquele “matinho” que nasce em seu quintal ou no terreno baldio ao lado, mas claro que pode ser frutas, flores e legumes que não são consumidas tradicionalmente. Esse termo foi criado pelo biólogo Valdely Kinupp que teve um papel importantíssimo para o amadurecimento da ideia das PANC no Brasil.
Sua vantagem é que se reproduzem com muito mais facilidade e em qualquer adversidade apresentada e, assim, dispensando qualquer tipo de agrotóxicos. Mas cuidado ao pensar que possa ingerir qualquer “matinho” da rua, já que a sua procedência não será a melhor.
Cuidados ao pensar em ingerir
Não vá pensando que pode comer qualquer planta que ver na rua. É necessário ter cuidados em relação a elas. Apesar de serem muito benéficas à saúde, elas podem estar contaminadas com sujeira, poluição e bactérias.

Com isso é indicado que lave-as bem e coloque-as em água fervente, ou apenas recolha sementes e mudas e plante em sua própria residência. Algumas PANC podem ter apenas algumas partes comestíveis, sendo os frutos comestíveis e as folhas tóxicas, ou que as raízes necessitam de um preparo maior.
Sendo assim, certifique-se de que não é uma planta tóxica ou maléfica à sua saúde. É preciso aprender a reconhecê-las, na dúvida, o melhor a se fazer é não consumir. Não é necessário colocar sua vida em risco, né?
Quais plantas são PANC e como identificá-las?
Você sabe que algumas plantas não podem ser consumidas, mas quais podem? Abaixo terá uma lista curta de algumas PANC que podem ser consumidas e alguns modos de consumo:
Peixinho da Horta (Stachys Byzantina):
Fonte de fibras e minerais (potássio, cálcio e ferro). As suas folhas suculentas podem variar desde suco, refogados até massas, lasanhas. E ainda pode ser preparada à milanesa e seu sabor assemelha-se ao de peixe.
Ora-pro-nóbis (Pereskia Aculeata):
A principal PANC em solo brasileiro, rica em proteínas e super versátil em modos de preparo e diferentes receitas, desde salgados a doces. Seus frutos são ricos em betacaroteno e podem ainda ser utilizados em geléias, sucos e licores.
Folhas de Beterraba:
A parte esquecida da beterraba é rica em vitaminas e minerais e é recomendada para ser consumida juntamente com outras saladas e em refogados.
Tansagem (Plantago Major):
As sementes desta podem substituir o gergelim em pães. Suas folhas podem ser usadas em chá ou como complementos de pratos.
Major-gomes (Talinum Paniculatum):
Tem alto valor protéico e pode ser consumidas de todas as formas e modos de preparo.
Essas 5 espécies de PANC podem ser consumidas e aproveitadas em muitas receitas e modos de preparo, elas já começam a estarem presentes até mesmo em restaurantes chiques e modernos. O modo de identificação pode ser a parte mais difícil do processo todo, já que por ser pouquíssimo falado, mal conseguimos reconhecer quais são ou não.
Gostou do conteúdo? Então fique atento(a) ao nosso blog para saber mais dicas sobre nutrição.
Por: Pedro Goes – Jornal Júnior – Unesp/Bauru