A água é imprescindível para a saúde completa do corpo. Além de corresponder a cerca de 60 a 70% da composição corporal, ela ajuda a levar oxigênio e sais minerais para as células, auxilia o bom funcionamento dos rins, aumenta a massa muscular, além de expulsar grande parte das substâncias tóxicas por meio do suor e da urina.
“A água é necessária para o cérebro para criar sinais elétricos, possibilitando que os íons sejam rapidamente movidos para dentro e para fora das células nervosas”, afirma Jodi Stookey, especialista em efeitos de água e hidratação em doenças crônicas. “Nada disso poderia acontecer sem água.”
Por isso, é extremamente necessário estar atento à ingestão do líquido durante o dia. No geral, as recomendações da quantidade de água variam de acordo com a idade e o peso, faça os cálculos de acordo com a tabela abaixo:
Faixa Etária | Quantidade de água por kg |
Jovens até os 17 anos | 40 ml por cada kg |
18 a 55 anos | 35 ml por cada kg |
55 a 65 anos | 30 ml por cada kg |
Mais de 66 anos | 25 ml por cada kg |
Pessoas que praticam atividade física devem tomar entre 500ml a 1 litro de água por cada hora de atividade física, principalmente se transpirar muito durante a série. Além disso, as diferenças de temperatura entre regiões também influenciam na quantidade ideal de água a ser ingerida por dia.
Assim, para saber com precisão qual a quantidade de água que deve ser ingerida, é recomendado consultar um nutricionista, que levará em conta todas as variáveis

Benefícios da Água
1. Ajuda na concentração
Segundo a nutricionista Vicki Shanta Retelny, “o cérebro funciona melhor quando está devidamente hidratado. O pensamento fica mais claro, o foco melhora e os neurônios certamente irão agir de uma melhor forma”.
Um estudo inicial publicado no The Journal of Nutrition pesquisa sobre a relação da hidratação com a função cerebral. Segundo dados, uma perda de 1,4% do peso corporal em líquidos durante uma atividade física causava uma pequena queda na concentração.
2. Pode melhorar o humor
Uma variedade de fatores afeta o humor, e a hidratação é um deles. O estudo citado acima, publicado no The Journal of Nutrition, também encontrou uma associação entre perdas leves de líquido e distúrbios de humor. Mais estudos irão analisar os fatores.
3. Otimiza o desempenho físico
A água ajuda na regulação da temperatura corporal, da pressão sanguínea e do transporte eficiente de nutrientes. Segundo o American Council on Exercise, todas essas funções afetam consideravelmente o desempenho físico.
Perder 2% do líquido do seu corpo pode fazer com que você comece a sentir fadiga, tenha que realizar maior esforço e tenha problemas para regular a temperatura do corpo.
4. Lubrifica as juntas
Água é um componente do líquido sinovial – um líquido transparente e viscoso das cavidades articulares e bainhas dos tendões – que lubrifica e amortece as articulações, a fim de evitar o atrito dos ossos.
Uma hidratação adequada é importante para manter a membrana sinovial das articulações saudável.
5. Regula a temperatura corporal
Como nosso corpo remove líquidos através do suor, estar bem hidratado é necessário para que isso seja feito com eficiência, sem causar desidratação.

6. Ajuda na hidratação da pele
A pele, maior órgão do corpo, também depende de uma boa hidratação. Sem a quantidade de líquido correta, a pele pode ficar desidratada com aquela aparência de sem vida e opaca.
7. Ajuda a prevenir constipação
Beber água regularmente é eficiente para manter o intestino regular, bem como consumir fibras, como frutas, vegetais e grãos.
8. Mantém o volume de sangue
A água, como principal componente do plasma sanguíneo, cerca de 90%, permite que o oxigênio e os nutrientes sejam distribuídos por todo o corpo.
9. Elimina as toxinas
A água possibilita que os rins expulsem os resíduos criados pelos processos metabólicos do corpo, que acontecem a todo o momento.
10. Ajuda a evitar ressacas
O álcool é diurético, ou seja, promove a perda de líquidos do corpo através do aumento da produção de urina. Alguns sintomas da ressaca são agravados pela desidratação causada pela bebida. Assim, é recomendado beber água intercalando com o álcool ou fazer isso logo na manhã seguinte.
11. Ajuda a prevenir pedras nos rins
Ingerir água é uma das melhores maneiras de reduzir o risco de pedras nos rins, de acordo com a National Kidney Foundation. Sem água suficiente, a produção de urina diminui, permitindo que os minerais formadores de pedras se acumulem nos rins e na bexiga.
Do mesmo modo, ingerir líquido suficiente pode ajudar a controlar o risco de infecções no trato urinário.
Desidratação
A desidratação acontece quando o corpo perde mais água do que ingere. Alguns fatores podem dar origem à desidratação: Vômitos, diarréia, uso de medicamentos que aumentam a excreção urinária (diuréticos), sudorese profusa (por exemplo, durante ondas de calor, especialmente com esforço prolongado) e diminuição da ingestão de água.
Os sintomas de desidratação leve a moderada incluem:
- Sede
- Diminuição da sudorese
- Diminuição da elasticidade da pele
- Diminuição da produção de urina
- Boca seca
No caso de desidratação grave, a sensação de sede pode diminuir e pressão arterial pode cair, provocando sensação de desmaio ou até desmaio efetivamente. Se a desidratação continuar, podem ocorrer graves danos aos órgãos internos, como rins, fígado e cérebro.
Para desidratação leve, beber mais água talvez seja suficiente. Para desidratação mais grave, é necessário tomar uma solução especial, administrada por médicos através de um catéter intravenoso, para reidratação oral que contenha a concentração certa de minerais (eletrólitos) e açúcar.
Agora você já sabe um pouco mais sobre a importância da água para o nosso organismo! Bem como seus benefícios e como ocorre a desidratação. Constantemente, busque estudar mais sobre o assunto e procure um profissional (médico, nutricionista e educador físico) para entender melhor o funcionamento e as necessidades do seu corpo!
Por: Bruno Barrena, Jornal Jr – UNESP Bauru.