
Será que você já sabia algum desses fatos?
Os dentes são parte importante do nosso corpo, mas só lembramos deles quando doem, não é mesmo? No entanto, há algumas curiosidades sobre dentes que você provavelmente não sabe e que são bem interessantes.
Separamos 10 dessas curiosidades sobre dentes para você ficar sabendo e contar ao seu filho:
1. Os dentes são a parte mais dura do corpo humano
Os dentes são formados por cálcio, fósforo e outros minerais. É essa composição que dá a dureza e a resistência dos dentes.
2. Quando nascemos, os dentes já foram formados
Essa é uma das maiores curiosidades sobre dentes! Mesmo que os dentinhos só comecem a aparecer por volta dos 6 meses, os dentinhos já foram formados durante a gravidez. Isso acontece durante a fase embrionária.
3. Os dentes de leite são os dentes decíduos
O apelido de dente de leite aos dentes decíduos foi dado porque eles são mais branquinhos que os permanentes.
4. A polpa dos dentes é cheia de células-tronco
Dentro dos dentes têm uma bolsinha chamada polpa. E dentro dela, há células-tronco! Essas células são superespeciais porque podem ser coletadas e armazenadas, para serem usadas em tratamentos inovadores quando for necessário.
E aqui vai mais uma das curiosidades sobre dentes: as células-tronco dos dentinhos de leite são as mais valiosas, porque são mais jovens e têm um alto potencial de multiplicação.
5. Mesmo que os dentes de leite caiam, eles são importantes sim!
Não é porque os dentes caem que eles não sejam importantes para o desenvolvimento das crianças. As principais funções dos dentes de leite são a mastigação, a fala e a marcação de espaço na boca. Aqui você pode saber mais sobre a importância dos dentes de leite!
6. Os dentes de leite caem em ordem diferente da que nasceram
Confira nas imagens abaixo qual a ordem que eles nascem e qual a que caem. Essa é uma boa dica para acompanhar e observar os sintomas de dentinho nascendo.
Quando nascem:
Quando caem:
7. A raiz do dente some!
É bem curioso, mas é verdade: a raiz dos dentes de leite somem porque os dentes permanentes a absorvem para poderem nascer. É por isso que os dentes ficam moles aos poucos e depois caem. Você pode entender melhor esse sumiço neste texto!
8. Crianças têm 20 dentes e adultos 32
As crianças têm menos dentes porque a boca ainda está em desenvolvimento. A partir da troca de dentição, a boca já tem o tamanho ideal para agregar os novos dentes que terão novas funções.
9. Dentes não são ossos
Apesar de terem uma composição parecida e serem branquinhos, uma das curiosidades sobre dentes é que eles não são considerados ossos. A diferença principal é que os ossos têm altas quantidades de colágeno e os dentes não.
10. Crianças também podem ter bruxismo
O bruxismo é aquele hábito de ranger ou apertar os dentes involuntariamente. E isso também pode afetar as crianças por diferentes causas. Uma delas é que até os 6 anos, os dentinhos ainda estão nascendo e se posicionando, o que gera uma desarmonia na arcada dentária e que acaba incomodando a criança. Mas problemas com o sono, respiratórios e questões psicológicas também podem originar o bruxismo infantil.