Entenda como a adaptação tem feito pessoas com deficiência conquistar alternativas dentro da moda

A moda adaptativa é a confecção de roupas desenvolvidas para pessoas que possuem dificuldades em se vestir. A alternativa tenta deixar o meio fashion mais acessível, contemplando também pessoas com deficiência.
Não é novidade que grande parte das tendências da moda atendem principalmente a pessoas jovens, magras e sem deficiência. Como consequência, grande parte da sociedade se sente excluída nesse meio. Sabendo disso, a moda inclusiva estuda – antes de tudo – a rotina das pessoas com deficiência deixadas de lado pela indústria “padrão”. Primeiramente, é observado quais as dificuldades o indivíduo enfrenta. Em seguida, alternativas estéticas são planejadas para criar uma nova tendência, visando o conforto no meio fashion.

O melhor exemplo é pensar em uma pessoa que precisa utilizar cadeira de rodas. Na moda adaptativa, uma peça de roupa confortável e fácil de vestir se apresenta. Nesse contexto, as roupas também se caracterizam com o gosto pessoal e facilitam o dia-a-dia.
Sendo assim, a moda adaptativa favorece, acima de tudo, as necessidades de cada indivíduo, trazendo produtos que encaixem em sua vida e a melhorem.
Exemplos de peças representantes da moda adaptativa
Sapatos sem cadarço
Feitos especialmente para pessoas com dificuldades de agachar ou levantar as pernas. Há
diversos tipos de sapatos do tipo: alguns vem com cadarços mais fáceis de amarrar, visando pessoas com outros tipos de necessidades. Já outros possuem zíperes ou velcros que facilitam a vestimenta do calçado.
Sapatos com tamanhos diferentes
Pessoas com os pés de tamanhos diferentes têm dificuldade em encontrar sapatos sob medida. Isso porque elas, geralmente, precisam comprar dois pares de tamanhos divergentes para os usarem adequadamente. A moda adaptativa facilita a vida desses indivíduos, justamente por promover pares de sapato com tamanhos diferentes.
O mesmo acontece com pessoas que possuem uma perna maior do que a outra. Tênis com degraus ajudam não só no conforto e na prevenção de lesões, como também deixam seus usuários dentro da moda.
Roupas adaptadas
Pessoas com autismo sentem incômodo ao utilizarem roupas com etiquetas, botões e outras estampas. Com isso, a substituição desses itens facilita muito a vida de quem tem dificuldade com a moda casual. Etiquetas e botões podem ser trocados por tecidos costurados e botões de ímãs, por exemplo.

Onde comprar moda adaptativa?
Ainda “ignorada” por algumas indústrias, a moda adaptativa pode ser encontrada majoritariamente dentro da internet, através de lojas on-line. No entanto, não são todas as marcas que possuem uma grande variedade de produtos e, consequentemente, elas não atendem a todas as necessidades.
Entretanto, a tendência vem crescendo e o futuro próximo promete ser promissor para a moda adaptativa.
Gostou da matéria? Então fique atento(a) ao nosso blog para conhecer mais conteúdos sobre moda.
Por: Bruno Barrena, Jornal Jr – UNESP Bauru