Nas últimas semanas, uma nova tendência de moda invadiu o armário de muitas famosas (e também de seus fãs): um cropped feito de tênis ou chuteiras. Os calçados têm sua sola removida e são costurados ou colados um ao lado do outro, criando um modelo decotado que lembra o corset.
“O top de tênis segue a moda corset, que nasceu lá em 1500 e que já voltou à moda centenas de outras vezes. Neste momento, está repaginado com um movimento criativo e social muito grande”, explica a consultora de moda e imagem Bianca Domingo em entrevista ao portal R7.
A transformação de calçados velhos em itens sensuais começou com a estilista americana Cierra Boyd, na Semana de Moda de Nova York de 2019. Após receber o desafio de criar uma peça sem nenhum tecido, ela customizou os tênis de seu pai que estavam largados em sua casa. Hoje em dia, Boyd é dona da Frisk me Good, marca de moda sustentável que cria produtos a partir de roupas velhas.
O fenômeno do ‘upcycling’
A base dessa tendência é o “upcycling” – também conhecido como reutilização criativa – um processo de reuso de produtos para a criação de novos produtos em uma função diferente do seu projeto inicial. Dessa forma, é possível dar uma “nova vida” a peças que talvez fossem para o lixo ou ficassem paradas no guarda-roupas.
“Essa foi uma tendência que surgiu em 2020 e, se fizermos um paralelo com a moda – uma das indústrias mais poluentes no planeta – acredito que essa reutilização criativa seja um grande movimento”, explica Bianca.
A moda também segue a lógica de DIY (do it yourself, ou “faça você mesmo”), que tem ganhado cada vez mais seguidores ao redor do mundo. Conforme aponta o relatório Youth Culture (WGSN), somente em abril de 2020, a venda de máquinas de costura disparou em 127% nos Estados Unidos.
A popularização através das influencers
Algumas das celebridades que ostentaram o look do momento foram as ex-BBBs Pocah e Jade Picon, bem como as cantoras Luisa Sonza e Cardi B. Através desta divulgação, vários internautas replicaram o visual, que se popularizou ainda mais através dos frequentadores da edição 2022 do Lollapalooza.
“É uma roupa super ‘instagramável'”, disse a historiadora de moda Maíra Zimmermann à Folhapress. Segundo a profissional, o cropped de chuteira é uma alternativa para se destacar nas redes. “Sai do comum e traz o sexy, subvertendo o significado da peça original e criando uma nova, de visual imponente”.
Esta rápida popularização dos croppeds feitos com tênis também se tornou fonte de renda para diversas profissionais, como a jovem Raquel Viana, que trabalha com moda sustentável desde 2018 e viu no fenômeno uma forma de ascensão financeira. “Achei que fosse impossível fazer, mas resolvi tentar, então peguei alguns tênis parados do meu brechó e, quando consegui, fiquei impressionada”, contou à revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios. Como resultado do seu trabalho, Raquel fatura cerca de R$ 7 mil por semana com as manufaturas.
Se você se interessou por esta nova moda, reaja, bote um cropped e confira as principais matérias sobre moda no nosso blog.
Por: Mateus Conte, Jornal Jr – UNESP Bauru.