Viajar pode influenciar positivamente a saúde do corpo e da mente

Nos jornais, revistas e programas de rádio, bem como na sociedade em geral, a importância da saúde mental nunca foi tão abordada quanto na atualidade. Cenário que se manteve nos últimos dois anos, devido a recente pandemia de Covid-19 e o estabelecimento de isolamentos sociais para frear a expansão do vírus.
Entretanto, o distanciamento interpessoal trouxe grandes alterações no estilo de vida das pessoas, e algumas dessas mudanças afetam diretamente a saúde psicológica. Segundo uma pesquisa feita pelo Journal of the American Heart Association, a solidão e o isolamento social estão associados ao aumento de 30% do risco de morte por acidente vascular cerebral ou por ataque cardíaco.

Dessa maneira, torna-se fundamental falar sobre coisas que fazem bem, assim como aliviam os níveis de estresse e ansiedade, como viajar. Conhecer lugares novos e se abrir para novas experiências são ações que permitem abertura mental, o que é positivo principalmente diante de qualquer tipo de isolamento.
Conforme com uma pesquisa surpreendente da Collinson, 73% das pessoas entrevistadas vão priorizar mais a saúde mental quando viajarem do que antes da Covid-19.
Nesse contexto, confira a lista a seguir para compreender como as viagens podem influenciar positivamente no seu bem-estar psicológico.
Contato com a natureza
Nas zonas urbanas estamos expostos à poluição sonora e visual, o que muitas vezes causa a sensação de desgaste. Algumas medidas que podem ajudar no relaxamento e no alívio da ansiedade são ver uma nova vegetação, mais animais e respirar ar mais puro.
Conhecer novas culturas
A viagem não se limita a conhecer novos lugares, mas, acima de tudo, significa descobrir novas culturas. Os problemas que a rotina acarreta, muitas vezes, não permitem olhar para uma situação com uma outra perspectiva ou opinião. Conhecer um novo ponto de vista pode ajudar a resolver nos impasses do cotidiano.
Oportunidade de descanso
Trabalhar, estudar e cuidar da casa são tarefas exaustivas. A longo prazo, essa ambientação gera efeitos negativos para o corpo e a mente, que podem ficar desgastados. Dessa maneira, fazer uma pausa é muito precioso para cuidar da sua saúde e de seu bem-estar mental.
Minimizar os impactos da ansiedade e do estresse
As viagens têm o poder de liberar a produção de endorfina e dopamina, conhecidos como hormônios da felicidade e do prazer, respectivamente. Quando circulantes no organismo, as sensações de mau humor, e até mesmo de sobrecarga, podem ser aliviadas.

Depois de todos esses motivos, fica difícil não querer viajar e aproveitar dos benefícios que um bom passeio pode proporcionar para nosso bem-estar físico e mental.
Gostou da matéria? Então fique atento(a) ao nosso blog para conhecer mais conteúdos sobre comportamento.
Por: Lívia Figueiredo Xavier, Jornal Jr – UNESP Bauru