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LAZER EM MEIO À PANDEMIA

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Conheça 5 formas de lazer seguras para te divertir durante o isolamento social

O isolamento social, medida necessária na prevenção da transmissão do coronavírus, trouxe profundas alterações na rotina da sociedade; se o trabalho não pôde parar, veio para dentro de casa no modelo home office e a grande parte das opções de lazer foram restringidas por horário, número de pessoas, ou, até mesmo, paralisadas.

Dessa forma, o nível de estresse aumenta ao se perceber confinado sem nenhuma distração exceto o trabalho, que, por sua vez, tende a perder os limites predeterminados de horário e espaço. Assim, quando vê, você já está atendendo demandas no sofá e sequer pensou em formas de lazer.

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Estamos aqui para te lembrar de 5 formas de diversão, respeitando as limitações sugeridas pela OMS, para você cuidar da saúde mental nesse tempo de pandemia.

1- Noite de filmes

Você pode eleger uma noite da semana – pode ser sexta ou sábado – para se dedicar aos filmes e séries que você só põe na lista da Netflix e procrastina pra ver!

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Para transformar o momento em algo divertido, invista em abajures ou pisca-piscas, velas aromáticas e, claro, muitas almofadas!

Ponha um colchão no chão ou junte os sofás e aproveite para pedir sua comida favorita enquanto aproveita a sessão de cinema! E mais: você pode fazer noites temáticas: uma semana vendo filmes de romance, outra uma série de terror e por aí vai.

2- Jogos de tabuleiro

Essa é mais pra você que está passando a quarentena junto de alguém – namorado, família ou amigos – e não aguenta mais quando ambos passam as horas livres no celular sem ter o que fazer ou como interagir.

Que tal se vocês tirarem do fundo baú, ou, se possível, comprarem alguns jogos de tabuleiro para animar os finais de semana?

Há vários modelos famosos como Quest, Detetive e Banco Imobiliário que não fizeram sucesso à toa, viu? Além desses existem muitos outros, de diferentes modelos e faixa-etária para vocês explorarem!

Cozinhar não precisa ser apenas uma obrigação; você pode pode transformar esse momento num hobbie com efeitos terapêuticos. (www.freepik.com)

3- Jantares

Se você sabe cozinhar esse é um excelente momento para se aprimorar e se desafiar com pratos novos e diferenciados. E se você não sabe, que tal começar a aprender?

A comida traz memórias afetivas e vai te ajudar a se sentir num ambiente confortável se você transformar os jantares num momento de dedicação para preparar suas comidas favoritas ou descobrir novos gostos explorando mais possibilidades de receitas.

Quem sabe você descobre uma nova paixão ou, inclusive, algo que te dê uma renda extra?

 4- Caminhada/corrida

Agora, se você está buscando alguma prática esportiva que seja segura de realizar durante a pandemia, comece a fazer caminhadas no seu bairro ou em algum lugar preferencialmente vazio.

            Tomando os cuidados de usar a máscara e manter o distanciamento social, essa é uma atividade de risco leve e que pode trazer muitos benefícios para a sua saúde física e mental.

            Depois que já estiver habituado às caminhadas, você pode progredir para corridas leves; isso aumentará ainda mais seus benefícios e a liberação de endorfina, o famoso “hormônio da felicidade”.

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Praticar exercícios físicos trazem benefícios como redução do estresse e melhora da qualidade do sono. Imagem: Freepik

5- Bicicleta/patins/patinete

Agora, se caminhadas e corridas não te divertem muito, você pode adaptar essa forma de lazer para algo que você goste utilizando patins, bicicleta, patinete, skate ou o derivado de sua preferência. Os efeitos positivos são os mesmos e todas essas atividades ficam ainda melhores com uma boa playlist nos fones de ouvido.

Seja como for, é muito importante encontrar o seu momento de relaxamento durante essa época tão conturbada pela qual estamos passando. Cuidar da saúde mental é fundamental para que também tenhamos saúde física. Sempre lembrando que corpo e mente saudáveis são a base de tudo!

Por: Eduarda Motta– Jornal Junior – Unesp/Bauru

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