ComportamentoEditorial ComportamentoGeral

Escrever um diário pode mudar sua vida!

Conheça quais são os benefícios de ter o hábito de escrever diariamente.

Escrever um diário traz muitos benefícios, mas primeiro é importante saber por onde começar e porque começar. Afinal, o que é um diário? Diário nada mais é do que um caderno que você contará sobre seu dia a dia, sobre seu cotidiano, seus pensamentos e emoções.

mulher negra usando um pijama rosa claro está sentada na cama com as pernas cruzadas escrevendo em seu diário
Ao escrever é possível assimilar melhor nossos sentimentos | Reprodução: Freepik

É o momento mais íntimo do seu dia, quando você poderá se expressar sem preocupações e medos. E para começar, não é necessário muito. Não se prenda a imagens super produzidas de diários, pegue um caderno velho e uma caneta que funciona e reserve um tempinho do seu dia para assimilar tudo que aconteceu.

É UM HÁBITO MILENAR

Ter um diário e escrever nele é um hábito super antigo, e bota antigo nisso. Os primeiros registros de diários teriam sido no Japão, no século 8, – com os livros de cabeceira – a mais de 1000 anos, tem noção disso? É algo que está aí há muito tempo e vai continuar, porque faz muito bem para a saúde mental de quem escreve.

Além de que muitos diários acabaram se tornando famosíssimos e ganhando forma de livro. Quer alguns exemplos? Um dos livros/diários mais conhecidos: O diário de Anne Frank; este diário conta a vida sofrida de uma menina judia durante o holocausto. 

três livros escritos em forma de diário. Na ordem da esquerda para direita: "O diário de Anne Frank"; "Reservado"; "Quarto de despejo - Diário de uma favelada".
Três livros escritos em forma de diário | Reprodução: Igor Chico

Mas não é preciso ir para fora do país para encontrar inspirações do porquê começar. Aqui no Brasil, temos um dos diários – que na minha opinião, é um dos melhores livros – mais espetaculares e duros de serem lidos: Quarto de despejo – Diário de uma favelada, escrito por Carolina Maria de Jesus. Este diário com uma linguagem simples retrata a vida de Carolina, uma negra favelada e semianalfabeta. 

BENEFÍCIOS DE ESCREVER UM DIÁRIO

Relatar seus acontecimentos em forma escrita pode ser uma ferramenta poderosa de autoconhecimento. Ao escrever sua página diária, relembre os acontecimentos e como eles podem ter afetado você. Poderá também destacar seus sentimentos e preocupações, o que reduz seus estresses e fazer com que você se sinta mais leve.

De acordo com pesquisas realizadas pela Universidade do Texas (EUA), pessoas que se interessaram e começaram a escrever um diário, vão menos ao médico e se tornam mais saudáveis. Ainda faz a função de um ouvinte em que você pode desabafar sem julgamentos, escrever seus sentimentos faz com que consiga assimilar e organizar melhor seus pensamentos.

mulher escrevendo páginas em seu diário a lápis
Mulher escrevendo um diário para reduzir seu estresse | Reprodução: Freepik

James Pennebaker, chefe do departamento de psicologia da Universidade do Texas (EUA) conclui que “escrever ajuda as pessoas a entender e organizar psicologicamente os eventos vividos. A partir daí, elas dormem melhor, o nível de estresse baixa e fica mais fácil a interação social com amigos e parentes. Todas essas coisas melhoram a saúde física”

Por isso, escrever sobre os nossos objetivos ajuda a remanejar os pensamentos e a clarear os nossos desejos e objetivos. Um diário de metas aumenta as chances de atingi-las, porque nos motiva a visualizar com mais clareza o plano em ação. 

POR ONDE COMEÇAR?

Com tanto benefícios você deve estar se perguntando como começar e por onde, então aqui vão algumas dicas:

  • Escolha o melhor horário para você. É de extrema importância ser um momento em que não tenha interrupções e distrações para conseguir tudo no seu caderninho.
  • Decidir sobre o que você quer escrever, se vai ser algo diário, semanal, se tratará sobre apenas acontecimentos significativos ou metas e afins. Mas é importante que independente de sua escolha, coloque como se sentiu diante aquela situação.
  • Apenas comece, lembra lá no início que dissemos que não precisa se preocupar com estética nenhuma. 

E caso queira você pode complementar com alguns desenhos. Desenhos fazem a gente identificar melhor as situações. E uma das nossas dicas é que você comece um diário da gratidão em que você agradeceria sobre seus dias, sobre as coisas boas que lhe ocorreram.

caderno sem linhas, em branco, aberto com uma caneta ao seu lado.
Diário em branco pronto para ser um grande amigo e ouvinte | Reprodução: Freepik

E você acha que poderia fazer isso por alguma rede social, não está errado, mas o conselho é que evite, pois diário é para nosso íntimo se entender, e não para gerar comoção. Ao publicar você estará evitando muitas verdades para si mesmo, mudando algumas situações para não expor seus sentimentos e fragilidades. 

E aí, leitor, ficou com vontade de começar um diário e conversar consigo mesmo? É um hábito que traz apenas benefícios, você não perderá nada ao começar um. Não perde tempo, hein!

Gostou da matéria? Então fique atento(a) ao nosso blog para ler mais sobre atividades que auxiliem seu corpo e sua mente na nossa aba de comportamento.

Por: Pedro Goés – Jornal Júnior – Unesp/Bauru

Comentários

Comentários

Mostrar mais

Jornal Jr. Unesp

Como graduandos em comunicação, estamos diariamente em contato com a área e buscamos inovar, baseados nas tendências desse mercado. Contamos com a mentoria e o apoio dos professores da universidade, que possuem ampla experiência na área da comunicação, um dos fatores que garantem a qualidade de nossos serviços.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo