Editorial SaúdeSaúde

Dente de leite tem raiz ou não?

primeira dentição das crianças é carinhosamente conhecida como dentes de leite. Mas até a fase das janelinhas, muitas dúvidas surgem nas mamães e nos papais. Uma delas é se dente de leite tem raiz ou não. E a resposta é: sim e não. Mas como assim? Calma, neste texto a gente te explica como isso é possível!

Dente de leite tem raiz?

Quando os dentinhos de leite do seu filho começarem a cair, você vai observar que eles não têm raiz. Isso acontece geralmente quando o dente já está tão molinho que cai sozinho. Mas saiba que sim! O dente de leite tem raiz antes de cair.

É por meio dessa raiz que o dente de leite se sustenta na gengiva. Mas por que então não a vemos quando o dentinho cai? Esse é um dos segredos da troca da dentição que a gente vai te contar agora!

A raiz do dente de leite some?

Sim! Isso acontece porque os dentes permanentes precisam aparecer. E para isso, eles absorvem a raiz dos dentes de leite, que ficam sem sustentação. É por isso que os dentinhos de leite amolecem e caem. Faz sentido, não é mesmo?

Esse sumiço é chamado de rizólise na odontologia e é super importante para o desenvolvimento da criança. Afinal, os 20 dentes de leite dão lugar a 32 dentes permanentes, que são maiores e desempenham outras funções.

Como o dente de leite tem raiz e desempenha diversas funções na infância da criança, como a mastigação, a fala e a marcação de espaço, não é indicado tirar o dente de leite sem que isso seja feito por um dentista. Isso porque uma alteração nesse processo natural aumenta as chances de futuros problemas ortodônticos, como o crescimento desarmônico do rostinho da criança. Então já sabe: nada de arrancar o dentinho à força!

Dente de leite tem raiz e também um tesouro!

Você sabia que os dentinhos de leite das crianças carregam um tesouro? No interior do dente existe uma polpa, cheia de células-tronco. Essas células são super especiais!

Isso porque elas têm a capacidade de se multiplicar e de se diferenciar em outros tipos especializados. Como por exemplo, em células do tecido nervoso, do ósseo, do sanguíneo e de tantos outros. E isso é muito importante porque é possível REGENERAR, ou seja, fazer de novo uma estrutura.

Assim, armazenar esse tesouro tem sido uma esperança para diversas famílias que querem dar uma segurança extra para a saúde das crianças. Afinal, o uso das células-tronco do dente de leite em tratamentos em áreas como a oftalmologia, a cardiologia e a dermatologia são promissores.

Antes do dentinho cair, planeje sua coleta!

Enquanto o dente de leite tem raiz, aproveite para armazenar. Isso porque para coletar essas células-tronco é preciso que o dentinho ainda tenha 1/3 da raiz. Assim, o sangue que irriga o dente garante nutrientes para manter a qualidade das células até elas chegarem ao laboratório.

Agora que você já sabe que dente de leite tem raiz, fique atento a elas! Quando os dentinhos ficarem moles, não se esqueça de programar a coleta.

Comentários

Comentários

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo