ComportamentoEditorial ComportamentoGeral

RPG: Como jogar pode melhorar a sua vida

Jogos nesse estilo são ideais parta jogar entre amigos e para fazer novas amizades também

Na série televisa Stranger Things o resgate da cultura popular dos anos 1980 ganha força com a referência nostálgica ao jogo de tabuleiro Role Playing Game, ou simplesmente RPG

Desde a primeira temporada a série constrói o RPG como traço fundamental para a caracterização tanto da série quanto dos personagens. Porém foi com o lançamento da 4º temporada que o jogo foi reavivado ainda mais na lembrança das pessoas. 

O jogo RPG Dungeons & Dragons moveu a produção da 4º temporada, um clássico dos tabuleiros criado em 1974 que tornou-se parte central da trama e uniu todo um conjunto de problemáticas atribuídas ao jogo.

Origem do RPG

Cartas coloridas com temáticas de trem estão espalhadas por cima de um tabuleiro que simula trilhos e com pecinhas coloridas parecidas com vagões em cima dele.
Os “Role-Playing Games” podem ser jogados por meio de cartas, dados e tabuleiros (Reprodução: Freepik)

Ainda que tenha retratado o auge das acusações contra o RPG, os criadores da série não deixam de salientar o quão importante é a apresentação deste jogo para dar vida ao cenário ficcional dos anos 1980. 

Graças à Stranger Things, o RPG alcançou novamente a popularidade e conquistou o carisma tanto dos jovens quanto dos adultos, que, assim como os personagens da série, gastam as tardes jogando e se divertindo com os amigos. 

RPG é uma sigla em inglês, traduzida como “Jogo de Interpretação de Personagens” ou “Jogo de Interpretação de Pápeis”. Criado nos Estados Unidos em 1971, com o lançamento do The Fantasy Game, rebatizado em 1974 de Dungeons & Dragons, no RPG os jogadores assumem a identidade de personagens fictícios, em um mundo imaginário. 

Como jogar

Os jogos de RPG tem diversas formas de jogar. As mais comuns são através da atuação literal, na qual, durante o jogo, os jogadores falam e se vestem como seus personagens. Os “players” vivem aventuras que lembram os clássicos épicos da literatura e do cinema: enfrentam monstros, lutam contra o vilão, etc. 

Em qualquer modalidade, as histórias são guiadas por um jogador denominado “mestre”, que ordena a trama, caracteriza os cenários, estabelece quais inimigos os outros jogadores enfrentarão, etc. Nesse meio-tempo, os demais jogadores tomam suas decisões de forma livre conforme as situações narradas pelos mestre.  

Os benefícios do RPG

Mais do que um mero jogo de tabuleiro, ele traz benefícios para a saúde mental e auxilia no desenvolvimento cognitivo e social. Isso porque ativa o cérebro, treina a capacidade de raciocínio e promove a interação, mesmo que virtual, com outros indivíduos.  

A recente pandemia da Covid-19 desenvolveu em muitos problemas e inseguranças psicológicas devido ao isolamento social. Não poder ter contato direto com ninguém, desestruturou toda a rede de apoio com a qual contavam as pessoas antes da pandemia.  

Dois amigos (fora de foco), uma mulher branca de cabelo liso escuro e um homem negro de cabelo curto observam com empolgação um dedo de uma pessoa branca derrubando uma torre do jogo "JENGA"
Jogos de tabuleiro são historicamente conhecidos por unir as pessoas, mesmo que sejam competitivos (Reprodução: Freepik)

Para quem já era um(a) jogador(a) assíduo e para aqueles que passaram a ser, driblar a depressão e a ansiedade foi uma tarefa amenizada pelo fato de jogarem, ainda que virtualmente.  

No RPG é possível ter contato com jogadores diferentes a cada partida, ou seja, jogadores que não fazem parte do seu núcleo de amigos. Quando isso ocorre de maneira virtual é mais fácil criar laços e estabelecer relações, pois dispensa-se seguir a formalidade de uma conversa.

Essa reduziu a sensação de se estar sozinho durante o período pandêmico e ajudou as pessoas que sofrem de problemas psicológicos, como depressão e ansiedade, a criar um eixo de suporte e que aliviasse o sufoco do isolamento.  

Até mesmo o estresse pode ser abrandado por jogar RPG. O escape da realidade e a possibilidade de entrar uma realidade totalmente paralela facilitam esquecer dos problemas do cotidiano, mesmo que por um curto tempo.

Campanhas

Em 2021, o movimento Falar Inspira Vida para o Setembro Amarelo e o RPG se uniram para a divulgação do jogo Jornada do Acolhimento. A criação tem o objetivo de conscientizar sobre como acolher pessoas que sofrem com um quadro de depressão.  

Descoberta, Superação, Esperança e Cuidado são as etapas do jogo. O objetivo de cada uma é enfraquecer os estigmas acerca da doença. Além de cada etapa ser uma pequena aula sobre os desafios que enfrentam as pessoas diagnosticadas com depressão.  

A Educação é também uma área influenciada positivamente pelo RPG. A narrativa construída pelo jogador “mestre”, a integração completa com as novas demandas do jogo, as regras e as ambientações contribuem para promover o desenvolvimento de habilidade e competências. 

Gostou da matéria? Então fique atento(a) ao nosso blog para conhecer mais conteúdos sobre comportamento

Por: Letícia Hasman Jornal Jr – Unesp Bauru 

Comentários

Comentários

Mostrar mais

Jornal Jr. Unesp

Como graduandos em comunicação, estamos diariamente em contato com a área e buscamos inovar, baseados nas tendências desse mercado. Contamos com a mentoria e o apoio dos professores da universidade, que possuem ampla experiência na área da comunicação, um dos fatores que garantem a qualidade de nossos serviços.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo