A tecnologia está trazendo mudanças para diversos segmentos do mercado, inclusive para a área da saúde. Foi assim que surgiu a telemedicina, que está sendo cada vez mais utilizada no Brasil e no mundo.
O que é telemedicina?
O termo telemedicina utiliza o prefixo grego ‘tele’, que significa distância e busca definir práticas médicas realizadas à distância através de tecnologias digitais, como por exemplo teleassistência, teleconsulta, teleducação e a emissão de laudos à distância.
A telemedicina no Brasil
No Brasil, a telemedicina ainda está crescendo e se consolidando, a pandemia de COVID-19 acelerou o processo. Com uma parcela da população em casa, o uso de tecnologias foi uma alternativa fundamental para proteger tanto a saúde dos médicos como a dos pacientes.
Segundo uma pesquisa feita pela em parceria entre Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e a Queen Mary University of London (Reino Unido), a prática chegou com a pandemia e veio para ficar. Além disso, aroveitam para realizar reuniões com equipes e treinar profissionais da área.
A pesquisa ouviu 1.183 médicos dos Estados de São Paulo e do Maranhão.
Vantagens da telemedicina
- Democratização do acesso à saúde
A telemedicina garante cuidados de saúde a grande parte da população que possui acesso limitado a alguns recursos, seja por localidade ou condição clínica.
Ela pode, por exemplo, proporcionar uma consulta médica a um paciente que mora distante das metrópoles e de hospitais.
- Otimização do tempo
Muitas vezes, os pacientes e os médicos precisam percorrer longas distâncias para a consulta e ficam horas na sala de espera esperando atendimento. A consulta online evita o deslocamento e ajuda com a economia de tempo.
Além disso, os resultados dos exames ficam disponíveis de forma online, e permite que os profissionais de saúde acessem as informações mais rapidamente.
- Reduz os custos
É possível armazenar os arquivos de todos os pacientes em uma única plataforma, com acesso de diferentes computadores. Assim, há economia de espaço no consultório e de gastos para impressão e armazenamento.
Naturalmente, como não há deslocamento, não há custo com transporte, alimentação, hospedagem, etc.
Conclusão
Ou seja, apesar de não excluir completamente a necessidade de uma consulta presencial, o atendimento online permite que os médicos possam atender mais pacientes, reduz custos, economiza tempo e permite que mais pessoas tenham acesso a medicina de qualidade. Aproveite para conferir outros textos da editoria de saúde!
Por: Hayandra klein, Jornal Jr – Unesp Bauru