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Telemedicina: o que é e suas vantagens

A telemedicina ainda está crescendo e se consolidando, a pandemia de COVID-19 acelerou o processo

A tecnologia está trazendo mudanças para diversos segmentos do mercado, inclusive para a área da saúde. Foi assim que surgiu a telemedicina, que está sendo cada vez mais utilizada no Brasil e no mundo.

O que é telemedicina?

O termo telemedicina utiliza o prefixo grego ‘tele’, que significa distância e busca definir práticas médicas realizadas à distância através de tecnologias digitais, como por exemplo teleassistência, teleconsulta, teleducação e a emissão de laudos à distância.

Casal de idosos tendo uma consulta médica de forma remota por meio de um tablet.
A teleassistência foca no bem-estar do paciente. Foi desenvolvida principalmente para idosos que não podem ficar desassistidos em situações de emergência (Foto: Freepik).

A telemedicina no Brasil

No Brasil, a telemedicina ainda está crescendo e se consolidando, a pandemia de COVID-19 acelerou o processo. Com uma parcela da população em casa, o uso de tecnologias foi uma alternativa fundamental para proteger tanto a saúde dos médicos como a dos pacientes.

Segundo uma pesquisa feita pela em parceria entre Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e a Queen Mary University of London (Reino Unido), a prática chegou com a pandemia e veio para ficar. Além disso, aroveitam para realizar reuniões com equipes e treinar profissionais da área.

A pesquisa ouviu 1.183 médicos dos Estados de São Paulo e do Maranhão.

Vantagens da telemedicina

  • Democratização do acesso à saúde

A telemedicina garante cuidados de saúde a grande parte da população que possui acesso limitado a alguns recursos, seja por localidade ou condição clínica.

Ela pode, por exemplo, proporcionar uma consulta médica a um paciente que mora distante das metrópoles e de hospitais. 

Uma mãe segurando seu filho na mão direita e um termômetro na mão esquerda enquanto conversa no computador com um médico.
A teleconsulta precisa ser feita por meio de uma plataforma adequada dentro das regras da Lei Geral de Proteção de Dados (Foto: Freepik).
  • Otimização do tempo 

Muitas vezes, os pacientes e os médicos precisam percorrer longas distâncias para a consulta e ficam horas na sala de espera esperando atendimento.  A consulta online evita o deslocamento e ajuda com a economia de tempo. 

Além disso, os resultados dos exames ficam disponíveis de forma online, e permite  que os profissionais de saúde acessem as informações mais rapidamente. 

  • Reduz os custos

É possível armazenar os arquivos de todos os pacientes em uma única plataforma, com acesso de diferentes computadores. Assim, há economia de espaço no consultório e de gastos para impressão e armazenamento.

Naturalmente, como não há deslocamento, não há custo com transporte, alimentação, hospedagem, etc.

 Conclusão

Ou seja, apesar de não excluir completamente a necessidade de uma consulta presencial, o atendimento online permite que os médicos possam atender mais pacientes, reduz custos, economiza tempo e permite que mais pessoas tenham acesso a medicina de qualidade. Aproveite para conferir outros textos da editoria de saúde!

Por: Hayandra klein, Jornal Jr – Unesp Bauru

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