Editorial SaúdeSaúde

Como e por que fazer automassagem?

Conheça mais sobre a prática que pode proporcionar uma vida melhor.

Uma mulher branca e loira sentada, de costas, usando as duas mãos para massagear seu ombro esquerdo.
A automassagem consiste em movimentos simples e de fácil execução (Reprodução: Freepik)

O estresse do trabalho e a correria do dia a dia geram um cansaço que atinge a população constantemente. Esse cansaço, muitas vezes, se manifesta no corpo na forma de tensão e dores. Assim, quando chega o fim do dia e a cabeça e ombros estão doendo, pesados e tensos, talvez o que seja necessário é tirar um tempo para relaxar e cuidar de si. Nesse contexto, a automassagem se mostra como uma ótima alternativa para uma melhor qualidade de vida.

A automassagem é uma prática de autocuidado que já está presente na vida de muitas pessoas mesmo que elas não se dêem conta. Ao pressionar os próprios ombros, esfregar o polegar na testa para aliviar a dor ou tirar os sapatos e apalpar os pés você já está se auto massageando. Apesar de não ser a mesma coisa que uma massagem realizada por um profissional, se esses hábitos forem feitos de forma mais frequente e consciente é possível desfrutar de muitos benefícios para o corpo e para a mente.

O alívio da dor nos locais de maior tensão talvez seja o principal ponto da automassagem e o resultado mais esperado por todos. Entre as partes do corpo que mais sofrem  estão a cabeça, as costas, os pescoços e os pés. Existe também a dose de ânimo e energia que uma boa massagem, inclusive aquela realizada pela própria pessoa, proporciona. Apenas o ato de reservar um tempo do dia para se acalmar e focar no cuidado do seu próprio corpo já alivia muito da tensão e o estresse, ajudando com a concentração nas tarefas diárias e com um sono melhor. Além disso, os movimentos da massagem ajudam a oxigenar os tecidos do corpo, melhorando a circulação e eliminando toxinas.

A automassagem reúne movimentos fluidos de apalpar e pressionar com técnicas de fricção e amassamento. Algumas das formas de realizar a automassagem são:

Automassagem para a cabeça:

 Uma mulher branca de cabelos castanhos está com os olhos fechados e tocando as têmporas com as pontas dos dedos.
Uma das dores mais comuns é a dor de cabeça, a qual também pode ser aliviada com uma massagem rápida (Reprodução: Freepik)
  • Pressione as têmporas e mantenha a pressão por uns 5 segundos, esperando um pouco e repetindo o processo algumas vezes;
  • Com os polegares no alto das maçãs do rosto, perto das orelhas, faça movimentos circulares nas têmporas até o meio da testa, aplicando uma pressão suave com a ponta dos dedos;
  • Massagear o couro cabeludo com a ponta dos dedos, em movimentos circulares, como se estivesse passando shampoo também é uma ótima opção.

Automassagem para os ombros e pescoço:

Uma mulher branca e com cabelos pretos veste um top verde e está alongando um dos lados do pescoço.
Ombro e pescoço são as regiões nas quais acumulamos mais tensão (Reprodução: Freepik)
  • Comece alongando um lado do pescoço inclinando a cabeça e levando a orelha na direção do ombro.  Com a mão do lado oposto ao que está sendo alongado faça movimentos pressionando pela linha imaginária entre a base da cabeça e o ombro. Repita o processo do outro lado;
  • Pressione a base do crânio, na nuca, com a ponta dos dedos e mantenha a pressão por cinco segundos em cada ponto;
  • Coloque os pulsos na base do pescoço, cruzando os braços na frente do tronco. Com a palma da mão e ponta dos dedos, massageie apertando levemente os músculos do ombro, pescoço e nuca. 

Automassagem para as pernas e pés:

Uma mulher negra está vestindo um roupão e sentada em uma cama, massageando sua perna direita.
Massagear as pernas e pés pode ser muito benéfico para aqueles que sofrem com problemas de circulação, praticam esportes ou apenas precisam relaxar após um dia cansativo (Reprodução: Freepik)
  • Sente-se de forma que seus joelhos possam ficar dobrados e seja possível tocar os calcanhares.;
  • Com a perna esticada, massageie os músculos da parte da frente de toda a extensão da perna, fazendo pressão com o polegar e com a ponta dos dedos;
  • Com a perna dobrada, levando o calcanhar ao joelho, formando um “quatro”, massageie, da mesma forma, os músculos da parte de trás da perna;
  • Segure o tornozelo pressionando o tendão de aquiles com a ponta dos dedos ou com o polegar.  Suba e desça a mão desde o calcanhar até o início da perna, na mesma posição;
  • Para os pés, utilize as duas mãos para massagear tanto a planta quanto o peito. Coloque o pé em seu colo e faça movimentos circulares com os polegares, indo do centro para as extremidades.

Por fim, é válido destacar que apesar dessas técnicas proporcionarem um alívio e relaxamento, a automassagem não é um tratamento médico e sim um momento de autocuidado e autoconhecimento. Para situações ou problemas mais complexos, a ajuda profissional é a melhor opção.

Gostou do conteúdo? Então fique atento(a) ao nosso blog para saber mais sobre saúde!

Por: Vinicius Cruz – Jornal Júnior – Unesp/Bauru

Comentários

Comentários

Mostrar mais

Jornal Jr. Unesp

Como graduandos em comunicação, estamos diariamente em contato com a área e buscamos inovar, baseados nas tendências desse mercado. Contamos com a mentoria e o apoio dos professores da universidade, que possuem ampla experiência na área da comunicação, um dos fatores que garantem a qualidade de nossos serviços.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo