Compreender aquilo que o outro tem a dizer é uma das etapas mais importantes da comunicação, tanto no aspecto pessoal quanto no profissional. Ouvir o outro é permitir que uma nova perspectiva seja apresentada e analisada sem qualquer tipo de juízo de valor prévio.
Escuta Profunda, ou escuta ativa, é uma habilidade rotineira para alguns, enquanto que para outros é um grande desafio. Para exemplificar, basta analisarmos as ações “ouvir” e “escutar”. Ouvir é utilizado para sons aleatórios e sem significado, como ouvir uma buzina, uma furadeira ou a batida de uma música. Já escutar trata-se de algo mais significativo e importante, como escutar um conselho, um depoimento ou uma declaração. A diferença está justamente na atenção, na retenção de detalhes e na empatia que direcionamos para o(a) interlocutor(a) de cada uma das situações.
Quando múltiplas tarefas e exigências são acumuladas durante o dia, o tempo e o espaço ficam pequenos para praticar uma boa escuta. Afinal, a paciência torna-se escassa e há pressa para se fazer questionamentos e indagações, mesmo que o outro não tenha concluído a linha de raciocínio.
O objetivo da escuta profunda é, justamente, desenvolver habilidades ligadas à empatia, ao silêncio e à eliminação de julgamentos. Consequentemente, minimiza o número de conflitos e facilita, também, que pessoas introvertidas possam participar da conversa sem dificuldades e com total apoio. Aprender a escutar significa, principalmente, valorizar a opinião do outro!
Escutar ativamente é uma ótima forma de lidar com aquelas conversas árduas e massantes, visto que, ao passar a impressão de que se está genuinamente curioso sobre a outra pessoa e com um forte desejo de entendê-la, cria-se uma conexão como indivíduo, o que pode dar início a uma forte e duradoura relação de confiança e de intimidade.
E, no ambiente de trabalho, esta técnica pode aumentar a performance da sua equipe, além de criar um ambiente empresarial mais criativo. A empresa tem muito a ganhar quando pratica uma escuta ativa e sincera, pois todos têm a sensação de que seu posicionamento é realmente impactante, mesmo que não seja viável. Por consequência, há uma maior valorização, envolvimento e sentimento de pertencimento entre os membros da equipe, seja de maneira horizontal ou vertical.
Como desenvolver uma “Escuta Profunda” de qualidade?
Mas como praticar essa técnica no dia a dia? Bom, antes de tudo, é necessário ser prestativo e demonstrar interesse naquilo que o outro quer comunicar. Logo, deixar a mente livre de distrações, como pensamentos futuros ou notificações no celular, é essencial para praticar uma escuta verdadeiramente atenciosa.
Além disso, é necessário interromper o hábito de querer pensar na resposta enquanto o outro ainda está falando. Isso prejudica o foco na fala e facilita a dispersão da atenção com outros acontecimentos.
Por fim, repita aquilo que foi dito de maneira resumida para o interlocutor, a fim de que ele possa confirmar que a perspectiva passada é a mesma da recebida. Assim, você estabelecerá um diálogo de qualidade com o outro e absorverá com maior precisão as informações que foram ditas, possibilitando que ambas as partes possam se comunicar de maneira concisa e sem interrupções!
Agora que você já sabe o que é a Escuta Profunda e quais são seus benefícios no âmbito social, confira as principais matérias sobre comportamento em nosso blog.
Por: Gabriel Almeida, Jornal Jr – UNESP Bauru.