BelezaEditorial BelezaGeral

Principais cuidados com a pele durante o inverno

Com a chegada do inverno, a temperatura cai, o ar fica mais seco e nossa pele mais sensível. Com esse clima frio e seco, os cuidados com a pele devem ser redobrados.

Uma pele seca e mal-hidratada pode ocasionar em rachaduras, coceiras e até no envelhecimento precoce, tornando rugas e marcas de expressão evidentes. Portanto, é essencial manter a pele bem hidratada durante o período do inverno. 

Nós listamos aqui alguns cuidados especiais para essa época do ano. Confira a seguir!

A imagem mostra uma mulher branca na frente de um espelho, vestindo uma toalha branca no corpo e outra amarrada no cabelo. Em uma das mãos ela está segurando um potinho de creme hidratante, enquanto que com um dos dedos da outra mão ela passa o hidratante na sua bochecha.
Não se esqueça dos cuidados específicos para o rosto. /Foto: Freepik

Alimentação

Para manter a pele macia e saudável prefira comer alimentos ricos em minerais e vitaminas, como vegetais, frutas e grãos. Inclua no seu cardápio alimentos como brócolis, cenoura, laranja, limão, nozes e castanhas.

Muitas pessoas diminuem o consumo de água nessa época, o que é um erro. É necessário continuar bebendo bastante água (uma média de 2,5L por dia) para manter a hidratação da pele.

Cuidados durante o banho

Evite tomar banhos quentes e demorados, pois isso retira a oleosidade da pele e contribui para o ressecamento.

Utilize a bucha apenas em áreas que exigem uma limpeza profunda e não passe sabonete sem hidratante na composição, já que estes removem a camada oleosa produzida naturalmente pelo nosso corpo para proteger a pele.

Hidratantes

Logo após o banho, ainda com a pele úmida, utilize um hidratante no corpo e no rosto pois o vapor quente da água auxilia na penetração do creme na sua pele. Prefira hidratantes que contenham “dexpantenol” e “uréia ISDIN” na composição.

Mas atenção: o hidratante facial deve ser diferente daquele que será utilizado no restante do corpo. Em casos de pele oleosa, ou acneica, utilize um hidratante oil free (sem óleo na composição) nas partes mais oleosas, como rosto e tórax.

A imagem mostra as pernas de uma mulher branca. A mulher está cuidando da sua pele, sentada na ponta da cama com as pernas próximas ao chão. Ela passa as duas mãos na perna esquerda, que está um pouco dobrada, enquanto a perna direita está esticada. Ao fundo, podemos ver a luz do sol projetada no chão do quarto.
Hidratar o corpo é essencial para evitar o ressecamento. /Foto: Freepik

Protetor solar

Apesar de não estar calor, a incidência solar ainda é presente, então nunca saia de casa sem passar protetor solar no rosto. Utilize um protetor com, no mínimo, 30 FPS (Fator de Proteção Solar).

Cuidados com os lábios

Uma das áreas mais sensíveis e que muitas pessoas esquecem de proteger nessa época são os lábios. Eles ficam mais suscetíveis a rachaduras e ressecamento no tempo frio.

Portanto, sempre passe hidratante labial, de preferência aqueles à base de cacau, tanto dentro quanto fora de casa.

Agora você já sabe quais cuidados tomar para manter sua pele macia, saudável e bonita durante este inverno. Para mais dicas sobre saúde e beleza, não deixe de conferir nossos outros conteúdos!

Por: Caio Chiozzi – Jornal Junior – Unesp/Bauru

Acesse todos os nosso conteúdos de Beleza clicando aqui

Comentários

Comentários

Mostrar mais

Jornal Jr. Unesp

Como graduandos em comunicação, estamos diariamente em contato com a área e buscamos inovar, baseados nas tendências desse mercado. Contamos com a mentoria e o apoio dos professores da universidade, que possuem ampla experiência na área da comunicação, um dos fatores que garantem a qualidade de nossos serviços.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo