Editorial SaúdeGeralSaúde

Dezembro Vermelho e o combate contra a HIV

Omaxlab

Entenda a importância do Dezembro Vermelho para prevenção e disseminação de informações para o combate de ISTs

Provavelmente você conhece campanhas de conscientização como setembro amarelo e outubro rosa. A criação dessas datas é importante para firmar os debates na agenda da sociedade. E pensando nisso, Dezembro Vermelho foi estabelecido para a conscientização e combate à Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

Durante os anos 80, o mundo viveu uma pandemia letal de Aids, onde a falta de conhecimento gerou um enorme preconceito contra pessoas soropositivas. Assim, em 1987 nasceu o Dezembro Vermelho, representado por um laço vermelho, com o objetivo de reforçar a tolerância e chamar atenção para a prevenção, a assistência e a proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV.

Esse ano a campanha terá como lemaDiga não ao preconceito. Previna-se! Faça o teste! O HIV tem tratamento e a Aids pode ser evitada”. Chamando atenção para o fato que, hoje em dia, pode ter uma vida ativa mesmo vivendo com o HIV.

Uma arte com o laço vermelho que representa o Dezembro Vermelho, em volta tem embalagens de camisinhas e cápsulas de remédio. O fundo é rosa.
Os avanços da ciência permitiram que pessoas com HIV mantenham a qualidade e vivam uma longa vida (Reprodução: FreePik)

HIV e Aids: Saiba a diferença

A Aids é uma doença causada pela infecção do vírus da Imunodeficiência Humana (HIV). O vírus é do tipo retrovírus, ou seja, ele ataca o sistema imunológico — responsável por defender o organismo de doenças. O HIV penetra no interior das células de defesa do corpo e se multiplica enfraquecendo o sistema imunológico até não conseguir mais combater outras doenças.

Ou seja, não é possível transmitir Aids, mas o HIV é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST), então a contaminação pode acontecer entre relações sexuais não protegidas, seringas compartilhadas e entre mãe e filho durante a gravidez. Por isso é tão importante tomar os devidos cuidados.

Para prevenir uma IST, no geral, deve-se evitar essas situações, principalmente: com o acompanhamento do pré-natal em caso de mãe e filho, não compartilhar ou reutilizar seringas e utilizar alguns contraceptivos como camisinhas — oferecidos em postos de saúde.

Diagnóstico e Tratamento

Quanto antes o diagnóstico mais aumenta a expectativa de vida para uma pessoa que vive com o vírus. Por isso, caso você passou por uma situação de risco, como ter feito sexo desprotegido ou compartilhado seringas, faça o teste anti-HIV. O diagnóstico da infecção é feito a partir de coleta de sangue e é oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Mas calma, um diagnóstico positivo não é o fim do mundo, viver com HIV não é o mesmo que ter Aids. Desde 1996, o SUS oferece os medicamentos para o tratamento gratuitamente, que é um coquetel de remédios que inibe a multiplicação do vírus e ajudam a evitar o enfraquecimento do sistema imunológico.

Por isso, o uso regular é fundamental, seguir a terapia antirretroviral é capaz de reduzir a carga viral do HIV a ponto dela se tornar indetectável. Isso quer dizer que o HIV não consta presente na corrente sanguínea e não é mais transmitido sexualmente — o que não significa que o uso de preservativo se torna dispensável. Previna-se sempre!

Um cubo mágico com algumas coisas ligadas a prevenção da Aids, como preservativo masculino, preservativo feminino, testagem…, escritas nos quadradinhos para a campanha do dezembro vermelho.
Para o combate das ISTs é a importante a junção de vários fatores e a desmistificação de preconceitos acerca delas (Reprodução: Ministério da Saúde)

Agora que você entende a importância do Dezembro Vermelho para a prevenção, diagnóstico e tratamento do HIV, chegou a hora de você consultar um médico e cuidar cada vez mais da sua saúde e do seu estilo de vida.

Gostou da matéria? Então fique atento(a) ao nosso blog para saber mais sobre saúde e bem-estar.

Por: Luisa Rodrigues, Jornal Jr – UNESP Bauru

Comentários

Comentários

Mostrar mais
UPbe07

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo